O usuário do transporte coletivo urbano passou a conviver a partir desta semana com uma novidade. Em vez das fichas azuis (trabalhadores) e amarelas (estudantes), para acessar a catraca dos ônibus agora é necessário ser portador do TH Card, o cartão eletrônico que centraliza toda a relação entre os passageiros e o sistema. De acordo com o que estabelece o decreto assinado pelo prefeito Orlando Desconsi, as fichas que ainda circulam porque foram comercializadas pela empresa, serão aceitas até o dia 15 de dezembro próximo.
O TH Card atende quatro modalidades: vale-transporte, servidores municipais, estudante e cidadão. No caso do vale-transporte, que beneficia os trabalhadores da iniciativa privada e um específico para servidores da Prefeitura, os cartões são solicitados pelas empresas da mesma forma como vinha ocorrendo com as fichas. Nada é cobrado pela emissão do cartão. Tocará ao empregador a responsabilidade de renovar os créditos correspondentes a cada trabalhador registrado.
Ao apresentar o cartão ao validador automático, o usuário no ato será informado sobre os créditos ainda disponíveis. Esgotados os créditos e, se não forem renovados, em todos os casos, os cartões serão rechaçados, o que obrigará o usuário a pagar a passagem com dinheiro.
O TH Card Estudante deve ser solicitado pelos pais na sala nº 240, no Edifício Manjabosco, localizado na Avenida Tuparendi, 295. É necessária a apresentação do comprovante de frequência escolar, cópia do RG e comprovante residencial. As recargas de créditos também podem ser feitas na sede da Expresso Toda Hora, em Cruzeiro.
Por último, o TH Card Cidadão atenderá o público em geral, que usa com frequência o transporte coletivo urbano e pretende se beneficiar pela praticidade do novo sistema. Para esse caso, o crédito mínimo é de R$ 18,00 que corresponde a 10 passagens. Em qualquer circunstância, quando o usuário não apresentar o cartão magnético, terá a opção de pagar a passagem com dinheiro.
“A figura do cobrador é mantida e se torna indispensável, tanto que recentemente contratamos mais quatro profissionais para essa área e outros dois ao setor administrativo”, explica Jorge Vione, um dos diretores da Expresso Toda Hora. Segundo ele, o novo sistema assegura a manutenção do benefício da baldeação. Porém, nesse caso, o usuário terá 30 minutos para sair de um ônibus e embarcar no segundo veículo sem precisar pagar de novo.