21 janeiro 2013

Avó faz o parto do neto no acostamento de estrada

Foto: Thamara Dias Goulart / arquivo pessoal
Nascido na sexta-feira, o pequeno Lucas deve cada batida de seu coraçãozinho a duas mulheres. Uma é sua mãe, Sílvia Rodrigues Escobar, 24 anos. A outra é sua avó paterna, Thamara Dias Goulart, 46. A primeira lhe deu a vida. A segunda, não deixou que sua vida fosse embora. Além de fazer o parto do neto – dentro de um carro, a meio caminho entre São Borja e Santiago –, por duas vezes naquele dia, Thamara daria o ar de seus pulmões para que o menino não morresse.

O nascimento foi atribulado. Sílvia, que mora em Santa Maria, passava férias na casa dos pais, em São Borja, quando, no início da semana, apresentou sintomas de pré-eclâmpsia (doença que provoca hipertensão em gestantes). A mãe foi hospitalizada e recebeu medicamentos para apressar a maturação dos pulmões do bebê. Na quinta-feira, recebeu alta do médico, que autorizou o retorno para Santa Maria. Coube a Thamara, que é enfermeira obstétrica, fazer o transporte da gestante. Ainda bem. A viagem começou por volta das 9h15min. Às 10h, o bebê estava nascendo, aos sete meses de gestação.

A enfermeira fez o parto no acostamento, a 50 quilômetros de Santiago, tendo por testemunhas a mãe de Sílvia, Rosângela Escobar, e o filho, Thiago Goulart Bender, 26 anos. Ao perceber que a criança não conseguia respirar, Thamara começou a fazer respiração boca a boca e massagem cardíaca no pequenino, que chegou ao mundo com 850 gramas.

– A sogra do meu filho não tem carteira de motorista, mas teve de dirigir porque tentávamos acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas nenhum celular pegava. Fomos dirigindo até um posto de combustíveis de Santiago quando conseguimos falar com eles – conta a enfermeira.

Lucas foi levado de ambulância para o Hospital de Caridade de Santiago, onde foi entubado e teve a respiração garantida por ventilação manual. Como o hospital não tem UTI Neonatal, a criança precisava ser transferida para Alegrete. Chegar lá, foi outro capítulo da batalha de Lucas pela vida.

Uma ambulância do Samu de São Borja foi acionada para fazer o transporte, mas os profissionais não sabiam chegar na Santa Casa de Alegrete. No meio do caminho, pediram orientações a uma viatura da Brigada Militar, que acabou servindo de escolta. Outro obstáculo para a salvação de Lucas foram as más condições da estrada.

– Quando estávamos quase chegando, a ambulância entrou em um buraco, e o Lucas extubou (os tubos presos à traqueia do bebê soltaram). Voltei a fazer respiração boca a boca – lembra Thamara.

Na chegada ao hospital, o lado enfermeira deu lugar ao lado avó: Thamara entrou na unidade com o neto nos braços gritando por socorro. Nas horas seguintes, Lucas retribuiu com valentia o esforço dos médicos e de seus familiares.

– Todo o prematuro é um paciente de risco, mas ele está estável e toma 1ml de leite materno, por sonda, a cada três horas. Como recebeu medicação para amadurecer os pulmões, ele já tenta respirar sozinho. Ele passou por poucas e boas mas vai vencer – conta a enfermeira e avó, cheia de orgulho e esperança.

Governo antecipará em três semanas campanha contra gripe A no RS

Segundo a Secretaria da Saúde, vacinação deve começar em
abril (Foto: Arquivo PMN)
A campanha de vacinação contra a gripe A deve começar mais cedo em 2013 no Rio Grande do Sul. Segundo a Secretaria Estadual da Saúde (SES), as vacinas devem ser distribuídas a partir do dia 15 de abril, com três semanas de antecedência em relação ao ano passado. Em 2012, a imunização foi iniciada em maio. O período de vacinação vai até o dia 26 de abril, com possibilidade de prorrogação do prazo.

