15 abril 2013

Vereadores são vitimas de furto e de ameaças contra a vida em Três de Maio

Vereador Negrão recebeu ameças de morte
Segundo relatos do próprio vereador Alexandre Classmann do PTB, no uso da tribuna da Câmara de Vereadores na noite desta segunda-feira (15), quando participava da convenção do PTB na noite de sexta-feira (12), a sua residência foi arrombada, de onde os meliantes levaram pertences da família.

Durante o dia desta segunda-feira, o vereador foi procurado via telefone para saber de seu interesse em comprar de volta os objetos que foram furtados.

Classmann é o presidente da Câmara de Vereadores de Três de Maio.

Já o vereador Lírio Roque da Rosa, o Negrão do PMDB, também relatou durante a sessão legislativa, que recebeu ameaças contra a sua vida (ameaças de morte) via telefone. Segundo Negrão, o individuo disse que ele estava falando demais nas sessões da Câmara de Vereadores, e se não se calasse iria mata-lo.

O vereador fez um registro na Delegacia de Polícia, e aguarda a investigação do caso em busca de descobrir quem foi o autor da ameaça.

Formada primeira turma de informática desse ano no Guaíra

Curso é ministrado por estagiário do Técnico em Informática
da SETREM. Aulas são gratuitas
(
Foto: Cristiano Lawall Arnemann)
Na segunda-feira, dia 8, o Programa de Inclusão Digital da Sociedade Educacional Três de Maio (SETREM) formou mais uma turma no Núcleo de Informática implantado no Bairro Guaíra, no município. A primeira turma de 2013 teve 10 formandos. As aulas foram ministradas pelo estagiário do Curso Técnico de Informática, Cristiano Lawall Arnemann. Os conteúdos trabalhados com os alunos foram: Introdução à Informática, Windows e Word. Os estudantes que obtiveram mais de 75% de presença receberam certificado. Os interessados em participar dos minicursos precisam realizar a inscrição no Núcleo do Bairro Guaíra. As aulas são gratuitas e acontecem nos turnos da manhã, tarde e noite e também aos sábados pela manhã e a tarde.

Os níveis estudados são:

Nível 01: Introdução à Informática e Microsoft Word

Nivel 02: Microsoft PowerPoint e Internet

Nível 03 : Microsoft Excel

Nível 04: Microsoft Word Avançado

Nível 05: Microsoft Excel Avançado

Primeiro caso de H1N1 é confirmado no estado

Primeiro caso do ano foi confirmado em Porto Alegre
No dia em que as doses contra a gripe começaram a ser aplicadas nos postos de saúde de todo país, a Secretaria Municipal da Saúde confirmou o primeiro caso de H1N1 em Porto Alegre. A informação foi anunciada pelo secretário adjunto da pasta, Jorge Osório.

A paciente, conforme divulgado pela SMS, é uma mulher de 26 anos e e integra o grupo de risco por ser doente crônica. Ela está hospitalizada na Capital. Desde o início do ano, já foram investigados 57 casos: 37 moradores de Porto Alegre e 20 de outras cidades do Estado. As situações investigadas são de pessoas internadas com síndrome respiratória aguda grave.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, estudos realizados nos últimos anos comprovam que a vacinação diminui em até 45% as internações por pneumonias. Analisando apenas a população de idosos, as pesquisas demonstram que a possibilidade de pneumonia cai em 60% com a vacina.

A campanha nacional de vacinação contra a gripe começou nesta segunda-feira em todo o país. A meta é imunizar 31,3 milhões de pessoas que integram os chamados grupos prioritários - gestantes, idosos (pessoas a partir de 60 anos), crianças entre seis meses e dois anos, profissionais de saúde, índios, população carcerária e doentes crônicos.

A vacinação segue até 26 de abril. No próximo sábado, dia 20, todos os 65 mil postos de saúde do país vão funcionar para um dia de mobilização. Serão distribuídas cerca de 43 milhões de doses que, neste ano, protegem contra os seguintes subtipos de influenza: A (H1N1) ou gripe suína, A (H3N2) e B.

Colheita da soja está praticamente concluída em Três de Maio

Colheita está quase concluída em TM
Noventa e seis por cento, dos 25 mil hectares plantados com a oleaginosa já foram colhidos. Segundo a Emater, na região, as lavouras colhidas apresentam produtividade entre 30 a 35 sc/ha. As demais lavouras de ciclo médio e tardio já apresentam uma produtividade média maior, em torno de 40 a 50 sacas por hectare, com muitas lavouras atingindo 60 sacas por hectare. 

