25 abril 2012

Tucunduva: Vereadores forçam exoneração de cargos em comissão

As exonerações aconteceram devido a reprovação pela
Câmara de Vereadores da Lei nº 02 
Na tarde desta terça-feira (24), 11 cargos em comissão e 10 cargos de funções gratificadas foram exonerados da Prefeitura Municipal de Tucunduva. As exonerações aconteceram devido a reprovação pela Câmara de Vereadores da Lei nº 023 de 26 de março de 2012 e Projeto de Lei nº  024 de 26 de março de 2012 que adequava os cargos em comissão que foram apontados como inconstitucionais em 2011. O Projeto de Lei foi elaborado para atender as mudanças estabelecidas em razão do Acórdão do Tribunal de Justiça que havia declarado inconstitucional 32 cargos em outubro do ano passado.
A votação do Projeto de Lei aconteceu na noite de segunda-feira, 23, em sessão extraordinária na Câmara de Vereadores. O placar foi de 4 votos contrários dos vereadores do PMDB – Nelson Rafalski, Valter Anderle, Ivo Balsan e Clair Guarienti – e 3 votos favoráveis dos vereadores Marcelo Burim  e Jorge de Souza Salgadinho do PP e Leonir Bortoluzzi do PT. O Vereador do PP Luis Patias não compareceu a sessão.
A decisão dos vereadores pela não aprovação da Lei e a consequente exoneração dos cargos ocasionará a interrupção de diversos serviços oferecidos pela administração aos munícipes como a maioria das aulas da Oficina de Música, as atividades físicas para o interior e terceira idade, o calçamento na comunidade de Esquina Batista e o Campeonato Municipal de Futebol de Campo.
Para regular a situação dos cargos e normalizar os serviços oferecidos pelo poder público aos munícipes a administração está trabalhando novamente na readequação do Projeto de Lei para que seja realizada uma nova votação e aprovação desta.
A Lei nº 360 de 2010 foi criada pela Administração anterior e contava com 41 cargos. Destes cargos 29 foram ocupados pela atual Administração, entre CC´s e Função Gratificada. E com a criação da nova Lei 07 cargos foram extintos.
O poder público municipal esclarece que os cargos em comissão que foram exonerados são de extrema importância para o bom funcionamento e desenvolvimento do município.

Três de Maio: Meninos são campeões do campeonato municipal de futsal de Santa Rosa

Meninos três-maienses conquistam competição em S.Rosa
Oito estudantes da Setrem e mais dois meninos da escolinha do Oriental tentaram e conseguiram o improvável. Com a ajuda dos pais, o grupo queria se inscrever e disputar o campeonato municipal de futsal de Santa Rosa na categoria pré-mirim que aceita meninos de 8 a 10 anos. Como precisavam de uma empresa de Santa Rosa, a revista Gente News em parceria com o empresário Marcos Salomão deram nome ao time. Com doze equipes participantes, entre elas a escola Da paz, o Colégio Dom Bosco, a Unijuí e empresas locais, a equipe REVISTA GENTE NEWS/SALOMÃO foi campeã invicta do torneio. A taça do campeonato municipal de santa Rosa, organizado pela prefeitura daquele município, agora está em Três de Maio que derrotou a escola Dom Bosco na final por 5 a 2. A equipe foi coordenada pelo instrutor Ale Ott e pelo professor César.

