23 setembro 2010

Integrantes da quadrilha presa hoje em Caxias do Sul já tinham sido detidos em 2007

As 18 pessoas presas durante a Operação Espelho, desencadeada pela Polícia Federal (PF) em Caxias do Sul, na manhã desta quinta-feira, já haviam sido pegas pela Polícia em 2007. Conforme o chefe da PF na Serra gaúcha, delegado Noerci da Silva Melo, o excesso de prazo durante a realização da investigação criminal fez que os detidos fossem soltes e se rearticulassem.
“A cúpula dessa organização dessa organização criminosa era a mesma de uma operação nossa de 2007. Naquela ocasião, 56 pessoas foram presas e todas soltas por excesso de prazo durante a investigação criminal. Em dezembro do ano passado, tivemos a informação que o grupo tinha se reestruturado e estava traficante drogas no moldes de antes”, afirmou o delegado em entrevista à Rádio Guaíba. 
De acordo com o delegado, a quadrilha movimentava aproximadamente uma tonelada de cocaína por mês. “O bando o braço do Primeiro Comando da Capital (PCC), facção formada por traficantes do Rio de Janeiro, aqui no Rio Grande do Sul”, garantiu Noerci da Silva Melo. Três procurados continuam foragidos. Um dos detidos é o apontado como líder da quadrilha e foi encontrado em casa no Balneário Camboriú, em Santa Catarina. 
As investigações iniciaram em dezembro de 2009, quando a PF encontrou, em um sítio de Torres, 262 quilos de cocaína e produtos químicos adulterantes que estavam enterrados. Outras apreensões foram realizadas, com apreensão total de 310 quilos. Nesta quinta-feira, foram cumpridos 26 mandados de busca e apreensão, mas a PF ainda não tem a contabilização do material apreendido. No Rio Grande do Sul, foram cumpridos mandados em Caxias do Sul, Porto Alegre, Viamão e Tramandaí.

Campus Santa Rosa recebeu 1,4 mil alunos no Profissional do Futuro 2010

O Profissional do Futuro 2010 da UNIJUÍ Campus Santa Rosa recebeu 1,4 mil alunos de Ensino Médio de Santa Rosa e região nesta quarta-feira. Os alunos participaram de uma mostra de cursos, de 22 oficinas e palestra, que passaram informações sobre os 47 cursos ofertados pela Instituição.
Professores, estagiários, bolsistas e acadêmicos estiveram a disposição dos alunos para esclarecer dúvidas sobre os cursos e profissões. Funcionários da UNIJUÍ passam informações sobre bolsas e benefícios oferecidos pela Universidade. Os alunos das escolas da região puderam vestir uma toga, simulando o momento da formatura.
O Profissional do Futuro já ocorreu no Campus Três Passos e ocorre também no dia 24 de setembro em Panambi e nos dias 29 e 30 de setembro no Campus Ijuí. No dia 30, em Ijuí, ocorre a grande final da Gincana UNIJUÍ Minha Escola é Dez. Nos eventos os alunos de ensino médio já terão as primeiras informações do Vestibular Verão 2011, além de receber brindes da Instituição.
As escolas ainda podem realizar sua inscrição pelo site www.unijui.edu.br/profissionaldofuturo. Os alunos que participarem do Profissional do Futuro terão desconto na taxa de inscrição do vestibular, mas para o mesmo devem realizar a inscrição individual, também pelo Portal.

Curso de panificação caseira em Porto Mauá

De segunda a quarta-feira, 20 a 22 de setembro de 2010, na parceria Administração Municipal, SENAR e Sindicato Rural de Tuparendi, foi realizado no salão de São José do Mauá, interior de Porto Mauá, o curso de “Panificação Caseira”, com aulas teóricas e práticas, onde as 12 alunas do curso aprenderam sobre: histórico da panificação, higiene pessoal, higiene dos utensílios, dos equipamentos e do ambiente, ingredientes básicos (pães diversos, bolachas e massas), preparo de pães, bolachas e massas diversos, receitas de pães, bolachas e massas, processos básicos de congelamento e armazenamento, embalagens e referências.
Fazer pão é uma tarefa muito recompensadora na cozinha, mas para que tudo ocorra bem, existem métodos e formas para fazer pão com qualidade. A massa de pão percorreu uma longa estrada, através dos séculos, desde a sua versão mais simples, no aspecto e nos ingredientes, até a rica e variada elaboração de hoje, apreciada em todos os cantos do planeta.
O curso foi ministrado por Veridiana Zuleica Marx, instrutora do SENAR, da cidade de Três Passos. O encerramento foi realizado na quarta-feira, às 16 horas e contou com a presença do Secretário do Sindicato Rural de Tuparendi, Volmir Golin.

