18 junho 2009

Brasil não mostra cansaço e goleia os Estados Unidos

O Brasil conseguiu apagar a imagem da má atuação na estreia na Copa das Confederações. Nesta quinta-feira, a Seleção Brasileira jogou bem e goleou os Estados Unidos por 3 a 0, em Pretória. Felipe Melo, Robinho e Maicon marcaram os gols da partida.
O resultado no Estádio Loftus Versfeld deixou o Brasil na liderança do Grupo 6, com seis pontos. Sem pontuar, os americanos estão na lanterna.
Na má atuação da Seleção na vitória de 4 a 3 diante do Egito, os jogadores culparam o cansaço pelo resultado apertado. Então, Dunga resolveu poupar e testar alguns jogadores na partida desta quinta. Entre as novidades, o treinador colocou Miranda, André Santos, Maicon e Ramires, nos lugares de Juan, Kleber, Daniel Alves e Elano, respectivamente.
Deu certo. O Brasil dominou amplamente o primeiro tempo. Um dos destaques do jogo foi o próprio Ramires. O meia se mostrou mais produtivo e participativo do que Elano.
A Seleção tocava a bola com autoridade e envolvia o adversário. Assim, abriu o placar logo aos sete minutos. Maicon cobrou falta da meia-direita e encontrou Felipe Melo na segunda trave, para desviar de cabeça: 1 a 0.

Produtores três-maienses vão conhecer vinícolas na serra Gaucha

Neste sábado (20) , 15 produtores de vinho colonial de Três de Maio vão a Garibaldi, na serra gaúcha, onde visitarão vinícolas buscando orientação para legalizar a comercialização de vinhos caseiros. A excursão, que tem o apoio da administração municipal de Três de Maio, está sendo organizada pelo secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Valdir Ortiz, que entende que a produção de vinhos artesanais ou caseiros é uma alternativa para as famílias de pequenas propriedades rurais, e parte da cultura das famílias italianas, que são em expressivo número no Município. A reação foi imediata, porque o prefeito Olívio José Casali, se preocupou com o assunto logo depois que cerca de 15 produtores rurais de vinho caseiro do Município de Três de Maio, foram multados,e tiveram sua produção apreendida por fiscais do DPV da SEAPPA. O prefeito disse, que quer transformar o limão em limonada ,e este assunto deverá ser amplamente discutido, porque não vai aceitar restrição ao trabalho das famílias da área rural, que foram castigadas por uma estiagem de 70 dias e perderam muito dinheiro em suas culturas. Além disso, o vinho faz parte da cultura das famílias italianas e, também, de muitas famílias alemãs, afirmou o prefeito.

Política de Segurança Pública com foco na Prevenção

Ainda que o problema da violência ou da criminalidade não apresente dados alarmantes no município de São José do Inhacorá, a vitimização teve um aumento considerável neste último ano, principalmente no que tange aos furtos, passando estes, até o mês de maio do corrente, superar o total de furtos de 2007 e 2008, conforme dados estatísticos de ocorrências fornecido pela Brigada Militar local.
Para o prefeito, Drº Alexandre Vaz Ferreira, “implantar no Município de São José do Inhacorá, uma política de segurança pública com foco na prevenção, implica em garantir proteção dos direitos individuais e assegurar o pleno exercício da cidadania da comunidade Inhacorense.
Em vista disso, foram instalados em pontos estratégicos equipamentos de câmeras de vídeo e infravermelho com monitoramento 24 horas da entrada e saída de pessoas no município. Os equipamentos estão em fase de teste, e se aprovados serão instalados definitivamente no município, avalia o prefeito.

Preço agrícola subirá até 30%, prevê estudo

Os preços agrícolas vão subir de 10% a 30% nos próximos dez anos na comparação com a média de 1997 a 2006, menos do que os 40% esperados anteriormente, em decorrência do menor crescimento econômico global.
Estudo da FAO (Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação) e da OCDE (Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico) avalia que diminuíram os sinais de que os preços agrícolas se fixariam em um patamar mais alto permanentemente.
Até o agravamento da crise, em setembro, especialistas discutiam essa possibilidade por causa das perdas de safra devido a problemas climáticos em vários países, demanda em alta em mercados emergentes e maior competição por área para a produção de biocombustíveis.
Mesmo assim, o relatório indica alta das cotações de cereais na faixa de 10% a 20% até 2018 ante 1997-2006. Os preços de oleaginosas podem subir mais que 30%. O Brasil é um dos principais exportadores mundiais de soja.
Os dados de 2007 e 2008 foram descartados por causa dos valores extraordinariamente elevados nesses anos, o que dificultava as análises.
Os preços das carnes devem repetir a média dos últimos anos. Para leite e derivados, as cotações têm espaço para uma ligeira alta.
Com o "Financial Times" e o "New York Times"

