26 abril 2011

Estado confirma 62 casos de dengue contraídos em território gaúcho neste ano

O Rio Grande do Sul registrou, desde o início do ano,
62 casos autóctones de dengue
O Rio Grande do Sul registrou, desde o início do ano, 62 casos autóctones de dengue —  contraídos em território gaúcho — e outros 51 casos importados, de residentes no Estado que contraíram a doença em outros estados ou países.
Os dados foram divulgados nesta terça-feira pela Secretaria Estadual de Saúde. No total, são 953 casos suspeitos notificados ao Centro Estadual de Vigilância em Saúde (Cevs). Destes, 608 foram descartados por exames laboratoriais.
A maioria dos casos autóctones ocorreu na região noroeste, sendo Santa Rosa a cidade com maior número de infectados (44). Em São Luiz Gonzaga foram nove casos. Três de Maio registrou três e Santo Cristo, um caso. Neste último, o paciente contraiu a doença em Santa Rosa.
Na Região Metropolitana iniciou-se a circulação viral recentemente, no mês de abril, com quatro casos em Porto Alegre e um em Alvorada, que se contaminou em Porto Alegre no local de trabalho.
Confira a distribuição dos casos notificados de dengue por município:
Alvorada: 1 caso autóctone (contraiu a doença em Porto Alegre), Caçapava do Sul: 1 caso importado do Paraguai, Cachoeirinha: 2 casos importados do Ceará, Campo Bom: 1 caso importado do Ceará, Canoas: 3 casos importados do Rio de Janeiro e Rio Grande do Norte, Carazinho: 2 casos importados do Paraná, Caxias do Sul: 1 caso importado do Amazonas, Estância Velha: 1 caso importado do Maranhão
Estrela: 1 caso importado do Rio de Janeiro, Frederico Westphalen: 1 caso importado do Rio de Janeiro, Guaíba: 1 caso importado do Pará, Ijuí: 2 casos importados do Pará e Ceará, Minas do Leão: 1 caso importado do Paraná, Montenegro: 1 caso importado do Rio de Janeiro, Novo Hamburgo: 3 casos importados do Ceará e Amazonas, Passo Fundo: 1 caso importado do Pará, Porto Alegre: 4 casos autóctones , Rio Grande: 2 casos importados do Rio de Janeiro, Roca Sales: 1 caso importado do Paraguai, Santa Maria: 2 casos importados do Rio de Janeiro, Santa Rosa: 44 casos autóctones e 1 caso importado de Goiás, Santo Cristo: 1 caso autóctone (contraiu a doença em Santa Rosa), São Luiz Gonzaga: 9 casos autóctones e 2 casos importados do Mato Grosso do Sul e Pará, São Marcos: 1 caso importado de Pernambuco, Três de Maio: 3 casos autóctones, Uruguaiana: 1 caso importado do Rio de Janeiro, Viamão: 3 casos importados de GO, RJ e MS e Vista Alegre: 1 caso importado do Maranhão.

