29 novembro 2011

PM de Cruz Alta morre durante treinamento

Por Deise Froelich
Por volta das 14h desta terça-feira, um  soldado da Brigada Militar de Cruz Alta  morreu após um treinamento em Cidreira, no Litoral.
De acordo com o Comando Regional dos Bombeiros do Litoral, Rafael Soares Pereira, 25 anos, teve um mal súbito durante um exercício de visualização de vítimas.
Por volta das 10h30min, Pereira, considerado um bom nadador e com condicionamento físico adequado para os exercícios, teve um infarto dentro da água. O soldado foi encaminhado para o pronto atendimento de Cidreira, mas morreu durante a tarde.

Entrevistando a fisioterapeuta Cristine Gregory Blat

Fisioterapeuta Cristiane Gregory Blatt
Esta semana entrevistamos a fisioterapeuta Cristiane Gregory Blatt, que atende ao município de São José do Inhacorá/RS, através de consultório localizado junto ao Hospital São Francisco de Assis. 
Formada na UNICRUZ (Universidade de Cruz Alta) em 2006, especialista em Ortopedia e Traumatologia pelo IOT (Instituto de Ortopedia e Traumatologia de Passo Fundo) em 2009, Acupuntura Dry Needling em 2010. Consultório em Boa Vista do Buricá e São José do Inhacorá.
1. Começando pelos acidentes desportivos, qual/quais os maiores causadores de lesões?
Uma lesão causada pelo desporto deve-se a métodos de treino incorretos, anomalias estruturais que forçam certas partes do corpo mais do que outras e, fraqueza dos músculos, tendões e ligamentos. O desgaste crônico é a causa de muitas destas lesões, que são resultados de movimentos repentinos que afetam tecidos susceptíveis. Geralmente as atividades que apresentam mais impacto e/ou contato físico são as que mais apresentam risco de lesão.
2. Podes referir as idades em que mais frequentemente ocorrem esses problemas? 
Geralmente as lesões no desporto acometem mais as pessoas dos 15 aos 35 anos de idade.
3. Em se tratando de acidentes de trabalho, quais os principais danos, físicos ou psicológicos?
Reações Psicológicas: Raiva, ansiedade, frustração, falta de motivação, insatisfação no trabalho.
 Reações físicas: Sintomas físicos: tonturas, dores de cabeça,         taquicardia, problemas estomacais. Doenças: câncer, doenças do coração.
4. Podes referir quais os setores de trabalho mais afetados? E em que faixas etárias mais ocorrem? 
Na verdade todos os setores apresentam seu grau de lesão, e depende do tipo de serviço pode afetar mais ou menos. A faixa de idade que mais atinge é a do trabalhador ativo jovem ou aquele que apresenta uma lesão crônica ou desgaste articular.
5. Podes mencionar os principais acidentes domésticos?
Os acidentes domésticos são muito comuns, e mesmo com todo o cuidado alguns objetos e situações apresentam riscos, principalmente para as crianças; às vezes esses acidentes são tão graves que podem levar à morte.
6. Outro problema que leva à reabilitação são algumas doenças. Quais as mais usuais nos pacientes?
Aqui no consultório atendo muitos pacientes com AVC (acidente vascular cerebral), mas a grande maioria é referente a degeneração articular,  principalmente da coluna .
7. Em que idades se manifestam mais frequentemente?
Quanto à idade, varia muito, não tem uma idade específica.
8. É importante e/ou frequente o uso de fármacos para a reabilitação? 
Em minha opinião sim, pois eles ajudam na reabilitação, ou melhor, aceleram o tempo de cicatrização da lesão, consequentemente mais rápido ocorre o término da reabilitação da fisioterapia que leva em torno de 4 semanas ou mais.
9. Que materiais/equipamentos são utilizados durante o processo de recuperação?
São utilizados equipamentos eletroestimulantes para cicatrização, cinesioterapia com mobilizações e dissociações, e treinamento de força muscular que é o fim do tratamento, e orientações para suas atividades de vida diária.
10. A reabilitação é um processo lento? Tendo em conta a idade e o traumatismo, pode-se estabelecer um valor médio do tempo de recuperação?
 A reabilitação da fisioterapia depende do tipo e do tamanho da lesão, mas em média 4 semanas, porém pode se estender por mais tempo. Também temos que avaliar a idade do paciente, pois no paciente jovem a reabilitação é mais rápida, já os pacientes mais idosos demora mais.
11. Sente que existe articulação com outras áreas da Medicina? E qual a sua relevância?
Sim. O campo da fisioterapia sempre está ligado a uma outra área da medicina, pois uma coisa leva à outra. Ela também está relacionada com as áreas da nutrição, psicologia, farmácia, fonoaudiologia, pois, sempre temos pacientes que necessitam da complementação de profissionais de outras áreas.
12. Quais os principais atendimentos realizados em sua profissão no Município de São José do Inhacorá?
Como já havia mencionado anteriormente, a maior incidência são problemas relacionados à coluna, joelho, ombro, quadril, e também fraturas.

