30 junho 2012

Professores protestam em Porto Alegre contra concurso do magistério

Cerca de mil pessoas participaram da passeata, diz Cpers
(Foto: Leonardo Aguiar/ RBS TV)
Professores vinculados ao Cpers promoveram uma manifestação na tarde desta sexta-feira (29), em Porto Alegre. Segundo o sindicato da categoria, cerca de mil pessoas participaram de uma passeata da Avenida Alberto Bins até o Palácio Piratini, a sede do governo gaúcho. O ato foi realizado para criticar o concurso do magistério, realizado em abril.

O Cpers contesta os critérios de avaliação da prova, cujo índice de reprovação chegou a 90%. Na segunda-feira (25), o sindicato entrou com uma ação na Justiça. O argumento da categoria é de que governo adotou critérios equivocados e contraditórios com o próprio edital para tentar “transferir aos educadores a responsabilidade pelas mazelas do ensino”. Os manifestantes também pedem o cumprimento da lei do piso nacional do magistério e que o Estado aumente os investimentos em educação.

Em resposta ao sindicato, o diretor-geral adjunto da Secretaria Estadual de Educação, José Thadeu de Almeida, disse na segunda-feira (25) que o concurso foi elaborado de acordo com a legislação em vigor e que o conteúdo das provas está dentro da média. Ele afirmou ainda que o governo não entende a postura do sindicato, qualificada como “esquizofrênica”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário