Presidente do Inep |
No próximo fim de semana, cerca de 46 milhões de estudantes devem participar do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade, o presidente do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) Joaquim José Soares Neto falou sobre no assunto.
Depois dos problemas que a prova sofreu no último ano — quando um caderno de provas foi roubado de dentro da gráfica e o exame teve que ser adiado às vésperas de sua aplicação — o desafio do Inep é garantir que esta edição do exame transcorra com tranquilidade. O presidente do Instituto ressaltou o cuidado que é tomado na estruturação da segurança da prova.
— O processo de segurança do Enem é muito forte. Este ano, mais instituições aderiram ao sitema do que no ano passado. Mais alunos também se inscreveram. — afirmou. — O Enem está a altura das grandes instituições brasilerias, não tenho dúvida disso — ressaltou Soares Neto.
O presidente ressaltou ainda que o Enem seria um instrumento de aprimoramento da educação no país. Segundo ele, indicadores mostram a educação do Brasil está melhorando e que o Enem traz "democratização das vagas".
— Antes, o estudante tinha que pegar ônibus e ir até outra cidade para fazer vestibular. Hoje, a prova vem até ele — sintetiza.