Já nas lavouras de soja precoce já colhidas, destaque para as áreas irrigadas, cuja produtividade (65 sacas por hectare) é superior às áreas de soja precoce não irrigada. 

As áreas de soja "safrinha" implantadas na resteva do milho estão se desenvolvendo bem, atingindo o estágio de formação do grão, com previsão de colheita em início de maio. Conforme o técnico da Emater, Nelci Recalcatti, em Três de Maio a produtividade média deve ser de 40 sacas por hectare.

Confira quem tem direito à vacina contra a gripe gratuita

Confira os dados de Três de Maio
A campanha de vacinação contra a gripe, que começa nesta segunda-feira, dia 15 e vai até o dia 26, deve imunizar quase oito mil pessoas em Três de Maio.

De acordo com a enfermeira Mirian Rascovetzki, chefe da Vigilância Epidemiológica do município de Três de Maio, são cinco mil 305 pessoas que fazem parte dos grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, divididas em 3.910 pessoas acima dos 60 anos, 420 crianças maiores de seis meses e menores de 2 anos, 245 gestantes (e mulheres que tenham dado a luz até 45 dias antes do início da campanha) e 731 profissionais da saúde. Além destes grupos, a enfermeira estima que, devem receber a vacina gratuita 2,5 mil portadores de doenças crônicas.

A vacina garante a proteção contra três subtipos do vírus da gripe que mais circularam no inverno passado (dois del
es chamados de Influenza A, incluindo o H1N1, e uma cepa da Influenza B).

“A vacinação é segura e feita com o objetivo de diminuir o risco de ter doença grave e evitar o óbito. Ao mesmo tempo, as pessoas que apresentarem os sintomas de gripe devem procurar o posto de saúde, porque tem tratamento”, afirmou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, em nota oficial divulgada pelo ministério.

Os brasileiros que têm direito à vacina gratuitamente são:

- idosos com mais de 60 anos

- gestantes

- crianças com idade entre seis meses e um ano, 11 meses e 29 dias

- trabalhadores da saúde

- indígenas

Gerente do Sicredi de Nova Candelária é assaltado em frente a sua casa

Ninguém ficou ferido na ação dos bandidos
Por volta das 21he05min deste domingo (14), quando chegava em casa com sua família, o gerente do Sicredi de Nova Candelária, cujo nome não foi divulgado pela polícia, foi surpreendido por quatro indivíduos encapuzados armados de pistolas e revolver com touca ninja, luvas e coletes a prova de balas.

Os assaltantes renderam a família e entraram na residência. Além de dinheiro e objetos de valor, eles levaram o veiculo da família, um  Astra vermelho, placas IOM 1877.

A polícia procura pelos elementos que praticaram o assalto.

Vacinação contra a gripe começa nesta segunda-feira

Meta é imunizar 27% da população gaúcha nas próximas
duas semanas
Com 1 milhão a mais de doses para o Rio Grande do Sul e pelo menos duas novidades no grupo prioritário, começa nesta segunda-feira, nos postos de saúde da rede pública, a campanha de vacinação contra a gripe.

A meta é imunizar 27% da população gaúcha nas próximas duas semanas, o equivalente a 2,9 milhões de pessoas.

Até o dia 26, pessoas que estão indicadas nos grupos devem procurar se imunizar. As doses estão disponíveis, gratuitamente, em farmácias municipais, pronto atendimentos, hospitais e postos de saúde. Neste ano, além de gestantes, também podem se vacinar mulheres que deram à luz em até 45 dias antes da campanha. Outra novidade é a possibilidade de pacientes com doenças crônicas serem imunizados nos postos de saúde, e não apenas nos centros de referência, como em campanhas anteriores. No entanto, é preciso apresentar uma prescrição médica na hora da vacinação. A população carcerária também será vacinada.

A campanha de imunização tem o objetivo de reduzir complicações, internações e óbitos provocados por infecções da gripe. Em 2012, apenas no Rio Grande do Sul, 67 pessoas morreram de gripe A. Na Região Sul, foram 183 casos.

O Ministério da Saúde adverte para a necessidade de, mesmo tendo se vacinado no ano passado, repetir a imunização em 2013. A dose que ficará disponível na rede de saúde pública é a tríplice viral, que combate os vírus H1N1, H3N2 e Influenza B.

Desde quarta-feira, vídeos e spots têm sido veiculados em emissoras de TV e rádio com o propósito de reforçar a importância de se vacinar. A intenção, com isso, é que o prazo não seja prorrogado pela baixa procura, como ocorreu em 2012.

