23 novembro 2010

O incrível cão que pastoreia vacas

O cãozinho busca as vacas no pasto
Na propriedade de Deniz e Ana Dacas, no interior da Vila de Campo Alegre, Porto Mauá, um cachorro de pequeno porte, marrom, de rabo pitoco, sem raça definida, dois anos de idade, que atende pelo nome de capitão (capito), diariamente pastoreia as vacas leiteiras desta propriedade.
Este cão nasceu no inverno de 2008, foi criado ao meio dos animais localizados nesta propriedade rural, devido ao frio intenso daquele inverno se deitava encostado junto a duas terneiras para se aquecer, tornando-se amigo destas, quando estas foram introduzidas ao potreiro ele as acompanhou dia e noite, retornando à propriedade apenas para se alimentar.
Com o passar do tempo, começou a conduzir ou acompanhar diariamente as vacas que se deslocam do potreiro até a estrebaria para ordenha, cena que se repete sempre nos mesmos horários, ou seja, ao amanhecer do dia e à tardinha. Em muitas ocasiões ele vem acoando para avisar que estão chegando.
Depois fica observando-as no galpão
Enquanto as vacas ficam em baixo do telhado da estrebaria à espera da ordenha, ele se deita num pequeno buraco localizado no centro desta estrebaria, fazendo companhia a elas até o momento delas irem aos seus devidos cochos, neste momento se levanta para brincar com os outros cachorros da propriedade e para se alimentar. Quando encerra o horário das ordenhas, ele as reconduz de volta ao potreiro, onde permanece até o horário da próxima ordenha, ou seja, permanece em companhia dos bovinos durante o dia todo e à noite.
Quando uma destas vacas resolve se deitar durante este percurso de ordenha, ele vai até a ela e acoa ou bate com os pés na cabeça da mesma para que esta se levante e retorne a caminhada.

Classmann garante redução de 50% nas taxas para repetição de provas da CNH

Crédito: Walter Fagundes/Ag. AL
A Assembleia Legislativa aprovou nesta terça-feira (23), por unanimidade, o PL 235/2010 do Executivo, com emenda proposta pelo líder da bancada do PTB, deputado Aloísio Classmann, qual reduz em 50% o valor da taxa da prova escrita de legislação de trânsito e/ou de direção veicular para os candidatos reprovados e que repetirem esses exames no prazo máximo de 30 dias.
O projeto determina ainda a redução da taxa para renovação anual de alvarás dos profissionais que prestam serviços nos Centros de Formação de Condutores (CFCs) e dos valores da segunda via da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e dos certificados de registro e licenciamento de veículos.
A aprovação da matéria foi comemorada por parlamentares e representantes dos CFC’s que acompanharam a votação nas galerias do Plenário 20 de Setembro, no Palácio Farroupilha (foto).

Evento PIM na Praça de São José do Inhacorá

Um momento inesquecível
A Praça Municipal Alceu Fernandes esteve especialmente colorida na última sexta-feira dia 19, durante as atividades da Equipe do Programa Primeira Infância Melhor – PIM.
Diversas atividades foram desenvolvidas envolvendo as mamães e seus  filhos. Uma das mais interessantes contou com a ajuda do Palhaço “Sacolé’ que pediu ajuda do público para contar a história do Pescador.
O Programa PIM tem a missão de orientar as famílias a partir da sua cultura e experiências, para que promovam o desenvolvimento integral de suas crianças desde a gestação até os 6 anos de idade.  São José do Inhacorá atende  48 famílias.
“O amor é fundamental para o crescimento saudável da criança. Pratique esta idéia”.

Em encontro com Tarso, PP diz que não fará oposição raivosa

Em encontro com Tarso, PP diz que não
fará oposição raivosa
O governador eleito do Rio Grande do Sul se reuniu, na tarde desta terça-feira, com o presidente do PP, Pedro Bertolucci. Conforme o líder progressista, durante o encontro ficou definido que a oposição ao governo petista será amena. "Nós vamos fazer o nosso papel de oposição, com todo o respeito ao governador eleito. Não será uma oposição radical, raivosa. Acho que o Rio Grande do Sul está precisando viver um novo momento, e esse momento novo é o entendimento”, disse Bertolucci em entrevista à Rádio Guaíba. 
Ficou definido durante o encontro que aqueles projetos que sejam de interesse do PP poderão contar com apoio da base governista na Assembleia Legislativa. Da mesma forma, os projetos que no futuro serão encaminhados pelo governo à Assembleia terão aval do PP. Conforme Bertolucci, a posição do governo de Tarso e do PP “será de entendimento.” De acordo com o presidente, os progressistas não terão nenhum cargo e também não assumirão nenhuma secretaria. 
PDT
Ficou pendente a questão envolvendo o PDT, que na noite de ontem definiu dar continuidade às negociações com a futura administração estadual. O Partido reivindica as secretarias da agricultura e da saúde. Tarso Genro garantiu, no entanto, que as secretarias não vão se transformar em "feudos partidários". 

