Primeiro caso do ano foi confirmado em Porto Alegre |
No dia em que as doses contra a gripe começaram a ser aplicadas nos postos de saúde de todo país, a Secretaria Municipal da Saúde confirmou o primeiro caso de H1N1 em Porto Alegre. A informação foi anunciada pelo secretário adjunto da pasta, Jorge Osório.
A paciente, conforme divulgado pela SMS, é uma mulher de 26 anos e e integra o grupo de risco por ser doente crônica. Ela está hospitalizada na Capital. Desde o início do ano, já foram investigados 57 casos: 37 moradores de Porto Alegre e 20 de outras cidades do Estado. As situações investigadas são de pessoas internadas com síndrome respiratória aguda grave.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, estudos realizados nos últimos anos comprovam que a vacinação diminui em até 45% as internações por pneumonias. Analisando apenas a população de idosos, as pesquisas demonstram que a possibilidade de pneumonia cai em 60% com a vacina.
A campanha nacional de vacinação contra a gripe começou nesta segunda-feira em todo o país. A meta é imunizar 31,3 milhões de pessoas que integram os chamados grupos prioritários - gestantes, idosos (pessoas a partir de 60 anos), crianças entre seis meses e dois anos, profissionais de saúde, índios, população carcerária e doentes crônicos.
A vacinação segue até 26 de abril. No próximo sábado, dia 20, todos os 65 mil postos de saúde do país vão funcionar para um dia de mobilização. Serão distribuídas cerca de 43 milhões de doses que, neste ano, protegem contra os seguintes subtipos de influenza: A (H1N1) ou gripe suína, A (H3N2) e B.