PRESTE ATENÇÃO

> A população total a ser vacinada no Estado é estimada em cerca de 2,9 milhões de pessoas. A meta preconizada pelo Ministério da Saúde é de 80% de cobertura desta população.

> No dia 20, sábado, será o chamado "Dia D", com a abertura extraordinária dos postos de imunizações. A programação fica por conta de cada município.

A CAMPANHA NO ESTADO

QUANDO

> Até 26 de abril, em cerca de 1,8 mil postos de saúde do Estado

NÚMERO DE DOSES

> RS recebeu cerca de 3,185 milhões de doses da vacina. Ela aumenta a proteção contra três tipos de vírus de gripe (dois deles chamados de Influenza A, incluindo o H1N1, e uma cepa da Influenza B)

PÚBLICO-ALVO (GRUPO DE RISCO)

> Pessoas acima dos 60 anos

> Crianças maiores de seis meses e menores de dois anos

> Gestantes (e mulheres que tenham dado à luz até 45 dias antes do início da campanha)

> Portadores de doenças crônicas que tenham recomendação médica (pacientes já cadastrados em programas do SUS deverão se dirigir aos postos em que estão registrados

> Profissionais da saúde e indígenas aldeados

CONTRAINDICAÇÕES

> Não devem ser vacinadas pessoas com alergia grave a ovos ou que tiveram reação severa à vacina, pessoas com síndrome de Guillain-Barré (doença do sistema nervoso) ocorrida após receberem a vacina da gripe (a não ser que a gripe em si represente risco sério à saúde), e bebês com menos de seis meses

> Além disso, quem estiver moderada ou seriamente doente e com febre deve esperar a recuperação total antes de receber a vacina da gripe

Brigada Militar prende ladrão que entra pelas sacadas e recupera veículo

Veículo recuperado (Foto: Divulgação/Brigada Militar)
Durante a madrugada desta segunda feira, a Brigada Militar de São Luiz Gonzaga, prendeu dois indivíduos, um por furto qualificado e outro por receptação.

Por volta das 2h da manhã a Brigada Militar foi informada de que um indivíduo havia escalado a sacada de um pre’dio na área central, e subtraído um tênis, um celular, o controle do portão eletrônico, R$ 40,00, e também levado o veículo que estava na garagem da prédio.

As Guarnições da Brigada Militar passaram a realizar buscas na área urbana quando por volta das 4h na Vila Joaquim Nascimento, foi abordado indivíduo L.M.S,, vulgo Soquete, que estava dirigindo o veículo objeto do furto, bem como estava usando o tenis furtado. O indivíduo confessou ter efetuado o furto e relatou que havia vendido o telefone celular furtado ao indivíduo L.R.G.A, vulgo Porto Alegre, A Brigada Militar realizou buscas e localizou esse indivíduo.. Ambos foram encaminhadas para a Delegacia de Policia onde foi lavrado o flagrante pelo Delegado plantonista.

O veículo Peugeot foi recuperado, e também foi encaminhado à Delegacia de Polícia.

Brigada Militar apreende quase 200kg de maconha em Porto Mauá

Foto: Divulgação/Brigada Militar
Na noite sábado (13), os policiais da Brigada Militar abordaram os veículos Vectra e um Escort, onde encontraram 194kg de maconha.

A abordagem foi na localidade de Barra Santo Cristo, interior do município de Porto Mauá. Foram presos por tráfico de droga, Pedro Carlos Pereira, Daniel Martins da Silva e Carlos Sanabria.

A droga e os presos, foram encaminhados à Policia Federal de Santo Ângelo.

As informações são do CRPO/FNO.

Final de semana é marcado por trânsito violento nas rodovias do RS

Acidente em Santa Maria, próximo a Restinga Seca, resultou
em três mortes (Foto: CRBM/Divulgação)
O fim de semana foi de trânsito violento no Rio Grande do Sul. Das 12h de sexta-feira (12) até as 21h deste domingo (14), pelo menos 16 pessoas morreram em decorrência de acidentes nas rodovias e vias internas do estado, de acordo com informações repassadas por polícias rodoviárias e Brigada Militar. Só neste domingo, foram sete vítimas fatais.

O número elevado de mortes nas estradas deve-se principalmente a dois acidentes graves que, juntos, resultaram em seis mortes. O primeiro, com três vítimas, ocorreu no final da noite de sábado (13) em Garibaldi, na Serra. Segundo o Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM)
, dois veículos colidiram frontalmente na RSC-470, que liga Bento Gonçalves e Garibaldi.