Egresso da SETREM recebe título de doutor em duas instituições de ensino no exterior

Fernando Tiefensee
Fernando Tiefensee, 25 anos, egresso da Educação Básica da SETREM, comemorou nos últimos dias duas novas conquistas : recebeu o título de doutor pela Universidade de Paris, França e pela Universidade de Roma, Itália, com a tese "Méthodes asymptotiques pour la commande de systèmes non linéaires échantillonnés ».
O jovem é formado em Engenharia Elétrica da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Mestre pela Universidade de Cergy-Pontoise, França. Atualmente ocupa o cargo de engenheiro de estudos na EDF-Electricité, a maior produtora e distribuidora de energia da França.

Três cidades do RS ficam sem local para depositar lixo

Prefeitura de Tuparendi interdita aterro
sanitário no Noroeste do Estado
A Central de Resíduos Tuparendi, responsável pelo aterro e reciclagem de lixo de Horizontina, de Santa Rosa e de Tucunduva, no Noroeste do Estado, foi interditada pela prefeitura, na manhã desta terça-feira. O local teve o alvará de funcionamento cassado pelo Executivo municipal e os portões foram lacrados, o que impede a entrada e saída de veículos. 
Segundo o prefeito de Tuparendi, Olavo Pawlak, a empresa não cumpre o papel de reciclagem, tratamento de resíduos e aterro sanitário: “A comunidade de Tuparendi não aceita que em nosso município ocorra este descaso ambiental. Trabalhamos a conscientização ambiental em nossas escolas e não podemos permitir que o lixo separado em casa pela população seja misturado sem nenhum processo de reciclagem como está ocorrendo aqui”. Dezenas de pessoas se reuniram em frente ao local para demonstrar apoio à decisão da prefeitura.
O chefe da divisão de Saneamento Ambiental da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam), Rafael Volquind, disse que a empresa foi autuada por descumprimento de licença ambiental e perdeu a licença: “Eles tiveram um prazo para regularizar a situação, o que não ocorreu”. O responsável pela Central de Resíduos Tuparendi não se manifestou sobre o assunto.
O engenheiro Eduardo Vargas, da empresa Urbana Logística, responsável pela destinação do lixo das cidades de Horizontina, Santa Rosa e Tucunduva, disse que a empresa Central de Resíduos de Tuparendi está de acordo com a legislação. “O que ocorreu foi uma troca de proprietário”. Ele explicou que a autuação da Fepam chegou à Eco Mais, antigo nome da empresa. "Estamos com um processo de troca de responsabilidade na Fepam, para regularizar a situação.” Sobre o destino das 40 toneladas de lixo que são levadas para o local diariamente, o engenheiro disse que a empresa estuda uma solução. 
Integraram o protesto dezenas de moradores do município e alunos de uma escola estadual de Tuparendi. O Comando Rodoviário Estadual controlou o trânsito na RS 305, que dá acesso a uma estrada vicinal. Agricultores interditaram a estrada com tratores.

