21 setembro 2010

Chuva de granizo atinge pelo menos seis municípios do Noroeste

Uma chuva de granizo atingiu pelo menos seis municípios da região noroeste do Rio Grande do Sul na tarde desta terça-feira.
Em Cândido Godói, as pedras de gelo caíram em três ocasiões, às 15h, 16h e 17h30min. As pedras eram pequenas e, segundo o Corpo de Bombeiros, não há registros de danos até o momento.
Choveu granizo também em Porto Lucena, São José do Inhacorá, Sete de Setembro, Salvador das Missões e Campina das Missões. Também não foram verificados prejuízos nessas cidades.
Desde a madrugada desta terça-feira, chove forte nas Missões. Pela manhã, um forte temporal atingiu a região, com registro de rajadas de vento de 129 km/h às 6h55 min no Aeroporto Regional de Santo Ângelo.

Semana do Trânsito começou hoje

Começou hoje (21) em Três de Maio uma semana de atividades para melhorar o trânsito do município. O uso da cadeirinha é um dos temas principais da Semana Municipal de Trânsito de Três de Maio.
Como o número de três-maienses que vai para Argentina passear e fazer compras é grande, uma das palestras será sobre a legislação de trânsito da Argentina. Um integrante da Policia da Província de Missiones falará sobre o assunto amanhã às duas horas da tarde na Câmara de Vereadores.
Já na parte da noite será realizada uma audiência pública sobre o trânsito local, também na Câmara. Um dos principais temas deverá ser a falta de vagas de estacionamento no centro da cidade. A solução para o problema pode ser a implantação do sistema rotativo pago.
A palestra sobre cadeirinha para crianças será no dia 24.

Egressa de pós-graduação da SETREM aprova mais três trabalhos em eventos científicos

Após ter estudos no Simpósio Brasileiro de Pesquisa Operacional e no Congresso Internacional de Administração, a egressa de pós-graduação da SETREM, Priscila Cembranel, conquista espaço para apresentação de trabalhos em mais três eventos científicos.
Em parceria com a profissional Bruna M. Zawacki, a jovem aprovou dois trabalhos: ‘Plano Agregado e Planejamento da Capacidade como Diferencial Competitivo’, no 1º Congresso de Iniciação Científica e Pós-graduação do Sul do Brasil, organizado pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e ‘Os Diferenciais Competitivos dos Métodos de Avaliação de Empresas’, no VI Simpósio de Contabilidade do Mercosul, realizado pela Unijuí.
Com a docente da SETREM, Cecília Smaneoto, aprovou o trabalho ‘Acidentes de Trabalho e Saúde do Trabalhador: A importância do desenvolvimento de uma cultura da segurança’, no 1º Congresso de Engenharia de Produção da Região Sul, organizado pelo Mestrado em Engenharia de Produção do Instituto Superior Tupy (IST/SOCIESC).
Legenda da foto: Priscila Cembranel e a professora Cecília Smaneoto

