04 novembro 2010

Morre a mulher mais velha do mundo

Morre a mulher mais velha do mundo
Crédito: Cyril Folliot / AFP / CP
Morreu às 3h desta quinta-feira (5h de Brasília) a mulher mais velha da humanidade. Eugénie Blanchard, uma religiosa francesa, tinha 114 anos e faleceu num hospital de Bruyn, na ilha de São Bartolomeu, no Caribe
De acordo com o Grupo de Pesquisa em Gerontologia (GRG), autoridade sobre a longevidade dos centenários, Eugénie tinha se tornado a pessoa mais velha do mundo no dia 4 de maio de 2010, após a morte, alguns dias antes, da japonesa Kama Chinen, de 115 anos. Com o falecimento da francesa, o título irá agora para a americana, Eunice Sanborn, residente no Texas, também de 114 anos. 
Nascida no dia 16 de fevereiro de 1896, Eugénie Blanchard deixou a ilha natal de São Bartolomeu (comunidade francesa situada 250 quilômetros ao norte da ilha de Guadalupe), a fim de cumprir com sua vocação católica
em Curaçao, então uma rica colônia holandesa situada ao largo das costas da Venezuela.
Em seu retorno à ilha, na década de 1950, ela recebeu o apelido de "La Douchy", por causa dos doces e guloseimas que oferecia aos jovens da localidade para convidá-los a compartilhar de alguma parábola bíblica. "Quando ela voltou a Saint-Barth, com a aposentadoria, ofereceu bombons às crianças dizendo 'douchy, douchy', e o nome pegou", contou à AFP um de seus sobrinhos, Daniel Blanchard, antigo prefeito de São Bartolomeu.
Após morar por muito tempo em uma dessas pequenas casas típicas da ilha, Eugénie Blanchard viveu por 30 anos
no hospital de Bruyn, situado nas alturas de Gustavia, um pequeno porto da comunidade. "É uma mulher que dedicou sua longa vida para fazer o bem ao seu redor, que nos deixa", afirmou o presidente da região de Guadalupe, Victorin Lurel. A data do funeral de Eugénie Blanchard não foi divulgada. 

Giuliano é eleito o melhor jogador da Libertadores 2010

Giuliano
Jogador que se destacou na campanha do bicampeonato da Libertadores por seus gols decisivos, Giuliano agora recebe o reconhecimento oficial por seus serviços prestados no título continental. Por meio de uma correspondência ao clube, a Conmebol, entidade máxima do futebol sul-americano, divulgou a eleição do artilheiro colorado na Libertadores como o melhor jogador da competição. 
A escolha foi feita em uma votação que contou com a participação de jornalistas esportivos dos diferentes países que participaram da competição. Na edição anterior, Verón, do Estudiantes, ganhara a honra individual. 
O melhor da Libertadores 2010
Depois do trabalho físico no Estádio Beira-Rio, Giuliano rumou para o vestiário sorrindo, ignorando o calor desta tarde. A todos que avistava, o meia indagava: "vocês viram, vocês viram", referindo-se à eleição. 
Além do prêmio, que será entregue no próximo dia 24 de novembro, na sede da Conmebol, em Assunção, no Paraguai, o patrocinador da Libertadores também entregará um cheque no valor de US$ 30 mil que Giuliano, autor de seis gols no torneio, irá doar para uma ONG brasileira.

Acadêmicos de Educação Física realizam atividades de recreação em escola de Santa Rosa

Alunos da Escola Curumim
Alunos do curso de Educação Física da UNIJUÍ Campus Santa Rosa realizaram na noite de ontem atividades de recreação na Escola de Educação Infantil Curumin, de Santa Rosa. A atividade integra as propostas da disciplina de Recreação, que estuda as teorias e praticas da recreação nas diferentes faixas etárias e áreas de atuação profissional.
Na atividade, que teve duração de uma hora e meia, os acadêmicos colocaram em prática o planejamento de um evento recreativo para o contexto escolar. Participaram das atividades crianças de 3 à 5 anos de idade. Os pais também participaram das atividades, acompanhando as crianças durante a vivência das atividades recreativas.
Segundo professora Cléia Dorneles, o importante neste evento foi a proposta atividades recreativas sem objetivar a pontuação, mas propor o prazer e a espontaneidade durante as brincadeiras: “as crianças estavam tão envolvidas com as brincadeiras que não perguntaram quem havia ganhado ou perdido. A recreação escolar deve sempre promover o prazer a alegria, gerando uma maior motivação para os participantes e maior integração dos mesmos ao jogo”.
Os acadêmicos realizaram no final da noite uma avaliação com as crianças sobre as atividades recreativas que mais gostaram de brincar. As crianças destacaram a atividade da caixa surpresa e da teia de aranha como a atividade recreativa que mais gostaram. O que também chamou atenção das crianças foram os dois palhaços que interagiam com as crianças durante as brincadeiras, os demais acadêmicos desafiavam as crianças a resolver as tarefas proposta em cada brincadeira realizada.
A recreação escolar pode ser definida como as atividades e brincadeiras desenvolvidas dentro de um ambiente escolar, mediadas por professores ou recreacionistas, tendo como objetivos a expressão de prazer e alegria.

