03 maio 2010

Fenasoja é considerada patrimônio histórico e cultural do RS

Um anúncio tornou ainda mais especial a abertura oficial da 18ª Fenasoja, na tarde desta sexta-feira. Uma lei que declara a Feira Nacional da Soja (Fenasoja) como patrimônio histórico e cultural do Estado do Rio Grande do Sul foi publicada nesta sexta-feira, no Diário Oficial do Estado, mesma data em que foi aberta oficialmente a 18ª edição da Fenasoja.
A lei, de número 13.454/2010, foi aprovada pela Assembleia Legislativa do Estado do Rio Grande do Sul em 14 de abril de 2010, e sancionada pela Governadora Yeda Crusius nesta semana, com a publicação no Diário Oficial ontem. A iniciativa de lei foi do deputado estadual Adroaldo Loureiro.
A Fenasoja completa nesta edição 44 anos de atividades, e contextualiza um título da cidade de Santa Rosa, considerada como o Berço Nacional da Soja, onde chegaram e foram cultivados os primeiros grãos de soja no Brasil. Para o presidente Marlon Saling, é grande a satisfação em receber este título no momento em que a feira abre oficialmente a 18ª edição: “este título é para os mais de 200 voluntários que trabalham voluntariamente na organização deste evento, e que representam toda a população de Santa Rosa”.
O deputado Adroaldo Loureiro diz que sente-se satisfeito em ver a lei publicada no Diário Oficial, ainda mais no dia da abertura oficial da feira.