São José do Inhacorá surpreende pelo crescimento

Momento da confirmação da notícia
A Equipe da Administração Municipal de São José do Inhacorá reuniu-se com a Comissão Municipal de Geografia e Estatística (CMGE) a qual encerrou os trabalhos do Censo 2010 em 18 de Novembro de 2010.  Os números foram apresentados por Leandro Sidnei Immich, coordenador da subárea de Três de Maio e Liani Denise Zuhl, Agente Censitária Municipal.
Os dados coletados pelo Censo 2010 no município convergiram em boas noticias quanto ao aumento da população inhacorense, que se destacou na subárea de Três de Maio, enfatizando o município de São José do Inhacorá como o que mais cresceu percentualmente, havendo aumento populacional e domiciliar.
Até o Censo de 2007 o município vinha perdendo população, esse quadro foi revertido quando nos últimos 02 anos foram injetados recursos significativos na agricultura e especialmente na Indústria, onde foram atraídos novos empreendimentos o que gerou muitos empregos, que resultaram na vinda de famílias absorvendo o trabalho e renda gerados no município. 
A estimativa da população para 2010 ainda era de decréscimo (2.122hab.), porém o Censo apontou a reversão (2.200hab.), o que resulta em 3,67% de aumento. Pela primeira vez na história após a emancipação de São José do Inhacorá houve um aumento populacional. Destacamos que a construção civil também apresentou um crescimento significativo, atingindo 17%. Acompanhado desta expansão há ainda um impacto relevante no comércio local, movimentando a economia de um modo geral.
O Prefeito Alexandre e o Vice Prefeito Roque, junto com o responsável pela Secretaria do Planejamento, Prof. Eliseu Schenkel, comemoram os resultados e analisam que estes números são frutos de muito trabalho de toda equipe da Prefeitura, que com muita determinação conseguiram reverter à queda de população e obter o retorno de filhos de São José e até a vinda de novas famílias, “É indescritível e gratificante a sensação de ver São José crescer pela primeira vez desde a emancipação” relata Eliseu e o Prefeito completa: “é mesmo emocionante ver que aquele município, apontado até  2009 como o que mais perdeu população em toda região nos últimos 15 anos é agora um dos que mais cresceu no Estado”.

Candidatas de Três de Maio e Boa Vista do Buricá disputam amanhã final do Donna da Capa

Meninas concorrentes
Depois de quatro meses e cinco seletivas, finalmente a grande vencedora do Donna da Capa 2010 será conhecida. O evento será no Margs, às 21h, e terá transmissão ao vivo pela TV COM e pelo site. Das mais de 2 mil meninas inscritas, estão na disputa pela capa do caderno Donna ZH Alexandra Tomacheski, de Novo Hamburgo, Aline Wornath, de Três de Maio, Anna Laura Bohlke, de Encruzilhada do Sul, Carolina Luz, de São Leopoldo, Caroline Padilha, de Rio Grande, Daniele Frizzo, de Caxias do Sul, Fernanda Machado, de Alvorada, Fernanda Olbermann, de Palmeira das Missoes, Georgea Novello, de Erechim, Greta Oliveira, de Frederico Westphalen, Isabele Laux, de Portão, Jordana Vaz, de Rio Grande, Kelly Batista, de Porto Alegre, Letícia Wagner, de Porto Alegre, Mairique Waszczuk, de Getúlio Vargas, Nadine Tolotti, de Guaíba, Natalia Lavratti, de Porto Alegre, Nicole Fritzen, de Boa Vista do Buricá, Nicole Werlang, de Montenegro e Sthephanie Beuren, de Novo Hamburgo.
As finalistas estão hospedadas no Hotel Master Palace, em Porto Alegre, e têm a agenda lotada. Além de ensaios gerais na Pinacoteca do Margs, elas farão provas dos figurinos, sessões de fotos e filmagens e cabelo e maquiagem no salão de beleza Hugo Beauty.
A grande vencedora ganhará a capa do caderno Donna ZH no mês de dezembro e um contrato com a agência Mega RS no valor de R$ 100 mil.
O Donna da Capa 2010 tem patrocínio de Atroveran, apresentação de Mega RS e realização de Zero Hora.

Certhil comemora hoje 41 anos

Kurt Grenzel e Edelmar Barasuol
Dia 23 de novembro de 1969, surgiu a Cooperativa de Energia e Desenvolvimento Entre Rios Ltda, a Certhil, que hoje por tanto, comemora os seus 41 anos de existência. Modelo de solidez, credibilidade e empreededorismo. Com participação atuante na comunidade regional, a Certhil prima também pela qualidade dos produtos e serviços que oferece aos mais de oito mil associados, nos onze municípios da área de ação.
A Certhil inaugurou em 1999, a primeira hidrelétrica da cooperativa, a Usina Buricá I, no Rio Buricá, município de Inhacorá-, gera cerca de 45% da energia consumida pelo quadro associativo. Já está em andamento, o projeto da Usina Buricá II, também no Rio Buricá. A grande meta da Certhil, é gerar 100% da energia consumida pelos seus associados. Outro investimento da Certhil, é em sua sede na Av. Avai, 960, em Três de Maio, onde está sendo construído um novo pavilhão que abrigará os departamentos  administrativo e técnico da cooperativa, e no pavilhão atual, a loja será ampliada.
O presidente Kurt Grenzel acompanhado do contador da cooperativa Edelmar Barasuol, estiveram na Rádio Colonial AM na manhã de hoje, falando dos 41 anos da Certhil.   