Com dois gols de Pratto, Grêmio perde em casa para o U.Católica

A classificação será decidida às 21h50m (horário de Brasília) 
da próxima quarta-feira, dia 04 de maio, no Chile
Apesar da mobilização gremista, motivada pelo sonho de conquistar a América pela terceira vez, a noite desta terça-feira foi de festa chilena no Estádio Olímpico. Diante dos mais de 35 mil atônitos tricolores ocupando boa parte das arquibancadas, o Universidad Católica derrotou o Grêmio por 2 a 1, na abertura das oitavas de final da Taça Libertadores 2011.
Agora, será preciso ao Grêmio vencer por dois gols de diferença fora de casa para chegar às quartas de final - ou então contar com vitória de um gol, a partir de 3 a 2, em função do saldo qualificado. A classificação será decidida às 21h50m (horário de Brasília) da próxima quarta-feira, dia 04 de maio, no Chile.
Lucas Pratto marcou os dois gols do Universidad Católica. Douglas descontou para o Grêmio. Borges foi expulso ainda no primeiro tempo.
Pratto e Borges, os centroavantes
Mantendo um hábito do técnico Juan Antônio Pizzi nesta edição da Libertadores, o Universidad Católica espelhou o sistema tático adversário. Os chilenos começaram a partida utilizando-se do mesmo 4-4-2 com meio-campo em losango do Grêmio.
De início o Grêmio ignorou este equilíbrio tático, e foi para cima. Pela direita, com Leandro, Willian Magrão e Gabriel, conquistou sequência de escanteios. Borges quase marcou. De longe, Douglas acertou o poste direito. Logo depois, Borges enfileirou marcadores mas chutou para fora.
Pizzi encontrou, então, uma solução. Recorreu a outro sistema tático, entre os quatro por ele utilizados nos seis jogos anteriores: ligou o lateral-esquerdo Eluchans à marcação individual de Leandro, abriu o lateral-direito Valenzuela e o volante Silva pelos lados, pouco à frente, e criou um 3-4-2-1.
Deu resultado. Aos 28 minutos Gilson foi desarmado, Cañete recebeu, puxou o contra-ataque e encontrou o centroavante Lucas Pratto livre na área. Com categoria ele marcou 1 a 0, em jogada construída pela dupla de argentinos revelados pelo Boca Juniors.
Para piorar a situação tricolor, seis minutos depois o auxiliar Hernan Maidana observou uma cotovelada de Borges sobre o zagueiro Henríquez. E o árbitro Nestor Pitana não hesitou: cartão vermelho para o centroavante gremista.
Repetição de Pratto
Do intervalo, o Grêmio retornou a campo modificado. Renato Gaúcho substituiu o volante Willian Magrão pelo atacante Lins - que somou-se a Leandro no embate com os defensores chilenos.
Nada, entretanto, parecia abalar as estruturas do paredão formado por oito jogadores do Universidad Católica. Apesar da posse de bola, o Grêmio não conseguia criar oportunidades de gol.
Sem alternativas, o camisa 10 tricolor arriscou novamente. E, se no primeiro tempo acertou o poste, desta vez a mira foi perfeita. Com seu pé esquerdo magistral, à longa distância, lançou a bola com força, no ângulo superior direito: 1 a 1, aos 14 do segundo tempo.
Mas não foi possível insistir na pressão ofensiva. O Universidad Católica seguiu organizado, com suas duas variações táticas em sincronia perfeita. Atento ao contra-ataque, o time chileno soube recuperar a vantagem no placar quinze minutos após o empate tricolor.
Na área, o centroavante Pratto recebeu cruzamento perfeito, e de cabeça acertou o ângulo: 2 a 1 para o Universidad Católica. Com seis gols, agora, Pratto é o vice artilheiro da competição continental.
Renato Gaúcho ainda recorreu ao banco de reservas, colocando Carlos Alberto e Escudero, mas não houve como superar a defesa adversária.
Próximo jogo
Na decisão do segundo turno do Campeonato Gaúcho, o Grêmio enfrenta o grande rival Inter às 16h do próximo domingo. A Taça Farroupilha será decidida no Estádio Beira-Rio. Se vencer, o Grêmio conquista o título estadual antecipado. Se perder, terá de enfrentar o Inter em mais dois Gre-Nais.

Homologação Final de Concurso Público

As provas foram realizadas dia 19 de
fevereiro de 2011, contando com 240
candidatos
Foi realizada a homologação final do concurso público, no último dia 25 de abril, na Prefeitura Municipal de São José do Inhacorá/RS. As provas foram realizadas dia 19 de fevereiro de 2011, contando com 240 candidatos inscritos e aptos a participarem das provas.
As provas escritas foram aplicadas na Escola Estadual de Ensino Médio Madre Madalena em ambos os turnos e, a empresa responsável pela sua execução foi a Objetiva Concursos de Porto Alegre/RS.
Os cargos em disputa eram: educador social, monitor de escola, pedagogo, fiscal, professor de educação básica  – educação artística e visitador.
O resultado deste certame pode ser conferido nos sites: http://www.sjinhacora.com.br/ ou http://www.objetivas.com.br/