Prefeitura de Três de Maio vai adotar turno único a partir de segunda-feira

Prefeito Casali
O prefeito Olívio Casali (PP) anunciou a adoção do turno único em entrevista a Rádio Colonial na manhã desta quinta-feira durante viagem a Porto Alegre. Não serão atingidos serviços considerados essenciais a população como os postos de saúde e as escolas municipais. As demais secretarias vão funcionar no horário das 07h às 13h 30min até o dia 31 de dezembro. 
Casali disse que a medida tem o objetivo de reduzir as despesas do município para que possa fechar o ano com recursos em caixa. Pesou na decisão, que não é bem vista por muitas pessoas, o fato de o município perder cerca de R$ 1 milhão de reais no repasse do Fundo de Participação dos Municípios no mês passado.
Quanto a reivindicação dos moradores da Rua São Roque que querem calçamento da via, o prefeito disse que está negociando com bancos recursos que deverão ser destinados para obras de calçamento via Fundo de Aposentadoria ao Servidor Municipal.  

Novidades sobre a Ponte Internacional

Balsa de Porto Mauá
Foi publicado nesta quinta-feira(04), no Diário Oficial o edital para a licitação da empresa que irá realizar o estudo de viabilidade de construção da ponte. Esse processo durou seis meses e deve ser definido na tarde de hoje, às 15h, em Foz do Iguaçu.
Representantes do Ministério dos Transportes irão acompanhar a abertura de preço que irá definir a empresa que fará o estudo nas regiões: Porto Mauá, Porto Xavier e Itaqui. O Prefeito Orlando Desconsi que acompanha o pleito há 10 anos soube da notícia e buscou novas informações. Segundo lhe informaram, assim que for definido o nome da empresa, existe um prazo de até 230 dias a partir da ordem de início que deve ser dada nos próximos dias, para a empresa realizar os trabalhos.

Matrículas na Rede Municipal de Santa Rosa

Alunos da Escola São José
A Secretaria Municipal de Educação e Juventude organizou o processo de matrículas da rede municipal para o ano letivo de 2011, estabelecendo prazos para inscrições, rematrículas e matrículas de alunos novos. Dessa forma a Secretaria pretende realizar um melhor atendimento e de forma mais organizada.
Nas escolas de Ensino Fundamental, de 03 a 19 de novembro de 2010, as famílias devem procurar as escolas para efetuar a rematrícula dos seus filhos, confirmando o interesse pela vaga em 2011.Também, neste período, poderá ser feita a inscrição de novos alunos.
Para a inscrição na Pré-escola e no 1º ano do Ensino Fundamental, as crianças deverão ter completado 5 e 6 anos, respectivamente, até 31 de março de 2011. Para a inscrição é necessário: cópia da certidão de nascimento e de comprovante de residência. De 03 a 07 de janeiro de 2011, as famílias devem retornar à escola para efetuar a matrícula.
Crianças que completarem 6 anos até 30 de junho de 2011, poderão ser matriculadas no 1º ano do Ensino Fundamental, desde que comprovem frequência de um ano na Educação Infantil, conforme resolução do Conselho Municipal de Educação. Nas escolas de Educação Infantil (creches), de 03 a 30 de novembro de 2010 é o período reservado para rematrículas e solicitação de transferências; de 1º a 22 de dezembro período para reinscrições e novas inscrições; e a partir de março de 2011 a efetivação das matrículas.
A Prefeitura está realizando diversos investimentos em reformas, ampliações, melhoras na infraestrutura das escolas da Rede Municipal e para 2011 tem novidades. Duas novas escolas de Educação Infantil: a EMEI Paulo Freire na Vila Progresso (inscrições na EMEI Caminhos do Saber, na Vila Morada do Sol) e a EMEI São Francisco de Assis, no Bairro São Francisco (inscrições na EMEI Bem-me-quer, na Vila Wilkelmann). É importante salientar que as famílias inscritas em 2010 que não fizerem a reinscrição, no período de 1º a 22 de dezembro, terão sua ficha arquivada, pois não terão confirmado a continuidade do interesse pela vaga.

