26 abril 2011

EMEI Paraíso da Criança inaugura biblioteca e projeto "Brincando com Monteiro Lobato"

Projeto “Conhecendo as bibliotecas
do nosso município”
No ano de 2010, a turma da 2º série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Rui Barbosa, desenvolveu o Projeto “Conhecendo as bibliotecas do nosso município”.
Este projeto surgiu com a finalidade de descobrir o nome das quatro bibliotecas existentes no município de São José do Inhacorá, buscar a biografia das pessoas nomeadas em cada biblioteca e o motivo que levou cada instituição a fazer esta escolha. E, a partir disso, identificar as bibliotecas, pois a maioria dos alunos e demais pessoas não sabem o nome delas.
Porém, a biblioteca da Escola Municipal de Educação Infantil Paraíso da Criança, em funcionamento desde o ano de 2009, ainda não possuía um nome oficial, sendo chamada carinhosamente de “Bebeteca”.
Sendo assim, foi solicitado a Escola Paraíso da Criança uma parceria a fim de escolhermos um nome, envolvendo toda a comunidade escolar, contemplando-se assim, a lei Nº 12.244 de 24 de maio de 2010, que dispõe sobre a universalização das bibliotecas nas instituições de ensino do País.
Para tanto, os alunos da 2ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Rui Barbosa foram instigados a pesquisarem possíveis nomes para a biblioteca. Uma das sugestões levantadas em sala de aula foi “Monteiro Lobato”, pois os personagens criados por ele trazem muita alegria e imaginação, principalmente através do programa “Sítio do Pica Pau Amarelo”. Como atividade extraclasse, os alunos tiveram que pesquisar sua biografia, ou então, trazer outra sugestão, justificando sua escolha. Ao final deste trabalho, o autor escolhido foi Monteiro Lobato que teve sua biografia analisada por uma das alunas, ao qual, nos parecia ser uma ótima escolha.
Já a Escola Paraíso da Criança realizou uma enquete com toda a comunidade escolar, propondo a escolha de um nome para a biblioteca. Com a enquete enviou-se a sugestão dos alunos da 2ª série, mas solicitou-se também outras idéias. Nesta, surgiu Biblioteca Madre Techilda ou Fidelis, porém, a maioria escolheu Monteiro Lobato.
A partir disso, foi enviado um pedido ao prefeito Municipal para oficializar o nome da biblioteca, sendo que no dia 29 de Março de 2011, o prefeito Alexandre Vaz Ferreira fez saber que a Câmara Municipal de Vereadores aprovou e ele sancionou a lei nº 940/2011 que deu nome Patronímico a Biblioteca da Escola, denominando-a de “Biblioteca Monteiro Lobato”.
Por isso, no dia 18 de abril de 2011, dia do aniversário do escritor brasileiro chamado Monteiro Lobato, inauguramos oficialmente este espaço.
Também, no ano de 2011, as crianças do Maternal I juntamente com a professora Andréa E. Nonenmacher estão desenvolvendo o projeto “Brincando com Monteiro Lobato” e neste dia vieram caracterizadas de “Emília e Visconde”. Durante a inauguração, dançaram a música “Emília, a Boneca Gente”. Para finalizar a comemoração, cada criança recebeu um livro de presente, doado pele Secretaria Municipal de Educação.