1º Canto Livre – Festival Estadual da Canção

De 14 a 16 de setembro, aconteceram as eliminatórias do 1º Canto Livre, Festival Estudantil da Canção, em Santa Rosa. Cerca de 120 pessoas participaram do evento que envolveu 28 escolas.
No dia 14 foram avaliadas as interpretações referentes à fase municipal, representadas pelas escolas Raul de Oliveira, Prof. Francisco Xavier Giordani, Santa Rita, Nossa Senhora da Glória, Expedicionário Weber, Marques do Herval, Duque de Caxias, Nossa Senhora de Fátima e Paul Harris, cuja etapa fora realizada no Ginásio da Escola Nossa Senhora de Fátima, no Bairro Sulin.
No dia 15 de setembro foi a vez dos alunos da rede estadual de ensino, com a participação confirmada das escolas Érico Veríssimo, Joaquim José Felizardo (CIEP), Pedro Oliveira Flores, Bráulio de Oliveira, Mercedes Motta, Tiradentes, Pedro Meinerz, Fernando Albino da Rosa, Edmundo Pilz, Cairu e Polivalente, sendo esta etapa realizada no Ginásio do colégio Polivalente.
No dia 16 subiram ao palco da capela do Bom Bosco alunos cantores das escolas particulares Gega, Santa Rosa de Lima (Liminha), Concórdia, FEMA e o próprio Dom Bosco. Cada etapa eliminatória premiou três fases, sendo subdivididas em ensino fundamental (séries iniciais e finais) e ensino médio, com exceção da rede municipal.
Os selecionados irão para a grande final que será realizada no Centro Cívico e Cultural de Santa Rosa, no dia 24 de setembro. São 29 concorrentes que passaram para a Final do 1º Canto Livre, e receberam gratuitamente, um curso de 8 horas de oficina ministrados pela professora Ângela Della’Justina, na casa da Xuxa. O Canto Livre já é um sucesso de participação de alunos cantores, bem como, de espectadores, tendo obtido excelente público em cada uma das eliminatórias. Além da premiação em dinheiro e troféus para os cantores participantes, também será distribuída premiação em dinheiro para a melhor torcida, cantores destaques em cada categoria e premiação em bens e equipamentos às escolas cujas torcidas sagraram-se vencedores.
Participe da grande final do 1º Canto Livre, dia 24 de setembro, no Centro Cívico Cultural de Santa Rosa, a partir das 19h30min. O evento tem o financiamento da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, patrocínio máster da empresa de produtos de limpeza Girando Sol, e apoio da Câmara Municipal de Vereadores, Prefeitura Municipal de Santa Rosa e lojas Quero-Quero.
Informações e fotos dos vencedores das eliminatórias no blog do festival WWW.cantolivreestudantil.blogspot.com. Créditos das fotos à Marilei de Lima (bugra).

Homem é preso por desviar mais de 40 carretas de cargas de soja na região de Passo Fundo

A Polícia descobriu um esquema para desvio de cargas de soja na região de Passo Fundo. Um gaúcho de 43 anos foi preso na semana passada em Chapecó, no oeste catarinense. Sete motoristas de caminhão e oito agricultores foram indiciados.
O preso agia desde o começo do ano passado e desviou pelo menos 43 carretas da empresa Bunge, avaliadas em mais de R$ 1,3 milhão, segundo a Polícia.
O delegado Adroaldo Schenkel conta que a carga deveria ser exportada, mas acabava revendida com nota falsa na região.

Presidente dos Correios nega que estatal esteja em crise

Em entrevista ao programa Gaúcha Atualidade desta terça-feira, o presidente dos Correios, David José de Mattos, negou a crise na estatal e reafirmou que vai manter todos os contratos com a empresa Master Top Linhas Aéreas (MTA), pivô da crise que derrubou a ex-ministra Erenice Guerra.
Na segunda-feira, o coronel Eduardo Arthur Rodrigues da Silva apresentou carta de demissão do cargo de diretor de Operações dos Correios. O motivo foi a denúncia de que o diretor teria ligações com a MTA e que seria representante de um empresário argentino, apontado como verdadeiro dono da empresa do setor aéreo.
— Os correios não têm razão para romper os contratos com ela [MTA] — afirmou.
Segundo Mattos, "está tudo funcionando normalmente" na estatal.
— A empresa ganhou os contratos através de pregão eletrônico, apresentou toda a documentação da Anac [Agência Nacional de Aviação Civil] e está prestando o serviço normalmente aos Correios, cumprindo o contrato fielmente — disse.
Para o presidente, os contratos só seriam rompidos se a documentação da Anac provasse que a empresa estaria operando de forma irregular.

Adolescente é assassinado com tiro no pescoço em Palmeira das Missões

Um adolescente de 16 anos morreu com um tiro no pescoço na tarde desta segunda-feira no bairro Mutirão, na periferia de Palmeira das Missões, no noroeste do Estado.
Jonas Moreira Brizola foi atingido por um disparo por volta das 16h20min. Segundo a Brigada Militar, ele chegou a ser encontrado com vida, mas morreu no Hospital de Caridade de Palmeira das Missões.
Não há suspeitos, conforme a BM. A Polícia Civil do município abriu inquérito para investigar o caso.