Comercialização de vinhos no Brasil cresce no primeiro trimestre do ano

Foram comercializados 45 milhões de litros
da bebida no ano passado
Foto:Getty Images
A comercialização de vinhos no Brasil cresceu 5% no primeiro trimestre do ano em relação ao mesmo período do ano passado. Isto representa uma venda de 45 milhões de litros da bebida, contra 42 milhões em 2010. Os dados foram divulgados pelo Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin).
Segundo o presidente do Ibravin, Julio Fante, a safra recorde de uva, com a previsão de 650 milhões de quilos, estimula a produção. Ele destaca que, como o clima ajudou, a previsão é de vinhos de qualidade ao consumidor.
— O clima nos ajudou. Em algumas regiões a seca foi benéfica, em outras houve um pouco de chuva, mas nada que atrapalhasse a qualidade. Nós tivemos uma qualidade superior a do ano passado onde a chuva foi mais intensa.
Outro destaque dos números anunciados pelo Ibravin é o crescimento da comercialização de suco de uva integral, com aumento de 27% nas vendas em relação ao primeiro trimestre do ano passado.

Tuparendi terá dois cursos profissionalizantes em maio

Comdica – Aproximadamente 70 adolescentes
já fizeram inscrição para os dois cursos que 
acontecerãoem maio
O COMDICA (Conselho da Criança e do adolescente de Tuparendi), estará proporcionando aos adolescentes do município dois  cursos profissionalizantes gratuitamente. O primeiro curso terá como tema  Preparando-se para o primeiro emprego,  e visa capacitar os participantes para a apresentação de uma postura profissional adequada à busca do primeiro emprego.
O segundo curso será sobre o  Atendimento ao cliente e  oportuniza aos participantes o conhecimento sobre os princípios e técnicas necessárias para um melhor desempenho das atividades de atendimento ao público.
Estes dois cursos profissionalizantes serão realizados na ACI e ministrados pelo SENAC, no período de 23/05 a 26/05 e 27/06 e 30/06, nos turnos manhã e tarde.Todos os adolescentes que tem entre 16 anos e 18 anos incompletos e que estudam em escolas públicas no ensino médio  foram convidados a participar, desde que residam no município de Tuparendi. Foram ofertados 40 vagas em cada curso e a seleção dos participantes será realizada pelo SENAC em data  a ser confirmada posteriormente. Até a tarde do dia 26 de abril, aproximadamente 70 jovens já haviam efetuado a inscrição.
 Segundo a presidente do COMDICA, Janete Bedendo, este tipo de ação desenvolvida pelo Conselho, acontece graças às contribuições de empresas e de pessoas físicas, que repassam parte de seu  Imposto de Renda ao COMDICA, conforme permitido por lei.
 O COMDICA neste ano de 2011 também está proporcionando a todas as crianças e adolescentes do município de Tuparendi, a oficina de capoeira,  que se realiza no prédio onde funcionava a Escola Vera Cruz,  nas quintas-feiras no turno da manhã com início as das 8 às 11horas e no período da tarde das 13 horas e 15 minutos até 16 horas e 15 minutos. O COMDICA está proporcionando também a oficina de capoeira para os alunos do turno inverso na Escola Municipal Vendelino Waldemar Rauber.