50 anos da Escola Municipal Duque de Caxias

Também foi realizado um Concurso de Redação e Desenho
A Escola Municipal de Ensino Fundamental Duque de Caxias de Santa Rosa comemorou com festa, no mês de novembro, os 50 anos da escola. É uma longa história de compromisso e seriedade com a educação.
Para homenagear a escola foram organizadas diversas atividades. Na Cerimônia do Bolo Vivo, foram apresentados para a comunidade escolar, fatos vividos, lembranças e vitórias da trajetória. Durante a festa aconteceram apresentações do grupo de Teatro/Dança e demonstração da oficina de Taekwondo, desenvolvida na escola. Foram escolhidas as Garotas e os Garotos Duque de Caxias: Karen R. J. Schneider e Gustavo L. de Oliveira(séries iniciais) e Mikaela N. Krombauer e Kauan de A. Fernandes(séries finais).
Também foi realizado um Concurso de Redação e Desenho. Tainara do Amaral Pereira da Silva venceu no concurso de desenho. Morgana Fátima Pereira, com a redação, “A Duque é o lugar certo para fazer amigos, estudar, trabalhar, ser feliz, pois aqui não se trata só de salas, quadros, horários e conceitos. A nossa escola está cada vez melhor, pelo fato de aqui ninguém trabalhar sozinho, somos um grupo só, entre direção, coordenação, professores, pais e alunos com um só objetivo, a qualidade de ensino para podermos fazer a diferença na comunidade que estamos inseridos (...)”, destacou a aula em um trecho do texto.
A Secretaria de Educação e Juventude parabeniza toda a comunidade escolar pelos 50 anos.

Três de Maio abre comemorações natalinas hoje

Abertura da programação do Natal 2011 de Três de Maio será realizada na noite de hoje em frente a prefeitura. As atividades iniciam às 20 horas e 30 minutos, com apresentação de danças natalinas a cargo dos alunos das Escolas Municipais participantes do Projeto “A Escola vai ao CTG” e, depois, Show Musical com a Banda Estrela Sul de Tuparendi. A decoração natalina já esta pronta nas principais avenidas da cidade. Como a Praça Henrique Becker Filho ainda está em obras, este ano serão iluminadas as árvores do pátio da prefeitura. 
A secretária da Educação Maria Elena Naressi acredita ainda de que o palco da praça esteja concluído até o dia 23 de dezembro para a apresentação da Orquestra de Teutônia.
Participe da ARVORE SOLIDÁRIA, em prol do Lar dos Idosos de Três de Maio. Traga até a recepção da Rádio Colonial AM um quilo de alimento não perecível ou material de higiene e limpeza e deposite na Árvore Solidária, você irá ganhar uma cautela do promocional Três de Maio é Show!