Três de Maio: Novo sistema de gerenciamento do HSVP está em pelo funcionamente

A Gerência de Atendimento, está sob-responsabilidade de
Gelson Luis Schneider 
Buscando melhorar os serviços prestados e profissionalizar mais o ambiente de trabalho, proporcionando assim um melhor atendimento para os pacientes e um bom ambiente profissional para os colaboradores, a direção do Hospital São Vicente de Paulo de Três de Maio, pertencente à Rede Verzeri, conta desde janeiro deste ano com uma nova estrutura organizacional que direciona as ações de gestão interna do HSVP para os próximos anos. A nova estruturação foi implementada sob a coordenação da NR Consultoria Empresarial, a qual inclusive esteve fazendo auditoria sobre os serviços desempenhados na última segunda-feira dia 23. O novo modelo organizacional do HSVP é também compatível com as intenções estratégicas da ASLB e as suas perspectivas de crescimento.
A partir desta semana estaremos apresentando maiores detalhes sobre cada setor do HSVP e seus responsáveis, para que a comunidade possa ficar sabendo um pouco mais sobre esta estruturação.
Nesta nova formulação de trabalho que foi criada, apresentamos a Gerência de Atendimento, a qual está sob-responsabilidade de Gelson Luis Schneider. Neste novo modelo administrativo esta área de atuação fica focada no atendimento ao cliente no que tange os serviços que o HSVP possui e coloca a disposição para região. A mesma tem por objetivo garantir aos clientes o acesso de todos os serviços disponíveis no hospital de forma integrada e em plenas condições de utilização.
Conforme Gelson Schneider, no planejamento de curto prazo dentre as metas estão, o alinhamento de todos os processos internos, a implantação de melhorias na Pesquisa de Satisfação dos Clientes, no SAME e na hotelaria. Em médio prazo, dentre os objetivos destacam-se o plano de melhoria de atendimentos nos serviços de referência e no centro de diagnóstico por imagem, buscando o equilíbrio econômico-financeiro.
Desde que o novo sistema de gerenciamento foi implantado junto ao HSVP, dentre as principais modificações encontram-se a revisão geral das rotinas e processos das áreas envolvidas com planejamento para melhoria da qualidade no atendimento e nos resultados. A fase de planejamento ainda esta em andamento e algumas ações começam a ser executadas, as quais poderão ser evidenciadas nos próximos meses. Estão sob responsabilidade da Gerência de Atendimento o Centro de Especialidades; Centro de Diagnóstico por Imagem; Serviços de recepções; Serviço de Admissão e Internações; Hotelaria/Higienização e CCIH; SAME; Central Telefônica e Unidades Satélites.

Santa Rosa: Orientadoras Educacionais recebem Caderno do/a Aluno/a

O objetivo do encontro também foi de construção da 
proposta de trabalho com o Caderno do/a Aluno/a 
Na última semana reuniram-se na Secretaria Municipal de Educação e Juventude as Orientadoras Educacionais da rede municipal de ensino. Na ocasião, a Administração Municipal através da equipe da Secretaria proporcionou um momento de formação acerca da importância da Orientação Educacional na escola. O objetivo do encontro também foi de construção da proposta de trabalho com o Caderno do/a Aluno/a, o qual consiste num caderno pedagógico produzido pela Secretaria.
Nessa perspectiva, o Caderno do/a Aluno/a tem como intuito oferecer mais subsídios as discussões que são realizadas com os estudantes nas escolas da rede municipal. O caderno foi planejado e elaborado a partir da grande temática “Estudar É...”, e propicia a reflexão sobre o significado da educação na vida das pessoas, do viver em sociedade, da cidadania, dos direitos e deveres, regras de convivência, drogas, bulliyng, entre outras temáticas.
De acordo, com a Secretária Municipal de Educação e Juventude, Rosane Fritz de Almeida este Caderno irá subsidiar o importante trabalho das orientadoras educacionais nas Escolas Municipais de Ensino Fundamental. Trabalho este, extremamente importante junto aos alunos e pais no sentido de alcançar maior sucesso escolar, diminuindo desta forma a evasão e repetência.

