03 maio 2011

Dirigentes de Educação discutem a elaboração dos Parâmetros curriculares municipais

A reunião foi realizada em SJI
Em reunião realizada no dia 28 de abril, no município de São José do Inhacorá, os dirigentes de Educação dos municípios de Alegria, Independência, Três de Maio, Boa Vista do Buricá, Nova Candelária e São José do Inhacorá firmaram parceria para a construção dos parâmetros curriculares municipais.
A Prof.ª Adriane Waechter, dirigente de educação de São José do Inhacorá, articuladora desse processo afirma: “essa é uma construção necessária para o município uma vez que o ensino deve se dar por habilidades e competências desenvolvidas em cada série e em cada componente curricular para que ao final do Ensino Fundamental possamos visualizar o perfil do egresso das nossas redes.”
Para tanto, será contratada uma assessoria de Porto Alegre que conduzirá o trabalho com a participação de todos os professores desses municípios.

Presidente da CNA defende, em Ribeirão Preto, atualização do Código Florestal brasileiro

A Senadora defendeu a
atualização do C.Florestal
A presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), senadora Kátia Abreu, defendeu nesta segunda-feira (2/4), em Ribeirão Preto (SP), a atualização do Código Florestal brasileiro e disse que o Congresso Nacional tem a oportunidade de se posicionar sobre o tema. "Pela primeira vez o Congresso, que tem a legitimidade dos eleitores, poderá avaliar essa questão", afirmou. A primeira versão do Código Florestal é de 1965, legislação que foi alterada ao longo dos anos sem que o Congresso Nacional pudesse participar das discussões.
Durante a abertura da Agrishow 2011 - Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação, uma das maiores feiras do País em tecnologia voltada para a agricultura, a senadora Kátia Abreu lembrou que a atualização do Código Florestal interessa a todos. “De nada adianta termos tecnologia e máquinas se não votarmos o Código Florestal ainda esta semana”, acrescentou.
Ao classificar como “consolidado” o texto do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) que moderniza o Código Florestal, a presidente da CNA criticou possíveis mudanças feitas de última hora no projeto. “Recebemos uma informação de Brasília que pretendem fazer alterações de itens que já haviam sido consolidados em um debate de 15 anos, mas não podemos permitir que essas mudanças aconteçam em detrimento de um dos setores mais importantes do País”, apontou.
Em seu discurso, a presidente da CNA lembrou, ainda, que o Brasil é o único país do mundo que exige de seus produtores a manutenção de áreas de reserva legal. Essas áreas variam entre 20% na maioria dos biomas e 80% na Amazônia. “Não queremos desmatar, mas precisamos de alimentos. E este é o único país que abre mão de terras férteis e de riqueza para manter as matas nativas. Vamos dizer ‘não’ aos ambientalistas e ONGs que querem fazer o Brasil a única reserva legal do mundo ao invés de uma reserva legal mundial”, completou.
A necessidade urgente de atualização do Código Florestal foi tema de todos os discursos durante a abertura da Agrishow, feira que acontece até sexta-feira (6/5) em Ribeirão Preto. O presidente da Agrishow, Cesário Ramalho, a prefeita de Ribeirão Preto, Darcy Vera, o governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, e o ministro da Agricultura, Wagner Rossi, também participaram da cerimônia de abertura da feira.
O ministro da Agricultura da Argentina, Julían Dominguez, visitou nesta segunda-feira a Agrishow. Ele ressaltou o compromisso dos produtores da região com o respeito ao meio ambiente. “Prova disso é que nossa região foi a que menos degradou o meio ambiente nos últimos 60 anos", afirmou.

Começou hoje a Operação Arrastão

As ações estão sendo realizadas com
27 agentes e 10 militares
A Prefeitura, através da Fundação da Saúde, conta com o apoio do Exército para combater a dengue. Dez militares começaram nesta terça-feira(03) a ajudar nas ações.
Com esse reforço no apoio, a Fundação, através da Vigilância Sanitária começou hoje a Operação Arrastão. Segundo Antônio Palhano, a ação visa eliminar o criadouro do mosquito e reduzir o índice de infestação, “Queremos acabar com os casos de dengue no município e, para isso, esperamos contar com a colaboração da comunidade”. As ações estão sendo realizadas com 27 agentes, 10 militares, equipe de limpeza da Secretaria de Meio Ambiente, Defesa Civil e apoio da empresa Toda Hora.
Nesta terça-feira a ação está sendo realizada em Cruzeiro e amanhã continuará em outros Bairros. Santa Rosa tem 178 notificações, dessas, 60 estão confirmadas.

