22 agosto 2012

Com gol ao 45, Grêmio arranca a vaga do Coritiba na Sul-Americana

Elano comemora o primeiro gol, que abriu o caminho para a 
classificação (Foto: Lucas Uebel / Grêmio, DVG)
Em um jogo muito movimentado, com a vaga da Copa Sul-Americana passando de mão em mão, o Grêmio conseguiu a classificação antes do apito final. Mesmo perdendo por 3 a 2 no Couto Pereira, a equipe gaúcha somou o placar à vitória por 1 a 0 em Porto Alegre e comemorou graças ao maior número de gols fora de casa. Everton Ribeiro, Roberto e Pereira fizeram pelo Coxa e Elano, de pênalti, e Marcelo Moreno, aos 45 minutos, marcaram para o Grêmio.

O Tricolor gaúcho comemora o feito inédito de chegar nas oitavas de final e avançar para a fase internacional do torneio. O time espera o resultado de Cobreloa x Barcelona, do Equador, que tem o primeiro duelo marcado para a próxima terça-feira. O jogo da fase seguinte ainda não tem data prevista para ser realizado.

A alegria do lado gremista se contrastou com a revolta do jogadores do Coritiba, que partiram para cima do árbitro Wilson Seneme reclamando de impedimento do jogador gremista, que estava em posição legal. Mas Seneme deixou as reclamações de lado e confirmou o resultado. Fim de jogo e Grêmio com a vaga.

Três de Maio: DAF trabalha para estar integrado ao SUSAF-RS

Município já encaminhou pedido de adesão
O Departamento da Agricultura Familiar - DAF está se organizando e se preparando para auxiliar e orientar as Agroindústrias Familiares para aderir ao Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte - SUSAF - RS. Na prática a ação do município permitirá que famílias que produzem produtos de origem animal em Três de Maio possam vender em todo o Estado do Rio Grande do Sul. O passo a passo deste processo de adesão foi pauta nesta terça-feira (21) no gabinete da Prefeitura Municipal de Três de Maio.

Estiveram presentes todas as entidades que compõe o conselho Gestor do DAF e uma comitiva da prefeitura municipal de Três de Maio.

O coordenador técnico do DAF, Nelson Hammes coloca que se o serviço de inspeção municipal de Três de Maio – SIM já fiscaliza e credencia as agroindústrias para vender dentro do município, nada mais justo que também credencie para poder comercializar em todo Estado, bastando para isso a adesão do Município ao SUSAF e este fará a fiscalização do Município dentro das exigências pré estabelecidas, pois hoje quem fiscaliza as Agroindústrias é o SIM, com muita competência e integridade e que está próximo para conhecer a realidade.

O cadastro das Agroindústrias Familiares inicia em novembro deste ano pelo SUSAF e com toda certeza o Município de Três de Maio será um dos primeiros credenciados, pois já tem o SIM em pleno funcionamento. A partir desse novo sistema abrem-se novas perspectivas de crescimento, desenvolvimento e geração de renda para milhares de Pequenos Agricultores Familiares do Estado do RS.

Atento a essa oportunidade, o comitê gestor do DAF, através do coordenador Silceu Dalberto, desde já trabalha para poder organizar as Agroindústrias da Região de abrangência da Cotrimaio, para aderir ao novo sistema. “Para tanto, é preciso organizar a produção e a industrialização para poder fornecer com regularidade e qualidade o ano todo, pois o objetivo é colocar estes produtos na merenda escolar de grandes cidades e mais, viabilizar uma renda e uma boa lucratividade aos nossos associados”, destaca Silceu.

Para o coordenador, este é um grande incentivo e uma grande oportunidade que não pode ser perdida, pois se fala muito em manter o produtor na sua propriedade rural, mas para isso é necessário que ele tenha renda e lucratividade para que ele possa ter uma vida digna e de qualidade. Durante os próximos meses estaremos desenvolvendo diversas atividades no DAF buscando chamar os agricultores familiares para uma discussão sobre este tema e também está em construção um Seminário Regional que deverá ocorrer em Outubro.

Três de Maio: Realizados dois encontros do terceiro ciclo do Projeto Amor de Mãe do HSVP

Entre os destaques, a enfermeira Taísa Schneider ofereceu
orientações sobre a coleta de células tronco pelo cordão
umbilical
No mês de agosto foram realizados dois encontros do terceiro ciclo do Projeto Amor de Mãe, que atende mães da comunidade local e regional a partir do terceiro mês de gestação, oferecendo orientações às futuras mães para uma gravidez segura e confortável, e sobre os cuidados necessários com o recém-nascido.

No primeiro deles, após a espiritualidade dinamizada pela Ir. Lourdes, foi realizada uma orientação sobre a coleta de células tronco pelo cordão umbilical pela enfermeira Taísa Schneider, habilitada para esse procedimento. Na sequência, teve início a palestra com a nutricionista Dóris Elígia Cassol, que ofereceu instruções sobre a alimentação durante a gestação, pós-parto e amamentação. O ciclo de orientações foi encerrado com a enfermeira Adriane Kleinpaul, que falou sobre aspectos gerais da gestação e amamentação. Ao final do evento, todas as presentes foram agraciadas com a entrega de uma flor, simbolizando o cuidado, a atenção e a dedicação que precisam oferecer aos seus filhos.

