24 outubro 2012

Incêndio em casa mata uma pessoa em Palmeira das Missões, RS

Casa foi destruída pelo fogo em Palmeira das Missões
(Foto: Priscila Devens/Tribuna da Produção)
Homem de 26 anos chegou a ser socorrido, mas morreu no hospital.

Perícia trabalha para apurar as causas do incêndio; casa ficou destruída.

O Incêndio em uma casa em Palmeira das Missões, na Região Noroeste do Rio Grande do Sul, matou uma pessoa na tarde desta quarta-feira (24). Segundo os bombeiros, o jovem de 26 anos chegou a ser resgatado, mas morreu no hospital.

"Quando chegamos ao local, a casa estava em chamas. Levamos uns oito minutos para conter o fogo. Encontramos o rapaz perto do portão, estava todo queimado", disse ao G1 o Sargento Ivo Donadel.

A vítima era deficiente físico e morava com os pais e os irmãos. A casa de madeira foi totalmente consumida pelo fogo. A perícia trabalha no local para apurar as causas do incêndio.

Com gols de Forlán, Inter derrota o Vasco e ainda sonha com o G-4

Forlán comemora seu segundo gol ao lado de Ygor e
Dagoberto (Foto: Guilherme Pinto / Ag. O Globo)
Na terça-feira, um muro nos arredores do Beira-Rio amanheceu com a pichação "Forlán ex-jogador". O torcedor colorado responsável pelo vandalismo tem a oportunidade de rever seus conceitos nesta quarta-feira. Com o auxílio luxuoso das assistências de D'Alessandro, o uruguaio marcou os dois gols do Internacional na vitória sobre o Vasco por 2 a 1, de virada, em São Januário.

O resultado mantém o Inter, que vinha de derrotas para os lanternas Figueirense e Atlético-GO, com esperanças de conseguir uma vaga no G-4. Ainda em sexto lugar, o time chegou a 48 pontos, dois a menos do que o Vasco e sete a menos do que o São Paulo, última equipe na zona de classificação à competição continental. Os cruz-maltinos somam quatro derrotas consecutivas na competição.

O Inter não derrotava o Vasco em São Januário desde 2007. De lá para cá, o time da casa vencera as três partidas disputadas na Colina até esta quarta-feira. Na próxima rodada, o Colorado enfrenta o Palmeiras, às 16h20, no Beira-Rio. Nos mesmos dia e horário, os vascaínos encaram o Corinthians, no Pacaembu.

Colaboradores da Cotrimaio iniciam MBA em Gestão Estratégica de Cooperativas

A Setrem está executando o programa com 28 colaboradores
Ciente da necessidade de investir na capacitação e formação do seu quadro de colaboradores tendo em vista o seu aperfeiçoamento para enfrentar as mudanças e os desafios mercadológicos, a COTRIMAIO está oferecendo o curso de Pós-Graduação em nível de Especialização MBA em Gestão Estratégica de Cooperativas.

O programa que teve início no dia 19 de outubro está sendo executado pela Sociedade Educacional Três de Maio – SETREM e conta com 6 módulos distribuídos em 420 horas. A turma é composta por 28 colaboradores de diferentes cargos, áreas e filiais da cooperativa.

Segundo o presidente da Cotrimaio, Amilton Dotto, a qualificação dos colaboradores é fundamental para que a Cooperativa possa aprimorar a gestão nas suas mais diversas áreas de atuação. O presidente destaca ainda “esta é uma das diversas ações que a Cotrimaio vem desenvolvendo para aprimorar a qualidade dos serviços prestados pela cooperativa”.

Escola de Porto Xavier, RS, segue danificada um mês após temporal

Com danos no telhado, prédio da escola é coberto com lona
(Foto: Reprodução/RBS TV)
O temporal que atingiu parte do Rio Grande do Sul no dia 19 de setembro ainda reflete na rotina dos estudantes do Instituto Estadual de Educação São Francisco Xavier, em Porto Xavier, no Noroeste do estado. Mais de um mês depois, o prédio da escola ainda não foi reparado após ter sido danificado pela chuva. Alunos e professores enfrentam problemas como goteiras, vidros quebrados e falta de energia elétrica em parte do prédio.