Bagé registra mínima do Estado nesta terça com 4,8ºC

Bagé registra mínima do Estado nesta 
terça com 4,8ºC 
Crédito: Francisco Bosco / Especial CP
A temperatura mínima no Estado foi registrada em Bagé, na Campanha, com 4,8ºC nesta terça-feira. Essa foi a menor do ano entre as estações do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), segundo a MetSul. No entanto, uma estação particular, em Canela, já havia acusado uma marca ainda menor em abril: 3,9ºC.
Em Bagé, quem mais sentiu o rigor do frio e da umidade superior a 95% foram as crianças, que precisaram sair cedo de casa para ir à escola, usando capuzes, luvas e jaquetas.
Na maior parte do interior, as mínimas ficaram entre 5ºC e 7ºC. Os próximos dias devem seguir frios no Estado com temperaturas ainda mais baixas durante a noite em algumas localidades, casos da Grande Porto Alegre e da Serra. Em áreas de baixadas e vales da Serra (monitoradas por estações particulares e não pela rede pública) podem ser registradas mínimas de 1ºC a 3ºC com geada. As tardes desta semana terão presença do sol e serão amenas. A previsão é que hoje haja nuvens e chuva isolada e passageira em pontos do Leste e Nordeste do Estado.
Nesta terça-feira, o Uruguai amanheceu com as menores mínimas do ano e as primeiras marcas negativas de 2011 com temperatura abaixo de zero na região de Florida, cerca de 100 quilômetros ao Norte de Montevidéu. Na província de Buenos Aires, cidades como Mar Del Plata e Tandil também tiveram marcas abaixo de zero.

Produtores rurais prometem acompanhar de perto votação do código florestal brasileiro

Ruralistas temem manobras políticas

para adiar a matéria na Câmara

Apesar de ainda conter pontos divergentes, pequenos e grandes produtores esperam pela aprovação do relatório do deputado Aldo Rebelo. A votação será acompanhada de perto pelas entidades ligadas ao setor rural.
O presidente da Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (Contag), Alberto Broch, espera que pontos como a lei da Agricultura Familiar sejam levadas em conta no texto e diz que o setor é favorável à adequação.
— Somos favoráveis à adequação e a votação do código florestal. Estamos debatendo este tema há mais de quatro anos. Oferecemos também 18 emendas ao relatório do deputado Aldo Rebelo, oferecendo estas emendas também ao governo. Nós vamos acompanhar diuturnamente esta votação — afirma.
Para o presidente da comissão de Meio Ambiente da Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Assuero Doca Veronez, a expectativa pela aprovação do novo código é positiva. O dirigente teme apenas que manobras de última hora interfiram na votação.
— Passamos por um momento muito complicado, de muita articulação política, de muita tentativa de sabotar a votação, de interferir na base do governo de forma negativa para que essa base rache e não consigamos aprovar o relatório — salienta.
Para entrar em pauta, o projeto ainda precisa passar pelo Conselho de Líderes, o que pode ocorrer no início da noite desta terça-feira.

