23 março 2012

19ª Fenasoja: Classmann e comitiva entregam convite da Feira ao presidente da AL

Presidente da AL, Alexandre Postal e a comitiva de 
divulgação da Fenasoja  (Foto: Viviane Dreher)
A assessoria parlamentar do líder da bancada do PTB no parlamento gaúcho, deputado Aloísio Classmann, compôs a comitiva que entregou nas mãos do presidente da Assembleia Legislativa, Alexandre Postal (PMDB), nesta quinta-feira (22/3), o convite para a 19ª Feira Nacional da Soja (Fenasoja). O evento será realizada de 27 de abril e 6 de maio, em Santa Rosa e, segundo o presidente desta edição da multifeira, Elemar Lenz, mostra as potencialidades dos setores produtivos do município e da região. "Somos o Berço Nacional da Soja e pioneiros na produção desta leguminosa, com as primeiras plantas semeadas em 1924", destacou Lenz.
Durante o encontro, a forte seca que ainda castiga o Estado e que atingiu 70% da produção de soja na região, foi discutida pelo grupo. Na pauta, também esteve a situação econômica local e a cadeia produtiva do leite, que será tema de audiência pública no dia 4 maio, dentro da programação da Fenasoja. A iniciativa do debate foi proposta pelo deputado Classmann à Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo da AL, câmara técnica da qual é vice-presidente.
Além do asssessor Oséias Friske, formaram a comitiva de divulgação da feira o deputado federal Osmar Terra (PMDB-RS), a 1ª vice-presidente da Assembleia, Zilá Breitenbach (PSDB), e deputado Jeferson Fernandes (PT), e representante do deputado Ernani Polo (PP).

Chico Anysio morre aos 80 anos

O personagem mais famoso de Anysio foi o Professor 
Raimundo (Foto: CGCom/TV Globo)
Morreu às 14h52 desta sexta-feira (23), aos 80 anos, o humorista Chico Anysio. Ele estava internado no Hospital Samaritano, na Zona Sul do Rio, havia três meses. Ao longo de seus 65 anos de carreira, Chico Anysio criou mais de 200 personagens e foi um dos maiores humoristas do Brasil com destaque no rádio, na TV, no cinema e no teatro (abaixo, nesta reportagem, relembre sua trajetória). Ele deixa oito filhos.
Anysio apresentou uma piora nas funções respiratórias e renal na quarta-feira (21) e voltou a respirar com ajuda de aparelhos durante todo o dia. Ele estava no CTI do hospital carioca desde 22 de dezembro do ano passado por conta de um sangramento. O comediante chegou a ter o problema controlado, mas apresentou uma infecção pulmonar e retornou à internação. Ele seguia em sessões de fisioterapia respiratória e motora diariamente, somadas a antibióticos.
O ator também foi submetido a uma laparotomia exploradora, procedimento cirúrgico que serve para revelar um diagnóstico. Essa cirurgia fez com que Chico Anysio tivesse um segmento de seu intestino delgado retirado.
No final de 2010, ele foi levado ao mesmo hospital com falta de ar. Após uma obstrução da artéria coronariana ser encontrada, passou por uma angioplastia, procedimento para desobstrução de artérias. Após 110 dias, teve alta em março do ano passado.
Com fortes dores nas costas, o humorista foi novamente internado em novembro. Ficou no hospital durante cinco dias, para receber medicação intravenosa devido a problema antigo nas vértebras que provocava dor. No fim de novembro, teve febre e os médicos descobriram uma contaminação por fungos, tratada com antibióticos. No começo de dezembro, retornou ao hospital com infecção urinária e ficou internado por 22 dias. Um dia depois, voltou ao Hospital Samaritano.
Nos momentos mais críticos, quando esteve no hospital entre dezembro de 2010 e março de 2011, Chico necessitou da ajuda de aparelhos para respirar e se comunicava com médicos e familiares por meio de mímica. Durante o período pós-operatório, houve o diagnóstico de um tamponamento cardíaco, que acontece quando o sangue se acumula entre as membranas que envolvem o coração (pericárdio).
Durante o período de internação, que alternou momentos no CTI e em unidades intermediárias, Chico Anysio apresentou quadros de pneumonia e passou por sucessivas broncoscopias. As infecções foram tratadas com uso de antibióticos.
Antes, em agosto de 2010, o humorista precisou ser internado para a retirada de parte do intestino grosso após ser constatado um quadro de hemorragia no aparelho digestivo. Em maio de 2009, outra pneumonia o levou ao hospital.

Polícia tem novo suspeito no desaparecimento de Cíntia Luana

Cíntia Luana desapareceu em 13.07.2011
Oito meses depois do desaparecimento de Cíntia Luana Ribeiro de Moraes, a descoberta de um novo suspeito pode auxiliar na elucidação do caso que intriga a comunidade de Três Passos.
Desde que saiu de casa por volta das 18h55min do dia 13 de julho de 2011, a adolescente de 14 anos, que estava grávida de sete meses e meio, não deu mais notícias. O principal suspeito pelo desaparecimento da menina era um morador de Humaitá, ex-namorado de Luana e suposto pai da criança que esperava.
A partir de denúncia anônima, a Polícia Civil abriu uma linha de investigação alternativa e chegou a um novo suspeito. Um conhecido comerciante de Três Passos, que é casado, pode estar envolvido no desaparecimento de Cintia Luana. Segundo a denúncia, a adolescente teria se envolvido com este homem em 2010.
Em entrevista a Rádio Colonial, em novembro do ano passado, a delegada Caroline Bamberg Machado, que era responsável pela investigação, explicou que a polícia trabalhava com três hipóteses: homicídio, desaparecimento por livre vontade ou ainda que Cíntia estivesse sendo mantida em cárcere privado.
Quem tiver informações que possam levar até a adolescente, pode entrar em contato com a Polícia Civil de Três Passos, pelo telefone (55) 3522-1211, ou informar à polícia mais próxima, pelo 197.

Entidades recebem doções de alimentos arrecadados pela FEMA

Entrega Oficial para representantes das Instituições
A FEMA arrecadou alimentos mediante palestras com o filósofo, teólogo e psicólogo Jorge Trevisol e Trote Solitário, e na quinta-feira, 22, nas dependências da Unidade I fez a entrega das doações para representantes das entidades que foram escolhidas para receber os donativos.
Cerca de mil quilos de alimentos não perecíveis foram entregues ao Hospital ABOSCO e Hospital de Tuparendi, além do Lar da Menina, CRENOVI, Patronato, e Lar do Idoso Dona Ondina. Estiveram presentes no ato da entrega a direção da FEMA, representantes dos cursos técnicos e das entidades beneficentes.
Para Carlos Albea, gerente administrativo da Instituição, esta é uma forma de ajudar a quem precisa. “São nestas ações que FEMA procura incentivar a comunidade escolar para o desenvolvimento de campanhas sociais, na busca incessante de amor ao próximo.