"O processo de segurança do Enem é muito forte", garante presidente do Inep

Presidente do Inep
No próximo fim de semana, cerca de 46 milhões de estudantes devem participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) Joaquim José Soares Neto falou sobre no assunto.
Depois dos problemas que a prova sofreu no último ano — quando um caderno de provas foi roubado de dentro da gráfica e o exame teve que ser adiado às vésperas de sua aplicação — o desafio do Inep é garantir que esta edição do exame transcorra com tranquilidade. O presidente do Instituto ressaltou o cuidado que é tomado na estruturação da segurança da prova. 
— O processo de segurança do Enem é muito forte. Este ano, mais instituições aderiram ao sitema do que no ano passado. Mais alunos também se inscreveram. — afirmou. — O Enem está a altura das grandes instituições brasilerias, não tenho dúvida disso — ressaltou Soares Neto.
O presidente ressaltou ainda que o Enem seria um instrumento de aprimoramento da educação no país. Segundo ele, indicadores mostram a educação do Brasil está melhorando e que o Enem traz "democratização das vagas".
— Antes, o estudante tinha que pegar ônibus e ir até outra cidade para fazer vestibular. Hoje, a prova vem até ele — sintetiza.

Mega Sena acumula e pode pagar R$ 5 milhões no próximo sorteio

Nenhum apostador acertou as seis dezenas da Mega Sena sorteadas na noite desta quarta-feira, no concurso 1.128, na cidade de Tauá, no Ceará. Com isso, o prêmio pode chegar a R$ 5 milhões no próximo sorteio, que será realizado no sábado. 
De acordo com a Caixa Econômica Federal, 43 apostas fizeram a Quina e cada uma delas receberá R$ 24.741,50. Os acertadores da Quadra foram 3.050, que receberão R$ 498,30, cada um. 
As dezenas sorteadas foram 10, 23, 36, 50, 52 e 60. 
Mega da Virada 
As lotéricas da Caixa estão recebendo desde o dia 1º de novembro as apostas para a Mega da Virada. Até agora, o acumulado para o prêmio, que será sorteado no dia 31 de dezembro, está em R$ 52.354.614,11.

Tarso oficializa convite para que o PDT integre o governo

Tarso e o vice, Beto Grill (ao fundo)
já discutem cargos com PDT
Foto:Caco Argemi, Divulgação
No dia em que o PDT foi formalmente convidado a integrar o governo Tarso Genro (PT), nomes do partido para compor o secretariado já começaram a surgir. O deputado estadual Gerson Burmann (PDT) será indicado pela bancada pedetista para assumir um dos cargos de primeiro escalão.
Em encontro ontem à tarde na sede do PDT gaúcho, Tarso expressou a dirigentes e parlamentares trabalhistas sua intenção de que a legenda participe da “direção do governo”. O partido prometeu ao governador eleito uma resposta no próximo dia 22, quando o diretório da sigla se reunirá para bater o martelo. Mas líderes do PDT reconhecem que o ingresso no Piratini é certo. 
— Pelo visto, não haverá nenhum posicionamento contrário. Acho que o convite já foi aceito — adiantou o deputado estadual Giovani Cherini (PDT), presidente da Assembleia Legislativa, que se elegeu deputado federal.
Tarso deixou o PDT à vontade para escolher quais secretarias, entre as 12 ainda disponíveis, gostaria de ocupar. Cherini já abriu o debate: 
— Eu reivindicaria as secretarias da Saúde, da Agricultura, da Administração e dos Esportes. Dentro desses quadros, o PDT pode qualificar o governo. 
Burmann, que deve entrar no primeiro escalão, seria um nome aceitável para a Administração. Também cresce internamente o nome de Afonso Motta (PDT), que ficou na suplência para a Câmara dos Deputados, para comandar a pasta da Agricultura ou do Desenvolvimento Rural e Cooperativismo. 
Cotado para a Saúde, o deputado estadual Ciro Simoni estaria mais interessado, segundo um dirigente pedetista, em assumir a presidência da Assembleia Legislativa durante um dos quatro anos da próxima legislatura. Tarso se mostrou inclinado a topar exigências: 
— Terei um certo resguardo na formação do governo, para que os espaços do PDT sejam nobres. 
Prefeito de Porto Alegre, José Fortunati (PDT) solicitou, durante a reunião, que a discussão sobre o PT apoiá-lo na tentativa de eleger-se em 2012 seja retirada das negociações. Segundo ele, impor esta condição para apoiar Tarso seria “um obstáculo para que o debate sobre o governo estadual ocorra com tranquilidade”.
> Saiba mais sobre os números do PDT