Sem proteção nas janelas, os professores precisam achar uma forma de amenizar o transtorno. Algumas salas alagam quando chove. “Nos dias de chuva nas salas que já tem vidro a gente tá organizando eles em turmas, juntando as turmas, ocupamos o auditório também”, diz a professora Dione Rowalski. “Quando a chuva é muito intensa, como nesta semana, nós temos de dispensar os alunos”, acrescenta.

As trocas de sala incomodam a aluna Rita Luana Rieger. “Isso atrapalha totalmente na nossa educação, na concentração principalmente, porque a gente fica mudando de sala, as salas alagam. Começa chover, a gente tem que sair, isso dificulta totalmente o nosso estudo”, lamentou.

No segundo piso, as aulas só acontecem durante o dia, com luz natural. A energia elétrica foi desativada porque a fiação está comprometida. Além disso, o sistema de som da escola não funciona e não há atividade em algumas salas devido a problemas como a infiltração, que prejudica o piso, a pintura e a rede elétrica.

Segundo diretor da escola, Ismar Spies, existe um projeto de reforma elaborado pelas coordenadorias regionais de Educação e Obras. A instituição espera pela liberação do recurso para iniciar a recuperação do prédio. “Não vamos aguardar quietos. Nós temos de nos mobilizar, fazer um movimento na escola contando com os meios de comunicação para sensibilizarmos o governo, para que seja rápido e urgente”, afirmou.

A 32ª Coordenadoria Regional de Educação (CRE), vinculada à Secretaria Estadual da Educação, informou que as obras devem começar até esta sexta-feira (26).

O Noroeste foi a região mais afetada pelo temporal que caiu sobre parte do estado no dia 19 do mês passado. Em 21 cidades, entre elas Porto Xavier, foi decretada situação de emergência. Dois dias após a tempestade, o governador do estado, Tarso Genro, visitou Porto Xavier, Porto Lucena e Santo Cristo e anunciou liberação de crédito para micro e pequenas empresas prejudicadas pelo temporal.

Firmado convênio entre HC de Santo Cristo e Estado para aquisição de equipamentos

Administrador do HCC, Liesenfield, e vereador Kafer
agradeceram ao deputado Classmann (Foto: Vinícius Filipin)
Por intermédio do líder da bancada do PTB, deputado Aloísio Classmann, foi assinado convênio entre o Hospital de Caridade de Santo Cristo e a Secretaria Estadual de Saúde, nesta quarta-feira (24/10), que garantirá a liberação de verba para a instituição. O valor de R$ 50 mil será utilizado para a aquisição de um novo foco cirúrgico, equipamentos para cirurgias traumatológicas e seis camas hospitalares. A iniciativa da comunidade e direção do HCSC foi conduzida pelo vereador Delmar Kafer (PTB) e a gestão municipal.

Participaram da assinatura com o secretário estadual de Sáude, Ciro Simoni, o prefeito José Luís Seger (PT), administrador do Caridade, Otávio Liesenfield, o vereador Kafer e o assessor parlamentar Oseias Frike. "A verba qualifica ainda mais o atendimento à comunidade e também de cidades vizinhas, que utilizam os serviços do hospital. Sou um deputado com o trabalho voltado para a Saúde e Social", destacou Classmann.

O Hospital de Caridade de Santo Cristo possui 61 leitos, dos quais 46 leitos estão disponibilizados para o Sistema Único de Saúde, com 75% dos atendimentos pelo SUS.

Eurico Metzner deixa secretaria municipal da Fazenda de Três de Maio

Foto: Arquivo PMN
As mudanças no secretariado começam antes mesmo de iniciar o novo governo do prefeito Olívio Casali. O homem que comandou as finanças do município pediu a exoneração do cargo ao prefeito Olívio Casali para se dedicar a outras atividades a partir do ano que vem.

Em entrevista a Rádio Colonial, Metzner contou que já havia acertado que não deveria permanecer no cargo até o fim da gestão. Ele avaliou o trabalho desenvolvido na pasta durante três anos e nove meses. Considerou a experiência profissional na prefeitura válida por conhecer o funcionamento do serviço público cujas contas são fiscalizadas pelo Tribunal de Contas.