Boa Vista do Buricá: 1º Encontro de Merendeiras e Serventes de Educação Infantil

De acordo com a nutricionista, as escolas municipais de 
educação infantil de Boa Vista do Buricá são destaque 
na região
Buscando qualificar a equipe de trabalho das escolas municipais de educação infantil, na última semana as merendeiras e serventes participaram do 1º encontro coordenado pela nutricionista Leisi Deimling. Na oportunidade foram abordadas as Boas Práticas de Fabricação com destaque para os quisitos higiene, limpeza e controle de intoxicações alimentares.
Para adultos sadios, a maioria das DTA- Doenças Transmitidas por Alimentos dura poucos dias e não deixa seqüelas. Em crianças, gestantes, idosos e pessoas doentes, as conseqüências podem ser mais graves. Por isso sintomas como vômitos, diarréias, dores abdominais, febres, dores de cabeça, olhos inchados não devem ser ignorados. A melhor maneira de prevenir ainda é a correta higienização do ambiente, utensílios e controle de qualidade dos alimentos oferecidos as crianças.
De acordo com a nutricionista, as escolas municipais de educação infantil de Boa Vista do Buricá são destaque na região, pois nunca houve um surto de infecção ou de intoxicação alimentar, nem mesmo casos isolados de DTAs. Isso se deve ao cuidado das manipuladoras com a aquisição, preparo e oferta das refeições as crianças. Associado é claro, aos encontros e treinamentos periódicos que permitem a troca de informações.
Na oportunidade foram abordados também os seguintes assuntos: como deve ser o local de trabalho, o que fazer para mantê-lo de acordo, quais as regras básicas para o manipulador de alimentos, como preparar os alimentos com higiene, como servi-los, cuidados com o lixo, temperaturas ideais para conservação dos alimentos e estruturação do ambiente.
Com o apoio e presença das diretoras responsáveis pelas escolas de educação infantil, Ieda Kochan e Eraci Engster algumas alterações foram propostas no sentido de melhorar o fluxo das operações que envolvem a alimentação e a higienização. Para isso, as colaboradoras presentes foram incubidas de relacionar os itens que exigem substituição.
A boa qualidade do atendimento a criança é resultado de uma série de ações que envolvem todos os setores, mesmo que indiretamente relacionados aos pequenos. Daí a importância do trabalho em equipe que reflete na alegria e bem estar do todos. Parabéns as merendeiras e serventes que fazem do dia a dia na escola um verdadeiro lar.

SJI/BVB: Concluída a ponte intermunicipal

Ponte esta, que estava em péssimo estado de trafegabilidade 
No dia de 23 de abril houve a conclusão da Ponte que liga a localidade de Bom Principio de Boa Vista do Buricá e Linha Itu em São José do Inhacorá.
Ponte esta, que estava em péssimo estado de trafegabilidade, foi restaurada com a total substituição da madeira, através de uma parceria firmada entre as prefeituras de ambos os municípios, em que o município de São José do Inhacorá participou com a aquisição da madeira e o município de Boa Vista do Buricá empregou a mão-de-obra (desmontagem e montagem)  e todas as ferragens necessárias.
Salientamos ainda, que esta ponte foi reforçada e aumentada em sua largura para que os veículos pesados e, principalmente as automotrizes possam trafegar em total segurança.
Ao final da tarde de segunda-feira, quando da conclusão dos trabalhos, os 02 municípios prestigiaram o ato através de suas lideranças, representando o município de Boa Vista do Buricá, o Sr. Elégio Brisch – Secretário Municipal da Agricultura e todos os servidores que executaram a obra  e, representando São José do Inhacorá, o prefeito municipal, Dr. Alexandre Vaz Ferreira entre outras lideranças municipais.
A Administração Municipal de São José do Inhacorá vem agradecer a mais esta parceria com o vizinho município de Boa Vista do Buricá que já de longa data vem firmando boas parcerias entre as duas administrações, o que resulta em grandes benefícios para a população de ambos.

