30 janeiro 2012

Classmann buscou na Espanha maior rentabilidade aos produtores de leite

Classmann com secretário da Agricultura do RS, Fernando Mainardi, 
conhecendo os modelos de produtividade na região da Galícia 
Foto: Hipólito de Freitas   
Garantir o desenvolvimento tecnológico da bacia leiteira do Estado é o objetivo da Carta de Intenções assinada entre o Rio Grande do Sul e a Galícia, resultado da viagem de missão gaúcha à Espanha, na região considerada uma das maiores produtores de leite e produtos lácteos do mundo. Na semana passada, o líder da bancada do PTB na Assembleia Legislativa, deputado Aloísio Classmann, participou do ato, que encerrou a extensa agenda do grupo, iniciada em 23 de janeiro.
Segundo o parlamentar, as informações obtidas serão utilizadas para proporcionar que a bacia leiteira do RS também seja referência em qualidade e produtividade. "Nossa região tem um grande potencial e um vasto caminho para percorrer. Vamos buscar implementar políticas públicas e ações efetivas que muito vão somar para o nosso Estado”, afirmou Classmann.
O grupo conheceu de perto os avanços obtidos durante vinte anos de investimentos em genética, sanidade animal e também com o trabalho de conscientização dos produtores. Foram visitas às propriedades, indústrias e também à Xenética Fontao, empresa pública com parceria privada, com atuação na pesquisa, produção genética e desenvolvimento de embriões. Segundo o parlamentar, “o modelo investe em tecnologia nas áreas de manejo, sanidade animal, genética e até mesmo na comercialização, incentivando o associativismo e valorizando quem produz".
A comitiva gaúcha foi formada pelo secretário de Agricultura, Pecuária e Agronegócio do RS, Luiz Fernando Mainardi, parlamentares, representantes do governo, de entidades ligadas ao setor, empresários e de técnicos da Universidade do Vale do Taquari (Univates).