A expectativa da pasta é de que sejam distribuídas três milhões de vacinas, a mesma quantidade da última campanha. No ano passado, quando começaram a surgir os casos de morte por gripe A, faltaram doses da vacinas nas unidades públicas de saúde de várias cidades. Houve registro de longas filas nos postos de saúde e aumento da procura pelo produto em clínicas particulares. Há a possibilidade de ampliação no número de doses.

De acordo com o governo estadual, a imunização antecipada foi um pedido feito ao Ministério da Saúde em novembro de 2012, quando o secretário da Saúde, Ciro Simoni, viajou a Brasília para solicitar mudanças na polícia de combate ao vírus H1N1 no estado. Além da antecipação da campanha, Simoni sugeriu a ampliação da vacinação, o que ainda não está confirmado.

A Secretaria da Saúde ainda espera aumentar em 2013 o número de grupos de risco que receberão a vacina gratuita contra o vírus. Doentes crônicos, crianças entre 2 e 5 anos de idade, funcionários de presídios, delegacias e casas de passagem poderão figurar na nova lista. Profissionais da saúde, indígenas, idosos e crianças de seis meses a dois anos e gestantes formam o grupo prioritário.

Em 2012, dos 525 casos confirmados no estado, 67 deles resultaram na morte dos pacientes. O número é quase cinco vezes maior do que o registrado em 2011, quando 14 pessoas morreram em decorrência do vírus. Em 2010, nenhuma morte foi contabilizada por gripe A no estado. O ápice de circulação do vírus ocorre em 2009, quando foram contabilizadas 298 mortes por gripe A no estado.

Mais uma usina hidrelétrica está pronta para entrar em operação na região

PCH é a terceira usina construída no rio Turvo; outras duas
já estão em operação (Foto:trespassos News)
Concluída no final de 2012, a PCH Toca do Tigre, localizada no rio Turvo, entre os municípios de Braga e Bom Progresso, na Região Celeiro, aguarda apenas a inauguração para entrar em funcionamento. A barragem é a terceira das sete previstas para serem construídas ao longo do rio.

Concluída no final de 2012, a PCH Toca do Tigre, localizada no rio Turvo, entre os municípios de Braga e Bom Progresso, na Região Celeiro, aguarda apenas a inauguração para entrar em funcionamento. A barragem é a terceira das sete previstas para serem construídas ao longo do rio.

Veículo capota na RSC 472 em Tenente Portela

Fiat Strada capota na RSC-472 em Tenente Portela
(Foto: Portela Online)
Um Fiat Strada, placas de Tenente Portela, capotou na rodovia Três Passos - Tenente Portela (RSC-472), na tarde de domingo, 20 de janeiro.

João Benício de Arruda Flores, 55 anos, perdeu o controle do Fiat Strada que conduzia, saiu fora da pista e capotou em um barranco com altura de mais de 20 metros, por volta das 19h. O acidente aconteceu no sentido Três Passos para Tenente Portela.

Flores foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e encaminhado ao Hospital Santo Antônio onde passa por exames de Raio X. Segundo informações extra-oficias a vítima sofreu escoriações pelo corpo, mas sem gravidade.

Os motivos do acidente ainda são desconhecidos.

Preso autor de homicídio em São Luiz Gonzaga

Foto: Polícia Civil de São Luiz Gonzaga
A Polícia Civil realizou na manhã deste domingo (20) a prisão de I.P.L., 35 anos, autor da morte de Adriana Oliveira, crime praticado no dia 19.01.2013, às 3h, em um baile no Clube Renascer, Bairro Centro em São Luiz Gonzaga.

Não serão divulgados, neste momento, os dados pessoais do preso, por tratar-se de prisão temporária, sendo critério da Delegacia somente fazer tais divulgações em casos de prisão em flagrante, após decretação da prisão preventiva, ou estando foragido o investigado.

As investigações iniciaram imediatamente após o crime, sendo apurado que o autor estava no baile, onde discutiu com outro homem, sendo ambos retirados do estabelecimento por seguranças. O autor saiu do local, retornando após vinte minutos, e discutiu novamente com seu desafeto, que estava em frente à porta do Clube, desferindo um tiro contra essa pessoa.

