10 julho 2009

Secretaria de Educação Participa do Fórum Regional de Educação Infantil na Unijuí

A Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Três de Maio, participou nesta quinta-feira (09), do Fórum Regional de Educação Infantil, realizado no Campus Universitário da Unijuí, em Ijuí.
Na oportunidade, estavam participando do evento representantes de cerca de 20 municípos da região. Três de Maio, estava representado pela secretária de Educação Maria Elena Fin Naressi, as coordenadoras de Educação Infantil Gelci Assmann e Rejane Zimmer. Na ocasião, foi discutida a situação em que se encontram todas as escolas de educação infantil. Neste debate cada representante pôde relatar como anda a educação infantil em seu município, envolvendo vários temas.
O debate foi coordenado pela professora Noeli Valentina Weschenfelder, da entidade promotora do Fórum. Ela faz parte do Fórum Estadual de Educação Infantil. Após o debate, os participantes sugeriram a realização de um novo encontro, para viabilizar as soluções dos problemas apresentados. O próximo Fórum acontecerá na primeira quinzena de setembro no mesmo local.

Vem aí o avalista do agricultor

As repetidas queixas dos agricultores a cada safra quanto às dificuldades de acessar o crédito podem estar perto do fim. A solução deve surgir a partir da criação do fundo garantidor de crédito para o setor rural, iniciativa aprovada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
Funcionaria como um avalista junto aos bancos para casos de produtores classificados nos níveis mais alto de risco devido a problemas de garantias e limites. O fundo asseguraria o pagamento à instituição financeira na hipótese de inadimplência – depois, o banco executaria o agricultor e o recurso voltaria ao fundo. Com esta segurança, as instituições seriam menos restritivos no momento de liberar os recursos.
Conforme o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, o fundo deverá ter entre R$ 7 bilhões e R$ 10 bilhões e irá operar, em um primeiro momento, apenas para investimento em máquinas e equipamentos. A parte de custeio, por ser mais complexa, demandaria estudos mais aprofundados. O detalhamento do fundo deverá ser discutido em encontro entre entidades ligadas a agricultura e o governo na próxima semana, em Brasília.
O deputado federal Luis Carlos Heinze (PP), da Comissão de Agricultura da Câmara, pede pressa na criação do fundo e afirma que a questão do custeio é a mais urgente. O mesmo entende a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), que montou uma proposta de estruturação do fundo.
A coordenadora da assessoria econômica da entidade, Rosemeire Santos, diz que a prioridade é reintegrar ao sistema de crédito o produtor que hoje estaria excluído por problemas de cadastro e assegurar recursos para o plantio.
– A maior necessidade é garantir a safra 2009/2010 – sustenta Rosemeire.