Construção de uma ponte é vital para o Noroeste

Desde segunda-feira de manhã, os caminhoneiros Edemar Engers e Alfredo Rossignollo esperavam para cruzar a Fronteira da Argentina com o Brasil, em San Javier. Mas só na tarde de terça-feira aportaram no lado brasileiro, em Porto Xavier.
É que, além da demora nos trâmites normais de liberação de mercadoria, a balsa que faz a travessia entre os dois países no Rio Uruguai tem condições de levar cinco caminhões. E a fila de veículos na Argentina era grande em razão da safra da cebola. Havia 80 caminhões na frente de Engers e Rossignollo.
Porto Xavier é uma das cidades de Fronteira que reivindica uma ponte internacional, como as que existem em Uruguaiana e São Borja. Seu porto é o único do Noroeste alfandegado para exportação e importação. A construção de uma ponte no Noroeste foi uma das obras mais votadas na campanha 3 Projetos para o Rio Grande, de ZH.
Os custos aumentam com o tempo extra que precisam ficar no estacionamento de San Javier. Enquanto estão parados na aduana, perdem dinheiro deixando de ampliar o número de viagens. Atualmente, em média, buscam cebolas duas vezes por semana. Com a ponte, poderiam ser feitas seis viagens.
O argentino Carlos Svica estava com seu caminhão em San Javier desde domingo à tarde. Conseguiu cruzar a Fronteira somente dois dias depois. Cargas como a que ele transportava eram esperadas ansiosamente pelo empresário Sidinei dos Santos. Ele importou cebola do país vizinho e precisava levá-la com urgência até São Paulo. O cliente aguardava pela mercadoria desde segunda-feira.

Grêmio apenas empata com o Caracas mas chega às semifinais

O Grêmio não passou de um empate em 0 a 0 com o Caracas, nesta noite de quarta-feira, no Estádio Olímpico. Mas o resultado foi suficiente para classificar o Grêmio às semifinais da Copa Libertadores 2009, devido ao empate em 1 a 1 conquistado na partida de ida, na Venezuela.
Agora, o Tricolor aguarda pelo adversário, que será decidido entre Cruzeiro e São Paulo. A classificação, entretanto, não veio sem sofrimento.
No sábado, o Grêmio se volta ao Brasileirão. Pela 7ª rodada, às 18h30min, o Tricolor recebe o Goiás no Estádio Olímpico.
Com 8 pontos, o Grêmio sustenta a 7ª colocação no campeonato, a dois pontos do G-4, e três pontos à frente da zona de rebaixamento.

Inter leva 2 a 0 do Corinthians no primeiro jogo da final

Levar 2 a 0 no Pacaembu, no jogo de ida das finais da Copa do Brasil, não era o placar que o Inter sonhava nem em pesadelo. Pois foi o que aconteceu na noite desta quarta. O Corinthians obteve boa vantagem nos primeiros 90 minutos da decisão da competição. Os gols foram de Jorge Henrique e Ronaldo. A partida foi equilibrada, mas a equipe comandada por Mano Menezes aproveitou melhor as oportunidades criadas.
Pegado, mas foi pegado pra valer o primeiro tempo no Pacaembu. Mas antes das divididas e que a forte marcação de ambos os lados fossem percebidos, o Timão quase abriu o placar logo no primeiro minuto de partida. Na bola alçada da esquerda, o goleiro Lauro passou em branco. Daí o zagueiro Chicão aproveitou a sobra para cabecear com gol escancarado. Danilo apareceu no meio do caminho para evitar.
A missão do Inter agora fica compliacada. Devolvendo o 2 a 0 no Beira-Rio, a decisão será nos pênaltis. Para evitar isso terá de aplicar 3 a 0 no Timão no dia 1º de julho. O certo é que a torcida será uma grande aliada do time.