30 janeiro 2012

Classmann buscou na Espanha maior rentabilidade aos produtores de leite

Classmann com secretário da Agricultura do RS, Fernando Mainardi, 
conhecendo os modelos de produtividade na região da Galícia 
Foto: Hipólito de Freitas   
Garantir o desenvolvimento tecnológico da bacia leiteira do Estado é o objetivo da Carta de Intenções assinada entre o Rio Grande do Sul e a Galícia, resultado da viagem de missão gaúcha à Espanha, na região considerada uma das maiores produtores de leite e produtos lácteos do mundo. Na semana passada, o líder da bancada do PTB na Assembleia Legislativa, deputado Aloísio Classmann, participou do ato, que encerrou a extensa agenda do grupo, iniciada em 23 de janeiro.
Segundo o parlamentar, as informações obtidas serão utilizadas para proporcionar que a bacia leiteira do RS também seja referência em qualidade e produtividade. "Nossa região tem um grande potencial e um vasto caminho para percorrer. Vamos buscar implementar políticas públicas e ações efetivas que muito vão somar para o nosso Estado”, afirmou Classmann.
O grupo conheceu de perto os avanços obtidos durante vinte anos de investimentos em genética, sanidade animal e também com o trabalho de conscientização dos produtores. Foram visitas às propriedades, indústrias e também à Xenética Fontao, empresa pública com parceria privada, com atuação na pesquisa, produção genética e desenvolvimento de embriões. Segundo o parlamentar, “o modelo investe em tecnologia nas áreas de manejo, sanidade animal, genética e até mesmo na comercialização, incentivando o associativismo e valorizando quem produz".
A comitiva gaúcha foi formada pelo secretário de Agricultura, Pecuária e Agronegócio do RS, Luiz Fernando Mainardi, parlamentares, representantes do governo, de entidades ligadas ao setor, empresários e de técnicos da Universidade do Vale do Taquari (Univates).

Cinco brasileiros morrem em engavetamento nos Estados Unidos

Imagem aérea mostra estragos causados nos veículos após fogo atingir 
rodovia da Flórida / Foto: Rob C. Witzel / AP Photo/The Gainesville Sun
Cinco brasileiros da mesma família estão entre os 10 mortos em uma sequencia de acidentes  de transito na cidade de Gainesville, na Florida, Estados Unidos.
O engavetamento ocorreu no domingo nas duas pistas da rodovia interestadual I-75. Foram pelo menos 20 carros. Outras 21 pessoas se feriram, conforme o jornal local, The Gainesvilee Sun.
Os brasileiros voltavam de uma conferência evangélica em Orlando, na Flórida. Conforme o Ministério Internacional da Restauração, o pastor José Júnior do Carmo estava em uma minivan com cinco familiares. Além dele, morreram sua esposa, Adriana, a filha Letícia, o irmão do pastor, também chamado José, e sua esposa, Rose.
A outra filha do pastor, Lidiane, de 15 anos, também estava no veículo e foi internada em um hospital de Gainesville.
Do Carmo e sua esposa, também pastora, pregavam no Ministério Internacional da Restauração na cidade de Atlanta, na Geórgia. O perfil do casal na rede social Facebook tinha várias mensagens sobre o encontro evangélico na Florida, que foi de quinta-feira a sábado, com eventos em português e inglês. Depois do acidente, dezenas de pessoas deixaram mensagens de pesar na página.

Obras da Perimetral em fase de conclusão

Foto: Ramone Pacheco
Na última sexta-feira, dia 26, o prefeito Casali, acompanhado do secretário de Obras,/ Roque Adamski, e do secretário de Planejamento, Leonardo Casali,  participou da abertura da limpeza da face B do local onde será executada a intersecção efetiva do anel rodoviário asfáltico.
Sob a autorização da Fundação Estadual de Proteção Ambiental (FEPAM), está sendo retirada a arborização do local, com o objetivo de dar continuidade à esta obra tão significativa para Três de Maio, que irá proporcionar grande desenvolvimento para o município, num período de 80 anos.
 O prefeito Casali ainda destaca que as pessoas que utilizarem a perimetral ou trafegarem pela BR 472, poderão acompanhar in loco uma frota de máquinas pesadas trabalhando para a conclusão dessa extraordinária obra de infraestrutura do município, e que devido aos trabalhos realizados na área, os condutores devem reduzir a velocidade e redobrar a atenção.