Docente da SETREM participa de debate sobre educação inclusiva em Brasília

Envolvida nos debates relacionados à inclusão, a Professora do Curso de Pedagogia da SETREM Jane Teresinha Dinini Rodrigues participou, em Brasília, nos dias 16 e 17 de setembro, de Reunião Técnica da Secretaria de Educação Especial do MEC e Seminário da Educação Especial: direito à educação inclusiva.
O evento contou com participação de 50 profissionais dentre as quais membros do Ministério da Educação, do Ministério Público Federal, Promotores de Justiça, Ministério da Saúde, Secretários de Educação de diversos Estados do Brasil, Comissão Permanente da Infância, Juventude e Educação do Grupo Nacional de Direitos Humanos do Ministério Público Brasileiro, professores que atuam em Atendimento Educacional Especializado além de convidados.
Com a presença permanente da Secretária de Educação Especial do MEC, Professora Claudia Dutra, as atividades foram de intensos debates, bem como apresentações de experiências de implantação de sistemas educacionais inclusivos de diversos estados do Brasil (Acre, Piauí, Goiás, Minas Gerais, Santa Catarina, entre outros).
Também foram apresentadas as Políticas e ações intersetoriais dos Ministérios de Educação, Saúde, Direitos Humanos e Assistência Social, que favorecem a inclusão escolar e uma aprofundada discussão sobre a atuação do Ministério Público e da Sociedade Civil na garantia do direito à Educação das Pessoas com Deficiências, tema que foi defendido pela Promotora Rebecca Monte Nunes Bezerra, Presidente da Associação Nacional dos Membros do Ministério Público na Área de direito do Idoso e da Pessoa com Deficiência. Ainda, na oportunidade, acompanhou-se a análise do processo de inclusão a partir do olhar de familiares de pessoas com deficiências.

Polícia apreende 220 kg de maconha em porta-malas de carro em Nonoai

Patrulheiros do Grupamento Rodoviário da Brigada Militar de Nonoai apreenderam, por volta das 16h30min desta quarta-feira, 220 kg de maconha num Honda Civic que havia sido furtado na cidade de Santa Fé (PR). O veículo foi abordado durante uma operação de rotina na ERS-406, próximo ao perímetro urbano de Nonoai.
O condutor abandonou o carro e fugiu a pé para um matagal às margens da rodovia. Na revista, os patrulheiros encontraram a droga no porta-malas e no banco traseiro do veículo.
Os patrulheiros promoveram buscas, mas o condutor do Honda não foi localizado. O veículo estava com placas frias de Curitiba. A droga foi levada para a Delegacia da Polícia Federal de Passo Fundo.

Audiência pública debate mobilidade urbana em Três de Maio

Poucas pessoas participaram da audiência pública sobre trânsito realizada na noite desta quarta-feira na Câmara de Vereadores de Três de Maio. Mas esse fato não impediu que um grande número de idéias surgisse do debate proporcionado durante a reunião aberta a comunidade dentro da programação da Semana Municipal do Trânsito.
O secretário de Habitação e Mobilidade Urbana de Santa Rosa Ramão Moreira fez uma apresentação de medidas que foram tomadas no vizinho município para melhorar o trãnsito. Conforme ele, Três de Maio deve tratar do tema no dia a dia porque a mobilidade urbana deve ser planejada constantemente. "Não há mais espaço para improvisão, precisamos de planejamento profissional para tornar o trãnsito mais eficiente e seguro para motoristas e pedestres", receitou.
Entre as propostas apresentadas pela comunidade tres-maiense está a formação de uma comissão que vai aprofundar a discussão sobre a mobilidade urbana. A implantação do estacionamento rotativo, a diminuição do número de retornos nos canteiros centrais e melhor fiscalização de motociclistas foram algumas das sugestões apresentadas.

