16 setembro 2010

Alunos do interior mantêm as tradições

Orgulho de ser Gaúcho. Com esse objetivo, a direção e os professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental 15 de Novembro, organizaram uma programação especial durante a Semana Farroupilha.
A Escola, localizada no interior do município, está realizando atividades diferenciadas em homenagem a Semana Farroupilha. De acordo com o Diretor Heitor Tem Caten, “Queremos estimular os alunos para que cultivem a tradição gaúcha, e que assim, o gosto por esta cultura se mantenha”.
Durante esta semana, a aula termina mais cedo, os alunos cantam o Hino Rio-Grandense, e depois, realizam ações culturais e educativas como: apresentações artísticas, poesias e cantos. Eles também organizaram um CTG dentro da escola, onde fazem pratos típicos para a merenda.

SETREM recebe visita de pesquisadores da Embrapa Trigo

Com o objetivo de avaliar os experimentos em curso, no último dia 31, estiveram na Área de Pesquisa Agrícola e Pecuária da SETREM, o Chefe Adjunto de Pesquisa e Desenvolvimento do Centro Nacional de Pesquisa de Trigo (CNPT), João Leonardo Pires, acompanhado do pesquisador de Sistemas de Produção (Manejo de Cultivos), Henrique Pereira dos Santos.
Na ocasião os pesquisadores observaram o cultivo de competição de cultivares de trigo. Na Escola-Fazenda, além do Ensaio Estadual de Cultivares de Trigo (com 30 materiais genéticos), também estão instalados ensaios da EMBRAPA Trigo, que tem o intuito de análise do efeito de diferentes aplicações de fungicidas no rendimento de trigo; observação de Valor de Cultivo e Uso de trigo, triticale e centeio, bem como resposta produtiva do cultivar a diferentes doses de nitrogênio aplicado em cobertura.
Segundo o coordenador do curso de Agronomia da instituição, Marcos Garrafa, os resultados trarão informações importantes para a triticultura na região. “Estes ensaios vêm sendo conduzidos há cinco anos e alguns dos resultados já foram socializados através de Dias de Campo de Cultivos de Inverno e de Encontros Técnicos sobre Culturas de Inverno na Região Noroeste do RS”, conclui.

Horário de verão começa no dia 17 de outubro

O horário de verão deste ano terá início no dia 17 de outubro e terminará no dia 20 de fevereiro de 2011. Neste período, os brasileiros que moram nas regiões Centro-Oeste, Sul e Sudeste terão que adiantar o relógio em uma hora.
Segundo o Ministério de Minas e Energia, nos últimos anos a redução média da demanda de energia elétrica tem sido em torno de 5%, nas regiões onde o horário de verão foi aplicado. A medida tem como objetivo reduzir os picos de demanda por energia, proporcionando uma utilização mais uniforme durante o dia.

Grêmio perde para o Palmeiras na noite dos 107 anos

Eis que o Palmeiras estragou a festa no estádio Olímpico, nesta quarta-feira. No dia em que festejou os 107 anos de fundação, o time teve muitas dificuldades contra um velho ídolo: Luiz Felipe Scolari. Resultado: derrota por 2 a 1, na 22ª rodada do Brasilerão.
Marcos Assunção abriu o placar aos 14min, em cobrança de falta, e Ewerthon selou a vitória no segundo tempo. Jonas ainda diminuiu aos 46min, mas já era tarde. Com o resultado, o time fica na 13ª posição da tabela a apenas três pontos da zona de rebaixamento.
Com o resultado, o Grêmio cai uma posição e fica no 13º lugar da tabela - já o Plameiras subiu quatro poisções. O que mais preocupa, porém, é a distância da zona de rebaixamento, que diminuiu para apenas três pontos. Cabe agora a Renato Portaluppi levantar o ânimo do time para o confronto com o Avaí, em Santa Catarina, no fim de semana.