São José do Inhacorá participa do VIII Seminário Internacional da Primeira Infância

Com um público de 1.700 participantes, foi discutido o 
Tema “Visitação domiciliar: compartilhando vivências”
Nos dias 23 e 24 de novembro de 2011 a Pedagoga Ana Cristina Martinelli e as Visitadoras Cleia Cledir Hanauer Dilly e  Lisani Taisa Zuhl Ludwig do Programa da Primeira Infância Melhor- PIM  participaram do  VIII Seminário Internacional da Primeira Infância e I Encontro Estadual de Visitadores Domiciliares, o Evento foi realizado na PUCRS em Porto Alegre. 
Com um público de 1.700 participantes, foi discutido o Tema “Visitação domiciliar: compartilhando vivências”, pois a visita domiciliar considerada um dos eixos transversais mais eficazes para a gestão de uma política que leva em conta as linhas de cuidado, maneira de se alcançar e garantir o acesso real e efetivo da atenção às populações mais necessitadas. São os visitadores que realizam este contato, dialogam, orientam, estabelecem vínculos, comprometem-se em instigam ao compromisso. É uma relação de troca, onde a confiança e o respeito são construídos gradativamente. 
Palestrantes de renome Nacional e Internacional como Ricardo Burg  Burg Ceccin de Porto Alegre, Lori Roggmann (Utah/EUA), Salvador Herencia (Lima/Peru), Leonardo Yáñez (Holanda), entre outros,  estiveram abrilhantando o evento. 
Para a Pedagoga Ana Cristina Martinelli “O Seminário foi de fundamental importância, pois nos proporcionou refletir sobre nossas práticas pedagógicas no desenvolvimento das atividades desenvolvidas no Programa Primeira Infância Melhor- PIM”. Foram diversas palestras focadas na infância e saúde discutindo as linhas de cuidado e integralidade da atenção, Avaliando a qualidade da visita domiciliar. Citando experiências do cotidiano do PIM. 

Vaca é encontrada em Kombi furtada na BR 290

Vaca é encontrada em Kombi furtada na BR 290. Veja fotos 
Crédito: Divulgação / PRF / CP
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) encontrou uma vaca sendo transportada em uma Kombi, no km 122 da BR 290, em Eldorado do Sul, na Região Metropolitana. Por volta das 2h desta terça-feira, os patrulheiros abordaram o veículo que estava em mau estado de conservação. Eles foram surpreendidos pelo animal dentro da Kombi, que dividia o espaço com cinco pessoas – dois adultos, uma criança e dois adolescentes.
Conforme a PRF, o veículo havia sido furtado em Viamão no último sábado. O condutor, que foi encaminhado junto com as outras pessoas para a Delegacia de Polícia de Eldorado, tinha antecedentes criminais por receptação. Após apreensão, a vaca foi levada para um órgão que cuida de animais em Porto Alegre.
O transporte de vacas em veículos de passeio não é tão incomum como parece. No ano passado, dois animais foram localizados  apertados dentro de um Gol – carro muito menor do que a Kombi apreendida hoje.  Os policiais que atenderam à ocorrência chegaram a fazer vídeo para registrar a cena.

28ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Três de Maio

Ver. Gilson Grando do PMDB
Dois projetos foram aprovados na 28ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Três de Maio na segunda-feira, dia 28 de novembro, no auditório da ACI/Sindilojas nas dependências do Clube Buricá. Na Ordem do Dia foram aprovados, por unanimidade, os seguintes projetos:
Lei nº 57/2011 altera o Parágrafo 3º do Inciso VI do Artigo1º de março de 2008, e o Projeto de Lei nº 59/2011 cria e institui a implantação  da Área Industrial II, com dimensão de 131.867,97 m² (cento e trinta e um mil, oitocentos e sessenta e sete metros e noventa e sete decímetros quadrados), situada à margem  da BR-472, no subúrbio da cidade de Três de Maio.
Na sessão de ontem, da Câmara de Vereadores de Três de Maio, também foi aprovada por todos os vereadores presentes, a Emenda Modificativa nº 02/2011 da Proposta de Emenda a Lei Orgânica nº 02/2011, de autoria da bancada do PT, que que altera a redação do Caput do Artigo1º e dá outras providencias. Igualmente foi aprovada, em primeira votação, a Proposta de Emenda a Lei Orgânica do Município de Três de Maio, altera em parte o Artigo 7º da Lei Orgânica do município de Três de maio e dá outras providências.
Poder Legislativo
No Expediente recebido do Legislativo Municipal constaram três indicações e uma emenda modificativa.
Indicação Legislativa nº 18/2011, de autoria do vereador Delmar Mebius, da bancada do PSD, solicitando que o Poder Executivo Municipal faça um estudo para a construção de uma pista para prática do esporte de arrancada automobilística (Arrancadão), em área do município de Três de Maio.
Indicação Legislativa nº 19/2011, de autoria do vereador  Gilson Antonio Grando, da bancada do PMDB, pedindo  que o Executivo Municipal crie a Secretaria Municipal da Mulher.
Indicação Legislativa nº 20/2011, de autoria do vereador Delmar Mebius, da bancada do PSD, indicando que o Poder Executivo Municipal providencie a construção de uma pracinha no terreno de propriedade da Prefeitura Municipal, no loteamento Sol Nascente.
Emenda Modificativa nº 02/2011 à Proposta de Emenda da Lei Orgânica nº 02/2011, de autoria da bancada do PT, alterando a redação do Caput do Artigo 1º e dá outras providências.
Presenças
Sec. da Saúde Valdemar Fonseca
A 28ª Sessão Ordinária contou com as presenças dos secretários municipais da Saúde, Valdemar Fonseca e da Indústria e Comércio, Tiago da Rosa. O presidente da ACI, Luiz Augusto Manjabosco, e o presidente do diretório do PMDB local, Vilarim Melgarejo de Abreu, também prestigiaram o trabalho dos vereadores três-maienses.
29ª Sessão
A 29ª Sessão Ordinária de 2011 será realizada na próxima segunda-feira, dia 05 de dezembro, no auditório da Associação Comercial e Industrial, no Clube Buricá, com transmissão pela Rádio Colonial AM. Já a 30ª Sessão acontecerá no Plenário da Câmara de Vereadores de Três de Maio, no segundo piso da agência do Banco do Brasil, após a conclusão, entrega e reinauguração da revitalização na sede permanente da Casa de Leis.

Deflagrada operação contra quadrilha que agia no presídio de Santa Rosa

Quadrilha agia dentro do presídio de Santa Rosa. Veja fotos 
Crédito: Felipe Dorneles / Especial CP
A Polícia Civil deflagrou, nesta terça-feira, a Operação Central Telefônica contra o tráfico de drogas em Santa Rosa, no Noroeste do Estado. Pelo menos 14 pessoas já foram presas; 12 preventivamente e duas temporariamente. Estão sendo cumpridos 16 mandados de prisão e oito, de busca e apreensão.
A polícia investiga, há um ano e meio, uma quadrilha que agia dentro do presídio de Santa Rosa. Nesta manhã, drogas (crack, maconha e cocaína), armas artesanais, tesouras e celulares foram apreendidos durante uma revista na casa prisional. Os integrantes da Polícia Civil e da Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) esvaziaram o albergue onde ficam 90 presos do regime semiaberto e as duas galerias com 230 apenados. Os detentos foram agrupados nos dois pátios da penitenciária e devem ficar fora das celas até o final do trabalho.
A ação, coordenada pelo delegado Márcio Steffens, conta com apoio Gabinete de Inteligência e Assuntos Estratégicos (GIE) e de 140 policiais. Participam ainda agentes e delegados de Santo Ângelo, São Luiz Gonzaga, Três Passos, Cruz Alta, Ijuí e Santa Maria.