O alvo visado pelo atirador não foi atingido, porém o projetil atingiu Adriana, que estava no interior do Clube, dançando com o marido e amigos, causando-lhe morte imediata.

I.P.L. foi preso em uma casa de parentes da Vila Paz, onde estava escondido. Foram realizadas buscas em três lugares, e o próprio preso indicou o local onde estava escondida a arma do crime. Foi apreendido um revólver calibre .38, com numeração raspada, municiado com cinco cartuchos intactos do mesmo calibre.

A Delegacia de Polícia agradece ao apoio da Brigada Militar, que auxiliou no monitoramento dos deslocamentos do acusado, enquanto a ordem judicial ainda não havia sido deferida.

A prisão temporária tem prazo de cinco dias, prorrogáveis por mais cinco se houver necessidade, devendo o Inquérito ser concluído em dez dias. Ao final, a Polícia Civil examinará a possibilidade de representar pela decretação da prisão preventiva do preso.

Após confirmação de casos importados, governo convoca população para combater mosquito da dengue

A melhor prevenção contra a dengue é combater o
mosquito
A melhor prevenção contra a dengue é combater o mosquito. Esta é a mensagem do material educativo que o Governo do Estado distribui em ações do programa Verão numa Boa, lembrando a população sobre medidas simples que são fundamentais para evitar focos do Aedes aegypti. E para auxiliar no reforço das ações de prevenção, a Secretaria Estadual da Saúde também disponibilizou R$ 2,6 milhões para 126 municípios.

Entre os beneficiados, estão os 79 municípios considerados infestados pelo mosquito, ou seja, que nos últimos 12 meses tiveram a presença do inseto na forma de larvas em domicílios, com especial atenção aos onze municípios que nos últimos três anos registraram casos da doença. Também foram garantidos recursos às cidades de fronteira ou aqueles que são destino de veranistas. O repasse pode ser usado pelos gestores municipais para campanhas educativas, ampliação das equipes de agentes de combate a endemias e qualificação da estrutura material (veículos, equipamentos, uniformes, entre outros).

O material educativo desenvolvido pela Secretaria Estadual da Saúde (SES) inclui jogos de memória, jogos informativos em formato de folder, imãs de geladeira e cevadores de mate. Eles orientam a população a não acumular água em vasos, fechar caixas d'água e limpar bebedouros de animais, entre outras ações que devem ser adotadas para a eliminação de focos do mosquito.

A distribuição é feita em atividades do Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), como as barracas itinerantes que percorrem o Litoral, onde a população também pode conversar com técnicos do centro e se informar sobre outras doenças. Neste final de semana, as barracas estão em Capão da Canoa, no Litoral Norte, e em São José do Norte, no Sul.

Aumento de casos em Mato Grosso do Sul coloca Noroeste gaúcho em atenção

O aumento dos casos de dengue em Mato Grosso do Sul (MS), que já soma quase sete mil nas duas primeiras semanas de janeiro, levou o CEVS a solicitar atenção das vigilâncias municipais do Noroeste do Estado, em virtude do intenso fluxo de pessoas entre as duas regiões. A recomendação é para que os profissionais de Saúde estejam atentos a suspeita de dengue em pacientes com histórico recente de viagem a MS, além do reforço das ações de prevenção.

No Rio Grande do Sul, não há registros de casos contraídos no Estado (autóctones) em 2013. Cinco casos importados do Mato Grosso e do Rio de Janeiro foram confirmados até o momento, em Cândido Godói, Caxias do Sul, Espumoso (2) e Porto Alegre. Em 2012, foram confirmados 122 casos, sendo 79 importados e 43 autóctones.

Aqui em Três de Maio, onde o índice de infestação de larvas pode ter aumentado cinco vezes de novembro para janeiro, a maior preocupação está relacionada com as pessoas que guardam água da chuva em tonéis e outros reservatórios sem tampa. Conforme o secretário da Saúde, Valdemar Fonseca,  os moradores que não colaborarem com o mutirão contra a dengue podem ser multados.