Classmann com secretário da Agricultura do RS, Fernando Mainardi, conhecendo os modelos de produtividade na região da Galícia Foto: Hipólito de Freitas |
Garantir o desenvolvimento tecnológico da bacia leiteira do Estado é o objetivo da Carta de Intenções assinada entre o Rio Grande do Sul e a Galícia, resultado da viagem de missão gaúcha à Espanha, na região considerada uma das maiores produtores de leite e produtos lácteos do mundo. Na semana passada, o líder da bancada do PTB na Assembleia Legislativa, deputado Aloísio Classmann, participou do ato, que encerrou a extensa agenda do grupo, iniciada em 23 de janeiro.
Segundo o parlamentar, as informações obtidas serão utilizadas para proporcionar que a bacia leiteira do RS também seja referência em qualidade e produtividade. "Nossa região tem um grande potencial e um vasto caminho para percorrer. Vamos buscar implementar políticas públicas e ações efetivas que muito vão somar para o nosso Estado”, afirmou Classmann.
O grupo conheceu de perto os avanços obtidos durante vinte anos de investimentos em genética, sanidade animal e também com o trabalho de conscientização dos produtores. Foram visitas às propriedades, indústrias e também à Xenética Fontao, empresa pública com parceria privada, com atuação na pesquisa, produção genética e desenvolvimento de embriões. Segundo o parlamentar, “o modelo investe em tecnologia nas áreas de manejo, sanidade animal, genética e até mesmo na comercialização, incentivando o associativismo e valorizando quem produz".
A comitiva gaúcha foi formada pelo secretário de Agricultura, Pecuária e Agronegócio do RS, Luiz Fernando Mainardi, parlamentares, representantes do governo, de entidades ligadas ao setor, empresários e de técnicos da Universidade do Vale do Taquari (Univates).