30 junho 2012

Três de Maio: Motoqueiro ficou ferido em acidente na rua Ivagaci, bairro Planalto

O Condutor da moto ficou ferido (Foto: Paulo Marques)
Por volta de 20hs deste sábado (30), um automóvel Ford Fluence (placas IWW 1341) conduzido por Sadi Fritsch que transitava na rua Ivagaci em direção a ERS 342 no bairro Glória, quando foi abalroado por uma moto Honda NXR (placas IOJ 7507) que era conduzida por Giovane Farsen de Oliveira, 18 anos, na rua Ivagaci no sentido bairro/centro.

O motoqueiro colidiu com a lateral do automóvel, e com a força do impácto foi alçado a uma distância de 20 metros.

O motoqueiro foi socorrido pelo pronto atendimento    do Samu e conduzido ao Hospital São Vicente de Paulo, com ferimentos.

Três de Maio: Acidente deixa motoqueiro ferido no bairro Seminário

Foto: Paulo Marques
Um acidente ocorrido por volta de 19he40min, deste sábado (30), deixou um motoqueiro ferido no bairro Seminário próximo ao centro da cidade.

O condutor de um automóvel Ford Mondeo ( placas ICN 8028) conduzido por Orácio Morais de Oliveira que transitava na rua Consolata, ao convergir para a rua Emilio Tesche cortou a frente de uma moto Honda Twister (placas ILD 4583) conduzida por Valmir Jair Seibel de 40 anos, que vinha em sentido contrário.

O condutor da moto foi conduzido pelo pronto atendimento do Samu de Três de Maio, ao Hospital São Vicente de Paulo para ser atendido.

Quaraí: Descoberta de arqueólogos da UFSM, pode mudar história

Escavações feitas pelos arqueólogos em Quaraí, no Oeste d
RS (Foto: Saul Milner/UFSM, Divulgação)
Arqueólogos da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), na Região Central do Rio Grande do Sul, dizem ter feito uma descoberta que pode mudar a história do povoamento da América Latina. Eles encontraram ferramentas e outros artefatos em Quaraí, no oeste do estado, que comprovam a existência de povos na região no período glacial.

As escavações nas ruínas de Santa Clara começaram em junho de 2010 e se encerraram em fevereiro deste ano. Durante esse período, foram encontrados mais de 180 peças usadas por uma civilização que existiu há 15 mil anos. Na sexta-feira (29), os pesquisadores concederam entrevista para falar sobre a descoberta.
“Nós percebemos que a camada onde o material foi encontrado não estava perturbada. Os artefatos são claramente lascados pelo homem, e conseguimos datar esse material com método científico”, disse o coordenador da pesquisa, Saul Milner.

Das 180 peças encontradas, uma delas ganha destaque. Trata-se de uma pedra que, segundo os arqueólogos, era tão importante para os povos de 15 mil anos atrás quanto um computador é para nós hoje em dia.

“Devido a grande multiplicidade de utilização que ela tem. Por exemplo, de um lado ela servia para raspagem de couro, de madeira e de outro para corte, perfuração de legumes”, explicou o arqueólogo Lúcio Lemes.

Todo o material encontrado foi levado para o Laboratório de Estudos e Pesquisas Arqueológicas da UFSM, onde ficará à disposição para estudos. No final do ano, o grupo vai publicar o artigo científico. A descoberta promete mudar a história de povoamento da América Latina.

“Até agora, a história conhecida das migrações para a América relatam a entrada de caçadores pelo Estreito de Bering há 12 mil anos. E nós, incrivelmente, temos em Quaraí essa data de 15 mil anos. Então a história tem que ser revista”, garante Milner.

Alegrete: Idoso diz que foi agredido e usou faca para afastar corintianos

Fachada do estabelecimento  (Foto: Arquivo Pessoal)
Eram mais de 50 torcedores corintianos desembarcando de um ônibus às margens da BR-290 nesta quinta-feira (29) quando o dono de uma churrascaria em Alegrete, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, percebeu que teria problemas para conter os ânimos da torcida que voltava da primeira partida da final da Libertadores contra o Boca Juniors, em Buenos Aires, na Argentina. Laurindo Prodocimo, de 62 anos, conta que foi agredido com um soco no olho e precisou de uma faca para se proteger do clima hostil provocado pela torcida, por volta das 19h30.

"Eles chegaram pedindo janta de graça e eu já senti que teria problemas. Eles eram muitos e eu não poderia me defender. Quando eu falei que ia chamar a polícia, eles me agrediram e começaram a roubar bebidas e comida aqui da churrascaria. Levaram meus óculos, minha corrente e até pedaços de carne eles colocaram no bolso", relata o proprietário do estabelecimento ao G1. "Eu tive que pegar uma faca pra me proteger. Só assim eles foram saindo e a polícia chegou", afirma.

Mesmo com o tumulto provocado pela torcida, Laurindo diz que permaneceu tranquilo e conta que tudo aconteceu rapidamente. O dono do estabelecimento vai reforçar a segurança do local para se prevenir da possibilidade de outro incidente, desta vez com a torcida do Boca Juniors, na próxima semana. "Os argentinos já passaram por aqui uma vez e não aconteceu nada. Mas vou pensar em alguma coisa para não dar sorte para o azar, né? Semana que vem eles (os torcedores) que devem passar por aqui", explica.