Eurico Metzner reconheceu que a adoção do horário de verão é uma medida que não agrada a população, mas é de fundamental importância para que o município consiga fechar o último ano de gestão com as contas em dia.

Santa Rosa realiza cursos para capacitar e melhorar a vida das pessoas

Foram três cursos de reciclagem com os grupos
O município de Santa Rosa, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Economia Solidária, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR) realizaram, nos últimos dias, cursos de capacitação para os grupos de empreendimentos de Economia Solidária do município.

Foram três cursos de reciclagem, nos quais os grupos produziram guirlandas de Natal e pufes, com garrafas pets, artesanato com caixas de leite, vidros, latas e demais materiais.

Os cursos foram realizados nas comunidades de Cruzeiro, Auxiliadora, Santa Inês e Linha Cascata. Ao total, cerca de 90 pessoas participaram dos cursos que foram ministrados por técnicos do SENAR.

Ainda, foram realizados cursos de pintura em tecido e saneamento básico, o qual foi realizado na comunidade da Ponte da Linha Cascata. “A ideia deste curso foi possibilitar aos moradores daquela comunidade, dicas e informações de como realizar a manutenção em caixas d’aguas e de gordura, organização das moradias, limpeza de pátios e cuidados na prevenção de insetos fora e dentro das casas”, afirma a Coordenadora da Economia Solidária, Rosemeri de Mattos.

Os cursos têm como objetivo proporcionar alternativas de produção e renda para os munícipes. “Queremos que mais pessoas tenham acesso aos cursos, proporcionando dessa forma, uma contribuição para o aumento da renda familiar e uma melhor qualidade de vida”, finaliza o Prefeito Orlando Desconsi.

Homem atacado com motosserra conta como sobreviveu à tentativa de homicídio em Três Passos

Colega de trabalho atacou  o homem com uma motosserra
(Foto: Três Passos News)
O que era para ser um dia normal de trabalho virou um verdadeiro filme de terror para um funcionário de uma madeireira de Três Passos.  Na semana passada, Gilmar Nunes, 43 anos, conseguiu sobreviver ao ataque letal de um colega que tentou matá-lo com uma motosserra, em Padre Gonzáles.

O caso é um dos mais chocantes registrados na crônica policial da cidade e alcançou grande repercussão regional. Na manhã da última quinta-feira, 18, por volta das 7h30, um desentendimento levou o colega a feri-lo duas vezes com o equipamento. A vítima conta que, na primeira investida, a máquina deu no capacete, decepando-lhe a orelha e cortando-lhe as costas, por pouco não lhe atingindo os pulmões. Na segunda investida, seu braço também foi decepado. Segundo Gilmar, com a orelha e o braço pendurados e expirando muito sangue, conseguiu ainda percorrer uns 20 metros, sendo perseguido pelo agressor que só parou ao ser contido por outros funcionários. Socorrido pelos colegas de trabalho, Gilmar ainda chegou consciente ao hospital. “Só consegui ouvir um médico dizer: vamos lidar com o homem, mas corre risco de morte”, diz.

Casado com Suzana Joana da Rosa e pai de uma menina de apenas 10 meses, Gilmar Nunes, após cirurgia em que levou 506 pontos, permaneceu internado na UTI do Hospital de Caridade até domingo, 21, e só recebeu alta na manhã de segunda-feira, 22. A família reside no bairro Érico Veríssimo, na cidade de Três Passos, e está muita abalada com o que aconteceu. Mesmo com dores intensas, a vítima conversou com o Trespassos News e garante que os dois não tinham inimizade e não entende por que o colega, conhecido por “Granja”, fez-lhe aquilo. “O expediente começava às 7h30, mas eu saí de casa às 5h pra fazer um serviço extra. O dinheiro me ajudava a pagar o aluguel, a água, a luz e o leite da menina. Eu estava trabalhando e olha o que me aconteceu? Agora, como vou sustentar minha família?”, pergunta.

A polícia compareceu ao local e apreendeu a motosserra . Imagens das câmeras de vídeos poderão ajudar as esclarecer os fatos. A vítima, Gilmar Nunes, devido ao seu estado de saúde, somente na manhã de hoje registrou a ocorrência. E, segundo a Polícia Civil, o suspeito ainda não se apresentou na delegacia, em Três Passos.