EMEI Paraíso da Criança inaugura biblioteca e projeto "Brincando com Monteiro Lobato"

Projeto “Conhecendo as bibliotecas
do nosso município”
No ano de 2010, a turma da 2º série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Rui Barbosa, desenvolveu o Projeto “Conhecendo as bibliotecas do nosso município”.
Este projeto surgiu com a finalidade de descobrir o nome das quatro bibliotecas existentes no município de São José do Inhacorá, buscar a biografia das pessoas nomeadas em cada biblioteca e o motivo que levou cada instituição a fazer esta escolha. E, a partir disso, identificar as bibliotecas, pois a maioria dos alunos e demais pessoas não sabem o nome delas.
Porém, a biblioteca da Escola Municipal de Educação Infantil Paraíso da Criança, em funcionamento desde o ano de 2009, ainda não possuía um nome oficial, sendo chamada carinhosamente de “Bebeteca”.
Sendo assim, foi solicitado a Escola Paraíso da Criança uma parceria a fim de escolhermos um nome, envolvendo toda a comunidade escolar, contemplando-se assim, a lei Nº 12.244 de 24 de maio de 2010, que dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do País.
Para tanto, os alunos da 2ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Rui Barbosa foram instigados a pesquisarem possíveis nomes para a biblioteca. Uma das sugestões levantadas em sala de aula foi “Monteiro Lobato”, pois os personagens criados por ele trazem muita alegria e imaginação, principalmente através do programa “Sítio do Pica Pau Amarelo”. Como atividade extraclasse, os alunos tiveram que pesquisar sua biografia, ou então, trazer outra sugestão, justificando sua escolha. Ao final deste trabalho, o autor escolhido foi Monteiro Lobato que teve sua biografia analisada por uma das alunas, ao qual, nos parecia ser uma ótima escolha.
Já a Escola Paraíso da Criança realizou uma enquete com toda a comunidade escolar, propondo a escolha de um nome para a biblioteca. Com a enquete enviou-se a sugestão dos alunos da 2ª série, mas solicitou-se também outras idéias. Nesta, surgiu Biblioteca Madre Techilda ou Fidelis, porém, a maioria escolheu Monteiro Lobato.
A partir disso, foi enviado um pedido ao prefeito Municipal para oficializar o nome da biblioteca, sendo que no dia 29 de Março de 2011, o prefeito Alexandre Vaz Ferreira fez saber que a Câmara Municipal de Vereadores aprovou e ele sancionou a lei nº 940/2011 que deu nome Patronímico a Biblioteca da Escola, denominando-a de “Biblioteca Monteiro Lobato”.
Por isso, no dia 18 de abril de 2011, dia do aniversário do escritor brasileiro chamado Monteiro Lobato, inauguramos oficialmente este espaço.
Também, no ano de 2011, as crianças do Maternal I juntamente com a professora Andréa E. Nonenmacher estão desenvolvendo o projeto “Brincando com Monteiro Lobato” e neste dia vieram caracterizadas de “Emília e Visconde”. Durante a inauguração, dançaram a música “Emília, a Boneca Gente”. Para finalizar a comemoração, cada criança recebeu um livro de presente, doado pele Secretaria Municipal de Educação.

Golpes imobiliários destroem sonhos de santa-rosenses

César Silva, reprodução RBS TV
O drama de quem caiu no golpe do contrato de compra e venda incomoda muitas famílias da região. Em Santa Rosa, por descuido, pessoas perderam casas e terrenos.
Desesperado, o comerciante Arcindo Wink, tenta na Justiça recuperar uma perda financeira. Ele vendeu a única casa que tinha. Dos R$ 150.000,00 recebeu pouco menos da metade.
Na certeza que ganharia o restante, entregou a escritura e se deu mal.
- Eu não perdi uma bicicleta, não me roubaram uma galinha. Roubaram meu bem maior, meu sonho – disse Arcindo, entre lágrimas.
O casal Edilson e Eunice de Oliveira enfrentam uma situação semelhante. Compraram um terreno com pagamento parcelado. Quando terminaram de pagar a conta de R$ 12.000,00 e exigiram a escritura, souberam que o mesmo terreno havia sido vendido para outra pessoa.
- Nós queremos o que é nosso – afirma a dona-de-casa Eunice.
O caso foi parar na Polícia, que já registrou outros três casos semelhantes. Todos enganados pelo dono de uma imobiliária, que não quis gravar entrevista. Em depoimento, admitiu ter ficado com o dinheiro das vítimas.
- Tive um sonho destruído e espero que as pessoas paguem o que fizeram com a gente – comenta o vendedor Edilson.
Segundo a Justiça, a vítima tem chances de recuperar o dinheiro perdido se mover uma ação indenizatória. Mas nem sempre o sucesso é garantido. A conta só será paga se quem comercializou, tiver patrimônio para cobrir os custos.
O juiz criminal de Santa Rosa, Eduardo Busanello, explica que os casos são de crime de estelionato.
- O estelionato ocorre quando se obtém uma vantagem ilícita em prejuízo alheio. Nós temos previsto no Código Penal, um crime de estelionato com pena de um a cinco anos de prisão – esclarece.
O juiz alerta sobre a necessidade de buscar informações no registro de imóveis e lembra que dono é quem registra primeiro.
- Só vai ser dono quando estiver registrado na matrícula do imóvel, só a escritura não basta – complementa  a registradora do Cartório de Imóveis, Cláudia Beal.
Dos cinco casos registrados, em dois as partes fizeram acordo, os outros três continuam sem solução.