Segunda caixa preta do voo 447 da Air France foi resgatada em bom estado

Segunda caixa preta do voo 447 da Air 
France foi resgatada em bom estado 
Crédito: Johann Peschel / ECPAD / 
BEA / AFP / CP
A segunda caixa preta do Airbus A330 da Air France foi resgatada na noite da última segunda-feira e se encontra em bom estado, segundo informou o Escritório de Investigação e Análise para a Aviação Civil (BEA), órgão do governo da França que apura as causas do desastre do voo 447. O Airbus caiu no mar no dia 1º de junho de 2009, quando fazia a rota Rio-Paris, matando as 228 pessoas que estavam a bordo.
"Os registros fônicos - Cockpit Voice Recorder (CVR) - foram localizados e identificados pela equipe de busca às 21h50min (horário local) de segunda-feira. Foram levados pelo robô Remora 6000 à bordo do navio Ile de Sein às 02h40min de terça-feira", revelou o BEA. Jean-Paul Troadec, diretor do orgão, afirmou que o artefato está inteiro, que "o chassi, o módulo e o cilindro estão lá. Globalmente, o aspecto externo está correto."
No domingo, o BEA havia anunciado o resgate do módulo de memória da primeira caixa preta - Flight Data Recorder (FDR) - com os parâmetros de voo, as informações técnicas como a velocidade e as diferentes posições do manche.
Segundo Troadec, a segunda caixa, considerada mais importante por registrar os diálogos entre os integrantes da tripulação, foi encontrada a cerca de dez metros da primeira. As duas estão agora em um container com água para impedir sua deterioração e ficarão submersas até chegar à sede do BEA em Bourget, na região de Paris. "Se pudermos ler seus registros, será possível compreender o que ocorreu", advertiu Troadec, relatando que tudo dependerá da corrosão do material.
Até o momento, os motivos da tragédia não foram explicados. Os investigadores determinaram que a falha das sondas de velocidade da aeronave, chamadas Pitot, da fabricante Thales, foi uma das causas, mas consideraram que essa avaria não basta para explicar o acidente.

Professores e acadêmicos debatem desafios da escola no XIV ENACED

Abertura oficial do evento ocorreu na
noite desta segunda-feira, na UNIJUÍ
Campus Santa Rosa
A UNIJUÍ abriu na noite desta segunda-feira as atividades do XIV Encontro Nacional de Educação - ENACED. Cerca de 400 professores e acadêmicos participam de palestras, oficinas e apresentações de trabalhos científicos.
Com o tema ‘Conhecimento e Aprendizagem: o desafio da escola na contemporaneidade’, o evento tem o objetivo de oportunizar um espaço privilegiado de socialização de conhecimentos e saberes, de interação e interlocução entre professores, pesquisadores e acadêmicos. A perspectiva é para novas investigações que qualifiquem o trabalho educativo.
Na abertura oficial o tema de discussão foi ‘O Processo de Aprendizagem em Contextos Atuais’, ministrado pela professora da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Dóris Pires Vargas Bolzan. A professora do curso de Pedagogia da UNIJUÍ, Elisabete Andrade fez a mediação da mesa. Na noite também ocorreram apresentações artísticas da Escola Municipal Raul Oliveira. O Coordenador do XIV ENACED e coordenador adjunto do curso de Pedagogia da UNIJUÍ Campus Santa Rosa, Professor Celso Martinazzo, destacou a expressiva participação no congresso bem como nas inscrições de trabalhos, com participantes dos três estados do Sul do Brasil, Espírito Santo e Mato Grosso.
O ENACED é uma promoção da UNIJUÍ com apoio da Fundação de Amparo a Pesquisa do Rio Grande do Sul - FAPERGS, Prefeitura de Santa Rosa, Sinpro/RS, Governo do Estado do Rio Grande do Sul e Cpers Sindicato. Estiveram presentes na abertura oficial do evento o Pró-reitor da UNIJUÍ Campus Santa Rosa, Professor Pedro Büttenbender, a Secretária Municipal de Educação de Santa Rosa, Neli Cadaval da Costa, a Coordenadora do curso de Pedagogia da UNIJUÍ, Professora Marta Borgmann, o Coordenador do 10º Núcleo do Cpers, Sr. Aládio Kotowski, Márcia Regina Lucca, representando a 17ª Coordenadoria Regional de Educação, e a professora Hedi Maria Luft, que representou o Sinpro Santa Rosa.
Nesta terça-feira os participantes participarão de oficinas e na quarta-feira nova palestra com o tema ‘O Desafio da Docência e da Aprendizagem Escolar em Tempos de Complexidade’, com a professora Izabel Petraglia, da UNINOVE, de São Paulo. As atividades seguem até sexta-feira.