Os veículos, dois Fiat Uno, tinham placas de Farroupilha e de Bento Gonçalves. Os motoristas de ambos os veículos, de 41 e 19 anos, morreram no local. Um passageiro do carro de Bento Gonçalves, de 18 anos, não resistiu aos ferimentos e morreu no Hospital Dr. Bartholomeu Tacchini. Outras quatro ocupantes dos veículos ficaram feridos.

Neste domingo (14), outra colisão frontal resultou em três vítimas. Três veículos colidiram na RST-287, em Santa Maria, próximo à entrada de Restinga Seca, no km 217. A colisão foi frontal e envolveu um Palio, com placas de Imbé, e um Astra, com placas de Santa Maria.

Segundo o CRBM de Santa Maria, morreram no local um passageiro do Astra, de 32 anos, e dois passageiros do Palio, de 28 e 29 anos. Os dois motoristas, de 22 e 32 anos, foram internados no Hospital Universitário de Santa Maria (H
USM). Outro passageiro, também de 22 anos, foi para uma unidade de pronto atendimento.

As mortes no trânsito no final de semana
Domingo (14) – sete vítimas
Outra colisão frontal deixou três vítimas em Garibaldi
(Foto: Altamir Oliveira/Arquivo Pessoal)
Rio Grande (1) – Uma pessoa, ainda não identificada, morrem em acidente na BR-392, em Rio Grande, no Sul do estado. Segundo a Polícia Rodoviário Federal (PRF), o acidente ocorreu no km 37.

Harmonia (1) – Uma mulher de 23 anos morreu após o carro que ela conduzia capotar e cair dentro de um açude durante a madrugada. O veículo só foi achado às 13h50min deste domingo.


Santa Maria (3) - Um acidente envolvendo três veículos na RST-287, em Santa Maria, próximo a Restinga Seca, deixou três pessoas mortas e três feridas, por volta das 6h30min da manhã deste domingo. A colisão foi frontal e envolveu um Palio, com placas de Imbé, e um Astra, com placas de Santa Maria.


Porto Alegre (1) - Um motociclista morreu por volta das 4h após cair da moto na estrada João de Oliveira Remião, na Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre, e colidir contra um poste. A vítima tinha 20 anos.

Caxias do Sul (1) – Uma jovem de 18 anos morreu na manhã deste domingo após se envolver em um acidente durante a madrugada na Rota do Sol (RSC-453). Segundo a Brigada Militar, ela era passageira de um Fiat Stilo que capotou na rodovia. O motorista sofreu ferimentos leves.

Sábado (13) – sete vítimas
Garibaldi (3) – Uma colisão no final da noite de sábado provocou a morte de três pessoas e deixou outras quatro feridas na RSC-470, que liga Bento Gonçalves e Garibaldi. A colisão envolveu dois Fia Uno: um com placas de Farroupilha e outro com placas de Bento Gonçalves. Os motoristas, de 41 e 19 anos, morreram no local. Um passageiro, 18 anos, morreu no hospital.

Bom Jesus (1) – O carro conduzido por um vereador do município bateu na traseira de um caminhão estacionado. Uma mulher de 34 anos, que estava no banco do carona, morreu a caminho do hospital. O vereador se recusou a fazer o teste do bafômetro e foi preso, segundo a Polícia Civil.

Santa Cruz do Sul (1) – Uma colisão frontal entre um Chevette e caminhão no km 16 da ERS-412, às 15h50min, resultou na morte do condutor do veículo, que não foi identificado.

Rio Grande (1) - Uma mulher morreu atropelada na noite deste sábado na BR-392, em Rio Grande. Ela teria sido atropelada por um Voyage enquanto tentava atravessar a rodovia. Ela tinha 48 anos.

Capivari do Sul (1) - Um ciclista morreu em acidente de trânsito na noite de sábado no km 79 da ERS-040. A vítima, não identificada, foi atingida por um automóvel Volkswagen Logus, com placas de Nova Hartz, e morreu no local.

Sexta-feira (12) – duas vítimas
Santo Augusto (1) – O condutor de uma Kombi perdeu o controle do veículo em uma curva e se chocou contra um barranco na localidade de Ponte Seca, no km 11 da ERS-571. O homem de 39 anos morreu no local.

Gravataí (1) – Um adolescente de 17 anos morreu após ser atropelado no km 03 da ERS-020. Uma jovem ficou ferida no acidente e foi socorrida pelo Samu.