IMAMA realiza oficina de conscientização em Manchinha

O encontro foi iniciado pela enfermeira responsável pela 
ESF, Dejanira de Freitas Gomes
Foto: Pato Roberto
Na última terça-feira, dia 22, o Núcleo de Conscientização do Instituto da Mama (IMAMA), de Três de Maio, realizou uma oficina de conscientização no distrito de Manchinha.
A atividade foi realizada no Salão Paroquial Católico da localidade, em parceria com a Secretaria de Saúde, através da unidade de atendimento da rede de Estratégia de Saúde da Família (ESF) Viva Saudável, e contou com a participação de mais de 230 pessoas da área de abrangência, que além de Manchinha, incluí Progresso e Caúna.
O encontro foi iniciado pela enfermeira responsável pela ESF, Dejanira de Freitas Gomes, que destacou a satisfação de ter um salão cheio para tratar de um assunto tão importante, o câncer de mama.
O prefeito Olívio José Casali destacou a importância do Núcleo do IMAMA de Três de Maio, que é um dos poucos existentes no Rio Grande do Sul, que atua na educação, reabilitação, articulação e mobilização social em favor da saúde da mama.
Casali ainda salientou que a saúde é suprapartidária, que se está trabalhando para acertar os ponteiros e melhorar o sistema, e que Três de Maio já está investindo 20% do orçamento público na área da saúde, sendo que 15% é a taxa mínima exigida.
Em uso da palavra, a coordenadora voluntária do Núcleo do IMAMA, Elizabeth Caraffa, ressaltou que além de enfatizar a importância de cuidar da saúde, estas oficinas buscam transmitir que o câncer de mama é uma doença que ameaça a vida, mas tem 95% de chances de cura se diagnosticada em fase inicial.
Em seguida as voluntárias do Núcleo se apresentaram e foram iniciadas as atividades, que abordaram a anatomia da mama, fatores de risco, a importância de ter uma vida saudável e como realizar corretamente o autoexame. Posteriormente à parte teórica da oficina, as vitoriosas deram seus depoimentos de como foi superar as dificuldades da doença, destacando que sempre tiveram muita força de vontade. 
Para finalizar a atividade, as participantes apalparam a 'mamamiga', uma espécie de prótese de mama que possuí três estágios diferentes de nódulos, e uma parte em que a mama está saudável, a fim de comparar a parte normal com as demais.

Ação do fenômeno La Niña reforça possibilidade de estiagem para o verão no Estado

O agricultor Élio Albé, 48 anos, de Caxias do Sul, deveria ter plantado 
milho, beterrabas e cenouras há cerca de 15 dias, mas não pode por causa 
da seca Foto: Juan Barbosa / Agencia RBS
Após mais um dia de calor e o registro da temperatura mais alta em 2011 — 38ºC em Campo Bom  —, a terça-feira promete ser ainda mais quente que a segunda em todo o Estado. Os termômetros devem chegar a 39ºC.
As mais altas temperaturas do ano — até então, a máxima havia sido 37,5°C em 16 de janeiro, em Santa Maria — chegam ao final de um mês extremamente árido no Estado. Conforme dados da Somar Meteorologia e do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o novembro deste ano foi o mais seco da última década.
O nível de chuva no verão deve ficar abaixo da média, o que, somado a uma primavera de poucas precipitações, ameaça provocar estiagem no Estado.
Mas novembro não foi uma exceção. Setembro já havia sido um mês de pouca chuva, com quase todos os municípios registrando índices abaixo da normalidade.
— Essas chuvas de primavera são importantes, porque são elas que enchem os reservatórios e os rios que abastecem as cidades — explica Estael Sias, da Central de Meteorologia da RBS.
Apesar da chegada de uma frente fria ao Estado na quarta-feira, a tendência é de que o padrão de chuvas irregulares e abaixo da média se mantenha ao longo do verão. Os primeiros 15 dias de janeiro, por exemplo, devem ser muito secos, com as precipitações não superando 15 milímetros na maioria das regiões.
Isso ocorre, em parte, porque este é o padrão climático do verão brasileiro. Mas esta configuração, explica Cássia Beu, da Somar Meteorologia, está sendo acentuada pelo fenômeno climático La Niña, que se caracteriza pela esfriamento das águas do Pacífico Equatorial:
— Uma das feições do La Niña é a irregularidade das chuvas no Sul. Isso não quer dizer que elas ficarão necessariamente abaixo da média, mas o intervalo entre as frentes frias será certamente mais longo, o que significa que haverá vários dias seguidos de sol.