Nova Candelária: Ladrões colocam fogo em caixa eletrônico do Banrisul

Bombeiros foram acionados para auxiliar  
(Foto: Polícia Civil/Divulgaçã)
Um caixa eletrônico de uma agência bancária foi incendiado por volta das 4h desta terça-feira (24) em Nova Candelária, no Noroeste do Rio Grande do Sul. A Polícia Civil de Boa Vista do Buricá, que investiga o caso, aguarda a chegada de peritos para averiguar se os assaltantes conseguiram roubar dinheiro do equipamento.
Segundo a polícia, pelo menos duas pessoas cometeram o crime. Uma delas ficou em frente à agência armada, enquanto o resto do grupo entrou no local e ateou fogo no equipamento. Moradores do prédio em que fica o estabelecimento acordaram e chamaram a Polícia Militar. Os autores do crime fugiram.
"Era um prédio residencial, e no térreo ficava a agência bancária e outra loja. Alguns moradores acordaram com o barulho e o fogo e acionaram a Brigada Militar", disse ao G1 o delegado João Vittório Barbato, da Polícia Civil de Três de Maio/Boa Vista do Buricá, cidade vizinha a Nova Candelária.
Ainda durante a madrugada, o Corpo de Bombeiros de Boa Vista do Buricá e São José do Inhacorá foi acionado para apagar o fogo. Ainda não há horário marcado para a visita de técnicos do Instituto Geral de Perícias (IGP), que averiguarão os danos ao equipamento.
A polícia ainda não tem suspeitos do crime. "Parecem se tratar de pessoas aqui da região", disse o delegado.

Tucunduva: Bortoluzzi quer a criação do “Espaço da Música”

O vereador Leonir Bortoluzzi(PT), fez uma indicação ao
Executivo Municipal 
O vereador Leonir Bortoluzzi(PT), fez uma indicação ao Executivo Municipal, sugerindo que este elabore um projeto para viabilizar a construção do “Espaço da Música”. Bortoluzzi justificou o pedido afirmando que Tucunduva é conhecido como “Capital da Lavoura Mecânizada” e “Terra do Músico”, e que desta forma cabe ao município empreender ações que justifiquem este tipo de denominação.  O Espaço da Música, seria um local para abrigar oficinas de músicos, além de servir de espaço para o  entretenimento, treinamento e aprimoramento de conhecimentos aos profissionais da área, ser ponto de referência às bandas, grupos e músicos locais bem como de outras regiões, quando aqui estiverem para apresentações e visitações. O Espaço da Música idealizado pelo vereador, teria ainda  um memorial, servindo de local para abrigar e manter todo o acervo documental e histórico de tudo o que se refere à Música em nosso Município, e serviria para  desenvolver atividades culturais e educativas complementares que possam vir a serem adotadas pelas escolas do município, relacionadas à área,  para desenvolver e aprimorar danças, corais, teatro, shows, espetáculos e outras formas de manifestações artísticas, étnicas e tradicionalistas de Tucunduva. Em seu documento Bortoluzzi ainda frisou que o Espaço da Música seria um local para proporcionar a inclusão social de crianças, jovens e da terceira idade, integrando-os também pela Música ou outras formas de expressão culturais. Absorver profissionais da área da música e que queiram, de forma voluntária e solidária, repassar seus conhecimentos”.
A indicação de Bortoluzzi mereceu um amplo debate na sessão ordinária realizada no dia 18 de abril, com vários elogios e sugestões a serem incluídas na indicação do vereador petista, que foi aprovada por unanimidade.

Três de Maio: Pelotão Mirim da Brigada Militar participa do Programa Inclusão Digital SETREM

Integrantes do Pelotão Mirim da Brigada Militar
Integrantes de Três de Maio concluíram uma etapa do curso que oferece aulas de Informática
Na sexta-feira, dia 20, os integrantes do Pelotão Mirim da Brigada Militar de Três de Maio receberam os certificados de participação nas aulas do Curso de Informática, disponibilizadas através do Programa de Inclusão Digital SETREM. Durante o curso são desenvolvidos conteúdos sobre a Introdução à Informática, Windows e Word.
O Programa é oferecido de forma gratuita e os interessados podem realizar suas inscrições no Centro de Tecnologia da Informação da SETREM. As aulas ocorrem durante os turnos da manhã, tarde, noite e também pelos sábados de manhã e sábados à tarde.
Os níveis de estudo abordados durante as aulas do Programa de Inclusão Digital SETREM, são: Introdução a Informática e Microsoft Word, Microsoft PowerPoint e Internet, Microsoft Excel, Microsoft Word Avançado e Microsoft Excel Avançado.