Incêndio de grandes proporções consome fábrica de velas no Vale do Sinos

Um incêndio na manhã desta quinta-feira atinge uma fábrica de velas em Sapucaia do Sul, no Vale do Sinos. Três caminhões do Corpo de Bombeiros de Sapucaia do Sul, São Leopoldo e Esteio estão envolvidas no combate ao fogo. A empresa fica na Rua Adelaide Corrêa, no bairro Colonial.
O fogo é de grandes proporções. As chamas são altas e a fumaça, espessa, cobre boa parte do bairro. Os bombeiros, além de isolar a área, estão preocupados com os moradores ao redor do local fogo, uma vez que as chamas se alastram para as residências vizinhas. O pavilhão está sob risco de cair.
Seis caminhões estão envolvidos na operação. Com a força das chamas, já tiveram de reabastecer a água de seus reservatórios três vezes.
Ainda não há informações sobre possíveis vítimas. Segundo a moradora Greice Quele da Costa, 24 anos, é sabido que uma pessoa dormia no galpão diariamente. Ele trabalhava como vigilante da empresa.
— Mandaram o pessoal sair da rua porque o fogo está se alastrando. Os fios de luz já queimaram e a casa do lado está pegando fogo — aponta a moradora Greice.

Quinta-feira deve ter ar seco, sol e máximas de até 24°C em parte do Estado

O ar seco deve garantir uma quinta-feira com predomínio de sol na Região Sul e na Campanha, com previsão de um amanhecer mais frio com temperaturas mínimas em torno de 10 a 12°C no RS, segundo a meteorologista da RBS, Estael Sias.
As aberturas de sol favorecem a gradativa elevação das temperaturas durante a tarde de quinta, com máximas que podem alcançar 24°C. A oscilação térmica será típica do período de transição da primavera.
Na região norte do Estado, o cenário é outro. A instabilidade mantém a presença das nuvens ao longo do dia com risco de pancadas de chuva a qualquer hora. Devido a cobertura de nuvens, as temperaturas oscilam pouco e o dia começa com mínima em torno de 17°C e a máxima não passa muito dos 21°C.
O risco de temporais fica restrito as áreas de divisa com Santa Catarina (SC).

Grêmio sai na frente, mas Flamengo busca empate no Olímpico

O Grêmio de Renato recebeu o Flamengo de Silas na noite desta quarta, no Olímpico, saiu na frente, mas o adversário buscou o empate por duas vezes. O placar fechou em 2 a 2, pela 24ª rodada do Brasileirão.
Douglas abriu o placar para o Grêmio aos sete do primeiro tempo. Aos 33, Kleberson empatou. No segundo tempo, Jonas colocou o Tricolor em vantagem aos nove, mas o Flamengo igualou de novo, com Petkovic, aos 40.
Com o resultado, o Grêmio é 10º colocado, com 30 pontos, mas ainda pode perder posição para o Vitória no complemento da rodada. Já o Flamengo é o 14º, com 28.

Inter perde para o Atlético-PR na Arena da Baixada

O Inter teve domínio da partida, mas não conseguiu traduzir posse de bola em gols. Assim, foi derrotado pelo Atlético-PR por 1 a 0, na noite desta quarta-feira. A partida foi disputada na Arena da Baixada, em Curitiba. De falta, Paulo Baier marcou o único gol.

Com a derrota, o time de Celso Roth caiu para a quinta colocação, com 38 pontos. Ficou a nove do líder Corinthians, que venceu o clássico contra o Santos. Já o Atlético-PR subiu para sexto, com 37.
Suspensos

Assim como Bolívar, Wilson Matias também recebeu o terceiro cartão amarelo contra o Atlético-PR. Assim, cumprirão suspensão automática contra o Corinthians.