03 maio 2010

Lula e Lugo se reúnem para discutir Itaipu e violência

Os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Lugo (do Paraguai) iniciaram hoje uma reunião bilateral para discutir assuntos relacionados à hidrelétrica de Itaipu e à violência na região fronteiriça entre os dois países. Lula e Lugo se encontraram em Ponta Porã (MS), em uma avenida que faz fronteira entre a cidade brasileira e a paraguaia de Pedro Juan Caballero, e depois seguiram para a sede do 11º Regimento de Cavalaria Mecanizado de Ponta Porã.
O ato protocolar reuniu também as autoridades de Ponta Porã e do departamento paraguaio de Amambay, entre eles o senador paraguaio Robert Acevedo, que há uma semana sobreviveu a um atentado no qual morreram dois guarda-costas. O ataque a Acevedo, do governista Partido Liberal Radical Autêntico (PLRA), aconteceu dois dias depois de Lugo declarar estado de exceção no departamento de Amambay e em outras regiões na fronteira com o Brasil para perseguir um grupo armado de esquerda acusado de sequestros e assassinatos.
O fato motivou a inclusão do tema da segurança na agenda dos dois governantes, que se encontram para discutir a divisão de lucros da hidrelétrica Itaipu Binacional, propriedade dos dois países. Outro dos assuntos debatidos será a construção de uma linha de transmissão de 500 quilowatts entre a usina e Villa Hayes, cidade da região do Chaco, perto da capital paraguaia.

Movimento intenso na Aduana de Porto Mauá nesta segunda-feira

Em plena segunda-feira, 03 de maio de 2010, o fluxo de veículos foi intenso junto à Aduana de Porto Mauá, na fronteira noroeste do Estado.
Desde terça até quinta-feira da semana passada, estava interrompida a travessia de balsa devido à enchente, com o restabelecimento da travessia o movimento está intenso diariamente. Nesta segunda-feira, a fila atingiu mais de 500 metros de extensão às 8 horas, horário de abertura do porto. Às 9h30min a fila ainda estava em torno de 400 metros de extensão.
A cada ano que passa está aumentando o movimento de porto, em janeiro a média diária foi de 268 veículos e em fevereiro cruzaram na Aduana 218 veículos por dia.
O movimento desta segunda-feira se deve principalmente ao show de Victor e Leo, realizado no domingo à noite, junto ao Parque de Exposições de Santa Rosa, pois destes veículos que estavam cruzando eram oriundos da Argentina (45%), Paraguai (5%) e de diversas cidades do Brasil (50%), formando inclusive congestionamento na rua estreita da rua do porto (Rua Uruguai).

Brasileiros expulsos do Paraguai conversarão hoje com Lula

O Paraguai convulsionado criou uma peculiaridade nos campos da fronteira com o Brasil: agricultores expulsos por sem-terra paraguaios formaram um acampamento de sem-terra brasileiros em Itaquiraí (MS). São 400 “brasiguaios” que emigraram duas décadas atrás e foram expulsos do país vizinho.
O acampamento é organizado pelo Movimento dos Trabalhadores Rurais (MST) brasileiro às margens da BR-163, com pequenos e médios produtores expulsos nos últimos três anos. Itaquiraí (MS) é cidade agrícola erguida nos anos 70 por descendentes de gaúchos a 80 quilômetros da fronteira com o Paraguai.
O encontro de hoje entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e seu colega paraguaio, Fernando Lugo, na avenida que divide Ponta Porã, no oeste de Mato Grosso do Sul, e Pedro Juan Caballero, capital do departamento paraguaio de Amambay (a 300 quilômetros do acampamento), será aproveitado para as autoridades de Itaquiraí e o MST relatarem a situação aos dois líderes.
A prefeita Sandra Cassone (PT) deve decretar estado de emergência para conseguir ajuda federal a fim de dar assistência às famílias, informou seu chefe de gabinete, Fabio Luiz Lorenci.
Os presidentes discutirão a situação paraguaia. Lugo, que pedirá ajuda a Lula, decretou estado de exceção em Amambay e outros quatro departamentos para combater grupos como o Exército do Povo Paraguaio (EPP).
Os brasiguaios acampados em Itaquiraí afirmam que foram expulsos por um grupo contrariado com o não-cumprimento da promessa de Lugo de retirar dos campos paraguaios os brasiguaios que não tivessem títulos – a maioria dos cerca de 400 mil brasiguaios tem problemas de documentação de suas propriedades.
– Um comerciante de grãos queria comprar nossos 300 hectares com gado e soja. Recusamos a venda. Um dia, 150 sem-terra entraram pela porteira e nos mandaram sair. Gritavam em guarani: voltem para o Brasil – relatou a gaúcha Ana Ferrari Favero, que teve de voltar com o marido para o Brasil, deixando os filhos no Paraguai.
Destino semelhante teve Rosilene da Silva, que vivia na propriedade de 15 hectares com os três filhos e o marido. Certa noite, sem-terra dispararam tiros contra as paredes de madeira.
– Nos deitamos no chão e rezamos. Uma semana depois, saímos, deixando o que conseguimos em 20 anos – diz.
Já o brasiguaio Pedro Gella, 28 anos, foi alvejado nas costas por um tiro quando colocava veneno na plantação de algodão. Ficou 20 dias no hospital.

Fenasoja é considerada patrimônio histórico e cultural do RS

Um anúncio tornou ainda mais especial a abertura oficial da 18ª Fenasoja, na tarde desta sexta-feira. Uma lei que declara a Feira Nacional da Soja (Fenasoja) como patrimônio histórico e cultural do Estado do Rio Grande do Sul foi publicada nesta sexta-feira, no Diário Oficial do Estado, mesma data em que foi aberta oficialmente a 18ª edição da Fenasoja.
A lei, de número 13.454/2010, foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul em 14 de abril de 2010, e sancionada pela Governadora Yeda Crusius nesta semana, com a publicação no Diário Oficial ontem. A iniciativa de lei foi do deputado estadual Adroaldo Loureiro.
A Fenasoja completa nesta edição 44 anos de atividades, e contextualiza um título da cidade de Santa Rosa, considerada como o Berço Nacional da Soja, onde chegaram e foram cultivados os primeiros grãos de soja no Brasil. Para o presidente Marlon Saling, é grande a satisfação em receber este título no momento em que a feira abre oficialmente a 18ª edição: “este título é para os mais de 200 voluntários que trabalham voluntariamente na organização deste evento, e que representam toda a população de Santa Rosa”.
O deputado Adroaldo Loureiro diz que sente-se satisfeito em ver a lei publicada no Diário Oficial, ainda mais no dia da abertura oficial da feira.

Grêmio perde o Gre-Nal 381, mas fica com o título do Gauchão 2010

O Grêmio é campeão do Gauchão 2010. A conquista do título, entretanto, foi comemorada com uma derrota para o maior rival. Foi o Inter quem venceu o Gre-Nal 381 disputado nesta tarde de domingo, no Estádio Olímpico, por 1 a 0.
Mas o placar de 1 a 0 - gol de Giuliano - não foi suficiente para os colorados. Como o Grêmio havia vencido o primeiro jogo da decisão por 2 a 0, no Beira-Rio - no domingo anterior - a derrota por um gol de diferença serviu aos gremistas para a volta olímpica.