20 setembro 2009

Câmara de Horizontina apresenta maquete de sua nova sede e anuncia inicio das obras para novembro

O arquiteto Luiz Carlos Stein, apresentou o projeto final do novo prédio da Câmara de Vereadores de Horizontina que irá ser construído em frente ao Colégio Cisto Rei.
Os Vereadores entenderam que o prédio deve ser de grande amplitude para poder abrigar eventos de toda natureza, entre eles formaturas, exposições, palestras, teatros e etc. desta forma, segundo o Presidente Álvaro Callegaro, não será uma obra somente para o uso da Câmara e sim para toda comunidade usufruir.
Segundo o Projeto, no plenário haverá espaço aproximadamente para 850 pessoas sentadas, sendo que com isso comportará grandes eventos.
Agora, o segundo passo, será a abertura da licitação da primeira etapa da obra. A previsão para o início das obras é no mês de novembro do corrente ano.
O Presidente Callegaro juntamente com demais vereadores estão analisando a possibilidade de financiar a obra parcelando o valor em diversos anos e desta forma poder dar celeridade na execução e término do Projeto.
Sem dúvida, foi uma decisão corajosa, decisiva ,importante mas sobretudo necessária dos Vereadores, pois já no ano de 2006 foi efetuado um investimento na aquisição da área, e agora a própria legislação torna a obrigatório o prosseguimento dos trâmites para construção, para justificar o investimento.
O Secretário Executivo da Câmara de Horizontina, Dari Nass, informou que fez uma pesquisa junto a União Nacional de Vereadores e constatou que atualmente no Brasil 95% das Câmaras Municipais, já possuem sede própria.
Para o Secretário não é justificável e quase impossível a Câmara funcionar junto com a Prefeitura, pois causa prejuízo para a própria independência de poderes previstas na Constituição, devido a certos vícios que se formam.E assim, a Prefeitura terá mais espaço para seus departamentos e secretarias reduzindo custos com prédios locados na cidade.
Anos atrás, a Promotoria Pública, o Cartório Eleitoral também funcionavam junto ao FORUM e hoje estão completamente separados, justamente por isso, concluiu o Secretário.

Expresso Toda Hora já opera o cartão eletrônico

O usuário do transporte coletivo urbano passou a conviver a partir desta semana com uma novidade. Em vez das fichas azuis (trabalhadores) e amarelas (estudantes), para acessar a catraca dos ônibus agora é necessário ser portador do TH Card, o cartão eletrônico que centraliza toda a relação entre os passageiros e o sistema. De acordo com o que estabelece o decreto assinado pelo prefeito Orlando Desconsi, as fichas que ainda circulam porque foram comercializadas pela empresa, serão aceitas até o dia 15 de dezembro próximo.
O TH Card atende quatro modalidades: vale-transporte, servidores municipais, estudante e cidadão. No caso do vale-transporte, que beneficia os trabalhadores da iniciativa privada e um específico para servidores da Prefeitura, os cartões são solicitados pelas empresas da mesma forma como vinha ocorrendo com as fichas. Nada é cobrado pela emissão do cartão. Tocará ao empregador a responsabilidade de renovar os créditos correspondentes a cada trabalhador registrado.
Ao apresentar o cartão ao validador automático, o usuário no ato será informado sobre os créditos ainda disponíveis. Esgotados os créditos e, se não forem renovados, em todos os casos, os cartões serão rechaçados, o que obrigará o usuário a pagar a passagem com dinheiro.
O TH Card Estudante deve ser solicitado pelos pais na sala nº 240, no Edifício Manjabosco, localizado na Avenida Tuparendi, 295. É necessária a apresentação do comprovante de frequência escolar, cópia do RG e comprovante residencial. As recargas de créditos também podem ser feitas na sede da Expresso Toda Hora, em Cruzeiro.
Por último, o TH Card Cidadão atenderá o público em geral, que usa com frequência o transporte coletivo urbano e pretende se beneficiar pela praticidade do novo sistema. Para esse caso, o crédito mínimo é de R$ 18,00 que corresponde a 10 passagens. Em qualquer circunstância, quando o usuário não apresentar o cartão magnético, terá a opção de pagar a passagem com dinheiro.
“A figura do cobrador é mantida e se torna indispensável, tanto que recentemente contratamos mais quatro profissionais para essa área e outros dois ao setor administrativo”, explica Jorge Vione, um dos diretores da Expresso Toda Hora. Segundo ele, o novo sistema assegura a manutenção do benefício da baldeação. Porém, nesse caso, o usuário terá 30 minutos para sair de um ônibus e embarcar no segundo veículo sem precisar pagar de novo.