Momento da confirmação da notícia |
A Equipe da Administração Municipal de São José do Inhacorá reuniu-se com a Comissão Municipal de Geografia e Estatística (CMGE) a qual encerrou os trabalhos do Censo 2010 em 18 de Novembro de 2010. Os números foram apresentados por Leandro Sidnei Immich, coordenador da subárea de Três de Maio e Liani Denise Zuhl, Agente Censitária Municipal.
Os dados coletados pelo Censo 2010 no município convergiram em boas noticias quanto ao aumento da população inhacorense, que se destacou na subárea de Três de Maio, enfatizando o município de São José do Inhacorá como o que mais cresceu percentualmente, havendo aumento populacional e domiciliar.
Até o Censo de 2007 o município vinha perdendo população, esse quadro foi revertido quando nos últimos 02 anos foram injetados recursos significativos na agricultura e especialmente na Indústria, onde foram atraídos novos empreendimentos o que gerou muitos empregos, que resultaram na vinda de famílias absorvendo o trabalho e renda gerados no município.
A estimativa da população para 2010 ainda era de decréscimo (2.122hab.), porém o Censo apontou a reversão (2.200hab.), o que resulta em 3,67% de aumento. Pela primeira vez na história após a emancipação de São José do Inhacorá houve um aumento populacional. Destacamos que a construção civil também apresentou um crescimento significativo, atingindo 17%. Acompanhado desta expansão há ainda um impacto relevante no comércio local, movimentando a economia de um modo geral.
O Prefeito Alexandre e o Vice Prefeito Roque, junto com o responsável pela Secretaria do Planejamento, Prof. Eliseu Schenkel, comemoram os resultados e analisam que estes números são frutos de muito trabalho de toda equipe da Prefeitura, que com muita determinação conseguiram reverter à queda de população e obter o retorno de filhos de São José e até a vinda de novas famílias, “É indescritível e gratificante a sensação de ver São José crescer pela primeira vez desde a emancipação” relata Eliseu e o Prefeito completa: “é mesmo emocionante ver que aquele município, apontado até 2009 como o que mais perdeu população em toda região nos últimos 15 anos é agora um dos que mais cresceu no Estado”.