Hospital Vida & Saúde terá novo Setor de Endoscopia

“Essa obra faz parte do nosso Plano Diretor que vem sendo 
estudado desde 2009 e implantado desde 2010"
Espaço amplo, moderno e com boa infraestrutura completa. Assim será o novo Setor de Endoscopia do Vida & Saúde. Com recursos próprios, o Hospital está investindo em uma nova área, onde o atendimento será centralizado. A obra contempla sala de espera, 3 consultórios para procedimentos, sala de recuperação, sala de preparo de equipamentos e materiais, salas de apoio e sanitários.
Com esse novo espaço, as pessoas que necessitarem realizar exames para o diagnóstico de doenças gastrointestinais terão uma infraestrutura qualificada, “Essa obra faz parte do nosso Plano Diretor que vem sendo estudado desde 2009 e implantado desde 2010. O objetivo é organizar a funcionalidade e a estrutura física da Instituição, e assim, adequar as reformas e as ampliações que vem sendo realizadas para melhor atender as pessoas”, destaca o Diretor de Infraestrutura, Rodrigo Calixto.
O projeto da Arquiteta Camila Preissler atende a Legislação Sanitária vigente, e está aprovado junto ao órgão Fiscalizador. A obra está sendo realizada em uma área do Hospital que está desativada. A primeira fase foi finalizada em 2011 e a segunda fase deve ficar pronta no primeiro semestre deste ano.

País terá 100 novas agências do INSS até o final deste ano

Medida é para tornar mais rápido o atendimento aos segurados em todo o Brasil
Até o final deste ano, 182 agências do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) serão abertas em todo o país. A meta do governo é evitar que o segurado tenha de percorrer longas distâncias para tratar de serviços da Previdência.
— No Pará, às vezes, uma pessoa tinha que se deslocar até 600 quilômetros para ir a um posto da Previdência, que era o mais próximo — disse a presidente Dilma Rousseff em seu programa semanal Café com a Presidenta. Ela acrescentou que o estado deverá receber mais 14 agências.
— Faremos também, em todos os lugares em que for necessário, concurso público para contratar servidores onde há carência de funcionários — destacou.
Dilma lembrou que a Previdência criou um sistema computadorizado que acompanha todas as etapas do atendimento a quem procura uma agência do INSS.
— É possível saber, por exemplo, quantas pessoas estão sendo atendidas por cada um dos funcionários ou se alguém está esperando mais tempo do que o devido— afirmou.
Dilma lembrou ainda que, atualmente, os atendimentos são feitos com dia e hora marcados, o que agiliza o serviço. O contribuinte que tiver toda a sua documentação cadastrada poderá se aposentar em até 30 minutos. E não há mais a necessidade de esperar em filas na porta das agências.
— Agora, o segurado recebe, em casa, uma carta do INSS quando completa a idade mínima para se aposentar, informando que ele pode já pleitear o seu benefício. Isso é bom para o governo, que consegue controlar melhor a arrecadação e os pagamentos, e é excelente para o contribuinte, que tem mais facilidade de acesso aos seus benefícios — concluiu Dilma.

Fórum Social Mundial deve ir para países árabes

Ativistas participantes do Fórum Social Tematico são 
vistos deixando o acampamento no Parque Mauricio 
Sirotsky Sobrinho / Foto: Diego Vara / Agencia RBS
Reconhecida como o berço do Fórum Social Mundial, Porto Alegre está cada vez mais longe de voltar a sediar uma edição global do evento, como a que alçou a cidade à fama 11 anos atrás.
Neste domingo, no encerramento da versão temática do encontro (formato de menor abrangência), membros do conselho internacional deram sinais de que a próxima grande conferência, em 2013, deverá ser celebrada a milhares de quilômetros: nos países árabes.
Sentados em círculo em uma sala do Hotel Embaixador, os conselheiros discutiram o futuro do movimento por quatro horas e 30 minutos, em diferentes línguas — do portunhol ao francês. Longe do público e da imprensa, a cúpula admitiu a desorganização e o esvaziamento do Fórum Social Temático.
Também deixou claro que Porto Alegre está praticamente fora dos planos, apesar de despertar simpatia. Na prefeitura, a expectativa era de que a realização da edição temática na Capital seria decisiva para trazer o evento de 2013.
O argumento é simples: para os conselheiros, o Fórum tem em seu DNA o gene dos nômades, e seus efeitos devem chegar a todos os lugares — especialmente aqueles onde fervilham mudanças sociais. Por isso, a opção pelo palco da Primavera Árabe é a mais óbvia.
Embora a definição deva sair em junho, é praticamente certo que o encontro de 2013 ocorrerá na Tunísia, com versões preparatórias no Marrocos e no Egito.
— Um Fórum lá seria muito mais útil, e isso faz a diferença — disse o professor universitário paulista José Corrêa Leite.
E mais: é provável que deixe de ocorrer em janeiro, em paralelo ao Fórum Econômico e passe para junho — algo impensável em 2001, quando o encontro das esquerdas surgiu justamente em contraposição aos neoliberais reunidos na Suíça. A proposta revelou divergências internas e foi rebatida.
— Não podemos deixar vácuo em janeiro. Minha sugestão é uma atividade em Porto Alegre, para marcar posição — defendeu Oded Grajew, um dos fundadores do Fórum.
Mesmo assum, a Capital gaúcha deverá ser, mais uma vez, coadjuvante no Fórum que ajudou a criar.