04 novembro 2010

"O processo de segurança do Enem é muito forte", garante presidente do Inep

Presidente do Inep
No próximo fim de semana, cerca de 46 milhões de estudantes devem participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) Joaquim José Soares Neto falou sobre no assunto.
Depois dos problemas que a prova sofreu no último ano — quando um caderno de provas foi roubado de dentro da gráfica e o exame teve que ser adiado às vésperas de sua aplicação — o desafio do Inep é garantir que esta edição do exame transcorra com tranquilidade. O presidente do Instituto ressaltou o cuidado que é tomado na estruturação da segurança da prova. 
— O processo de segurança do Enem é muito forte. Este ano, mais instituições aderiram ao sitema do que no ano passado. Mais alunos também se inscreveram. — afirmou. — O Enem está a altura das grandes instituições brasilerias, não tenho dúvida disso — ressaltou Soares Neto.
O presidente ressaltou ainda que o Enem seria um instrumento de aprimoramento da educação no país. Segundo ele, indicadores mostram a educação do Brasil está melhorando e que o Enem traz "democratização das vagas".
— Antes, o estudante tinha que pegar ônibus e ir até outra cidade para fazer vestibular. Hoje, a prova vem até ele — sintetiza.