Maristani Weiand, RBS TV Santa Rosa

Músico nativista Rui Biriva morre de câncer aos 52 anos

Músico nativista Rui Biriva morre aos
52 anos 
Crédito: CP Memória
O músico nativista Rui Biriva, 52 anos, morreu nesta segunda-feira, às 22h45min. Ele estava internado no Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) desde o dia 14 de abril, para tratamento de um tumor no intestino grosso.
Entre os maiores sucessos da carreira de Rui Biriva estão "Tchê Loco", "Santa Helena da Serra", "Birivas", "Festança", "Pé na Estrada", "Amigo", "Vamo Pegá", "Castelhana", "Quebrando Tudo", "Canção do Amigo", "Das Bandas de Horizontina" e "Tonto de Saudade". Cantor e compositor, Rui Biriva teve algumas de suas obras gravadas por Dalvan, Daniela Mercury, Os Nativos, Os Serranos, Osvaldir e Carlos Magrão, Gilberto e Gilmar, e Gaúcho da Fronteira. Gremista, Biriba mostrou sua paixão pelo clube em uma canção que compôs em 2009, na música "Força Azul".
Rui Biriva nasceu em Horizontina, como Rui da Silva Leonhardt filho de Adalíbio e Malvina, filho de pequenos agricultores, sendo caçula de outros três irmãos. A partir dos 12 já participava dos festivais estudantis de música. Aos 14 anos conquistou seu primeiro prêmio, o 3° Festival Estudantil da Canção (FEC), da cidade de Três de Maio, interpretando a música "Good Bye My Love Good Bye", de Demmis Roussus. Foi lá que entrou para seu primeiro grupo musical, o Magia Som, conjunto de covers que interpretava músicas de nomes como: Led Zeppelin, Yes, Deed Purple, Elton Jonh e Rod Stewart. Apresentavam-se, principalmente na região de Santa Rosa.
O sucesso e o apelido, Biriva, vieram na década de 80.  Em 1981 foi convidado pelo prefeito de Horizontina, Irineu Colato, seu professor na escola, para virar seu assessor em Brasília, depois que este se elegeu deputado federal. Logo depois, porém, o músico desistiu de trabalhar na capital federal, e pediu para ser transferido para  Porto Alegre. Na Assembléia Legislativa, foi convidado a interpretar a música Birivas, na 4ª Seara da Canção, em Carazinho, em 1984. Aliada à interpretação do cantor, a composição vence a linha Galponeira do festival, e Biriva leva o prêmio de melhor intérprete do evento e o novo batismo, com seu nome associado à canção.
Em 1986, recebeu o primeiro convite para trabalhar com uma gravadora nacional. Com a Continental, lançou seu primeiro álbum. No mesmo ano, obteve importantes prêmios em festivais nativistas, entre eles Califórnia, Tertúlia, Musicanto, Seara e Coxilha.