Laurindo foi atendido no hospital do município ainda na quinta-feira. Nesta sexta (29), ele voltou à casa de saúde e a equipe médica constatou uma pequena lesão no globo ocular do olho esquerdo. Ele registrou boletim de ocorrência na Polícia Civil do município.

Segundo a Brigada Militar, 16 ônibus com torcedores da Gaviões da Fiel foram revistados e seguiram viagem até São Paulo. O torcedor que agrediu o dono do local assinou um termo circunstanciado e foi liberado.

Horizontina: PPS/PDT/PP/PSDB/PSD e PRB confirmam aliança inédita na história política

União reúne os históricos adversários na política PP e PDT
Muito embora algumas convenções encerrem nesta sexta-feira está definido o quadro eleitoral das disputas de 7 de outubro em Horizontina.  PT.PSB e PTB haviam confirmado havia de uma semana Nildo&Bianchi, com a novidade das últimas horas que foi o ingresso na aliança do PMDB, partido que tem o atual vice-prefeito do município e está a a frente de três secretarias municipais.

PPS, PDT,  PP, PSDB, PRB e PSD  confirmaram Buda&Gringo e a união de históricos adversários, o PDT e o PP na noite desta quinta(28). Os dois partidos duelaram na política municipal desde a abertura democrática em 1985 protagonizando disputas acirradas e alternâncias no poder.

No anúncio do acerto os dirigentes do PDT e PP, Alúcio Aloizio Köhler e Alvaro Callegaro respectivamente, ao lado de Marcos Aurélio Schneider(Buda) do PPS, garantiram que a urgente mudança que o município necessita implantar em sua gestão exige união de esforços sem espaço para revanchismos ou disputas partidárias.

A harmonia política é o primeiro passo para avançar declararam os dirigentes, acima de partidos estão pessoas e acima de tudo isso a comunidade, garantiu Buda, e os compromissos assumidos serão estabelecidos de forma transparente pelas atitudes e comportamentos de mudanças, discutidas amplamente com a participação da sociedade..

Professores protestam em Porto Alegre contra concurso do magistério

Cerca de mil pessoas participaram da passeata, diz Cpers
(Foto: Leonardo Aguiar/ RBS TV)
Professores vinculados ao Cpers promoveram uma manifestação na tarde desta sexta-feira (29), em Porto Alegre. Segundo o sindicato da categoria, cerca de mil pessoas participaram de uma passeata da Avenida Alberto Bins até o Palácio Piratini, a sede do governo gaúcho. O ato foi realizado para criticar o concurso do magistério, realizado em abril.

O Cpers contesta os critérios de avaliação da prova, cujo índice de reprovação chegou a 90%. Na segunda-feira (25), o sindicato entrou com uma ação na Justiça. O argumento da categoria é de que governo adotou critérios equivocados e contraditórios com o próprio edital para tentar “transferir aos educadores a responsabilidade pelas mazelas do ensino”. Os manifestantes também pedem o cumprimento da lei do piso nacional do magistério e que o Estado aumente os investimentos em educação.

Em resposta ao sindicato, o diretor-geral adjunto da Secretaria Estadual de Educação, José Thadeu de Almeida, disse na segunda-feira (25) que o concurso foi elaborado de acordo com a legislação em vigor e que o conteúdo das provas está dentro da média. Ele afirmou ainda que o governo não entende a postura do sindicato, qualificada como “esquizofrênica”.

Santa Rosa: 29º Hortigranjeiros realizará Feira da Terneira

Feira da Terneira será atração no 29º Hortigrangeiros
O 29º Encontro Estadual de Hortigranjeiros terá durante o evento uma das atrações permanentes: a Feira da Terneira. A feira já é tradicional durante várias edições do Hortigranjeiros e seu principal objetivo é a comercialização dos animais.

Nessa feira estarão expostos 240 animais, sendo esses, terneiras e novilhas de produtores rurais e agricultores familiares de Santa Rosa e região. “Nossa expectativa é a comercialização de todos os animais e também a abertura de canais de distribuição direta com os produtores que estarão expondo os animais. Desta forma, a Feira torna-se referência na região para então, num futuro próximo, podermos realizar a feira em outros municípios também”, ressalta Flavio Fagonde, Assistente Técnico Regional na Área de Bovinos de Leite da Emater.

Os animais foram selecionados aleatoriamente por técnicos da Emater em toda a região, sendo que o principal quesito avaliado nos animais foi a boa aparência. A Feira da Terneira estará durante o Hortigranjeiros no Pavilhão de Animais no Parque de Exposições Alfredo Leandro Carlson, durante os dias 8 a 12 de agosto. De acordo com o Presidente do 29ª Hortigranjeiros, Adenir Bortoli, a Feira da Terneira é uma das diversas atrações que estão sendo preparadas para o Encontro.

O 29ª Hortigranjeiros, que tem entrada gratuita, é promovido pela Prefeitura de Santa Rosa, Associação dos Produtores de Hortigranjeiros de Santa Rosa e Emater/RS-Ascar.