O segundo encontro do Projeto Amor de Mãe foi na quinta-feira, dia 16, e teve palestra com a enfermeira Mariliane Oliveira, que abordou as normas, as rotinas da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar e o acompanhamento ao nascimento. Na sequência, a odontóloga Luciane Grams falou sobre os cuidados com a dentição da mãe durante a gestação e instruiu sobre os cuidados com a gengiva do recém-nascido. A orientação final ficou a cargo do obstetra e ginecologista Dr. Gilvane Dahmer, que trouxe como tema os cuidados com a gestação, os tipos de parto e os mitos e verdades acerca do assunto.

No encontro seguinte, dia 06 de setembro, a odontóloga Luciane Grams falará sobre os cuidados com a higiene bucal na gestação e primeira infância. Haverá também a palestra com um pediatra. No dia 13 de setembro, as orientações ficarão à cargo da psicóloga Lizangela Krolikowski, que falará sobre alterações psicológicas na gestação, pós-parto e fases na primeira infância, da fisioterapeuta Bruna Zinau, que tratará dos exercícios e posições adequadas na gestação e ergonomia, e da enfermeira Adriane Kleinpaul, que vai ensinar as práticas de banho e os cuidados gerais da mãe e do bebê.

Estão envolvidos no Projeto Amor de Mãe diversos profissionais do HSVP, as Irmãs Filhas do Sagrado Coração de Jesus, Secretaria Municipal de Saúde de Três de Maio, DM3 Publicidade, Rotary Club, Sicredi, farmácia Medfar, farmácia Nhacor e Natura Cosméticos.

Tenente Portela: Homem ‘protesta’ em frente ao Fórum e vai preso

Em movimento rápido Delegado de Polícia domina indivíduo
(Foto: Portela Online)
Insatisfeito com o resultado de uma audiência, ocorrida no Fórum na tarde desta terça-feira, 21 de agosto, um homem com visíveis sinais de embriaguez resolveu ‘protestar’ em frente a Comarca de Tenente Portela.

Deitado em um colchão, segurando uma escova e pasta de dente ele se negava a sair, desferindo palavras contra os policiais, se dizendo inocente e que só sairia a força do local.

O Delegado de Polícia de Tenente Portela, Adriano Linhares, tentou convencê-lo a sair pacificamente, mas diante da negativa o indivíduo foi dominado, preso e conduzido a Delegacia de Polícia, onde foi ouvido e posteriormente liberado.

O Fórum não divulgou maiores informações sobre o caso limitando-se a dizer que o homem realmente participou de audiência durante o dia e que o processo é público e pode ser consultado no cartório.

São José do Inhacorá: 27ª Romaria do Calvário


No dia 1º de setembro de 2012, em São José do Inhacorá, junto ao Santuário Parque São Francisco de Assis – o Calvário,  acontecerá a 27ª Romaria do Calvário, contando com Procissão Luminosa concomitante à missa e a celebração jubilar dos 50 anos da Diocese de Santo Ângelo, que terá início às 19 horas em frente à Igreja Matriz Católica. Como parte da estrutura, ainda haverá uma acolhida em frente à Igreja a cargo do CRAS Bem Viver.

Nesta oportunidade, cada romeiro está convidado a trazer sua vela, para que a mesma seja abençoada e usada durante o cortejo de cunho religioso que será executado no Calvário às 19h30min.

As procissões possuem um significado profundo para os fiéis e, simbolizam a caminhada de oração do Povo de Deus, em comunidade, rumo à casa do Pai.. Para os participantes, seguir uma procissão é seguir Jesus que também andou em procissão rumo ao calvário conquistando a salvação de toda a humanidade.

A expectativa para a Romaria é de uma boa integração da comunidade inhacorense e demais romeiros vindos de nossa região, para participar desta experiência de fé, oração e reflexão, a exemplo do que tem acontecido em outras edições. Confira o blog do Santuário: http://www.calvariosji.blogspot.com.br/

Três de Maio: Setrem promove Dia de Pecuária


Atividade será realizada no dia 14 de setembro

A SETREM, em parceria com a Emater, Sicredi e Cotrimaio, está organizando um ‘Dia de Pecuária’. A atividade será realizada no dia 14 de setembro e irá abordar cinco estações de conhecimento.

A primeira estação abordará o manejo do carrapato. Na segunda, o tema tratado será a influência das micotoxinas na reprodução bovina. A terceira tratará o manejo de pastagens de inverno. A quarta discutirá sobre espécies de forragens de inverno. Na última estação, o tema explanado será o uso de gramíneas de inverno de duplo propósito.

O Dia de Pecuária terá início às 13h30min e será realizado no Campus SETREM. Para o evento serão disponibilizados quatro roteiros de ônibus. Acompanhe os itinerários:

Roteiro 01 - Saindo de Doutor Maurício Cardoso às 12h e 30min, passando por Vila Cascata e Horizontina, até a SETREM - Três de Maio.

Roteiro 02 - Saindo de Tiradentes às 11h e 40min, passando por Crissiumal e Boa Vista do Buricá, até a SETREM - Três de Maio.

Roteiro 03 - Saindo de Sede Nova às 12h, passando por Humaitá e São José do Inhacorá, até a SETREM - Três de Maio.

Roteiro 04 - Saindo de Alegria às 12h e 30min, passando por Independência, até a SETREM - Três de Maio.