Estudantes protestam contra sistema de ônibus em Santa Rosa

Crédito: Felipe Dorneles / CP
Dezenas de estudantes de escolas públicas e privadas de Santa Rosa protestaram no fim da tarde desta segunda-feira, no centro de Santa Rosa, contra o sistema de cobrança de passagem de ônibus da Empresa Toda Hora. Com cartazes e tambores, os alunos paralisaram o trânsito de ônibus na principal avenida de Santa Rosa, a Expedicionário Weber.
Segundo Horácio Rodrigues, um dos organizadores do protesto e integrante da União Santarosense de Estudantes (USES), o protesto é pelo fracionamento da recarga da passagem de ônibus. Ele explica que hoje a cobrança é feita por cartão magnético, recarregado pelo usuário, no valor mínimo de R$ 45: “Queremos que a recarga possa ser efetuada com um valor menor, fracionada, de R$ 10 por exemplo, o que facilita a situação de estudantes com dificuldade financeira”.
Os estudantes também reivindicam mais pontos de recarga (que hoje pode ser feita apenas no centro e no Bairro Cruzeiro), pagamento em dinheiro, uso do desconto de 50% no passe nos finais de semana, e empréstimo do cartão mediante apresentação de carteira de estudante. O valor do passe em Santa Rosa é de R$ 1,80, sendo que estudantes pagam R$ 0,90.
Jorge Viana, diretor da empresa Toda Hora, diz que a empresa atende a lei municipal, que prevê desconto de 50% no passe para estudantes: “sobre o fracionamento e as demais reivindicações, estamos abertos ao diálogo. Este protesto não precisava ter ocorrido”.
O protesto durou cerca de uma hora nas duas vias da avenida, e foi controlado pela Brigada Militar de Santa Rosa. Apenas ônibus eram abordados pelos estudantes. O protesto ocasionou filas de até 10 ônibus na avenida Expedicionário Weber.

Sessão da Câmara de Vereadores marcada por muitas reivindicações em Três de Maio

Vereadores e as lideranças
A 29 ª Sessão Ordinária do Legislativo de Três de Maio, foi realizada na noite desta segunda-feira, 22, e ates mesmo de começar a sessão, os edis receberam lideranças de duas comunidades, que buscaram como meio de reivindicação uma conversa com os vereadores. No primeiro encontro, moradores das rua São Lucas e Salgado Filho, pediram o auxilio de seus representantes, para a conquista de obra de calçamento em partes destas ruas citadas. Logo em seguida, moradores do Lajeado Cachoeira no distrito de Manchinha, foram reivindicar a construção de uma rede de água para 14 moradores daquela localidade que ainda não dispõem de água potável. Os vereadores também saudaram com muita alegria, as presenças da professora Rita e um grupo de acadêmicos de Psicologia da Setrem, que foram assistir a sessão.
Ver.Classmann recepcionou prof. Rita
e os Acadêmicos da Setrem
Já os discursos na tribuna, ficaram marcados pelos forte pronunciamentos dos vereadores Lírio Roque da Rosa (PMDB), Delmar Mebius (PTB) e Ivo Novotny  (PMDB), com relação ao atendimento do Plantão do Hospital São Vicente de Paulo, que segundo os vereadores, são muitas as reclamações de parte da comunidade que dizem serem atendidos de forma muito indesejada. O vereador Lírio, disse que ele próprio sentiu-se mal em certa oportunidade e foi até o plantão do hospital, não se identificou como vereador e lhe foi negado atendimento, o que só foi acontecer depois de muita insistência. Os vereadores, querem se unir ao executivo, para buscar providências, já que a Prefeitura Municipal repassa um significativo valor mensal para o pronto atendimento do hospital, e o mesmo não vem prestando um atendimento a contento para a comunidade.
O Projeto de Lei 051/2010, teve pedido de vistas do vereador Alexandre Classmann (PTB), por ele entender que merece mais explicações quanto as alterações na contra-partida do município nas obras de reforma do Ginásio Cardeal Pacelli.   
Para esta sexta-feira, 26, será realizada na Câmara de Vereadores, uma Audiência Pública que tratará sobre o Orçamento do Município de Três de Maio para 2011.