25 abril 2012

Boa Vista do Buricá: 1º Encontro de Merendeiras e Serventes de Educação Infantil

De acordo com a nutricionista, as escolas municipais de 
educação infantil de Boa Vista do Buricá são destaque 
na região
Buscando qualificar a equipe de trabalho das escolas municipais de educação infantil, na última semana as merendeiras e serventes participaram do 1º encontro coordenado pela nutricionista Leisi Deimling. Na oportunidade foram abordadas as Boas Práticas de Fabricação com destaque para os quisitos higiene, limpeza e controle de intoxicações alimentares.
Para adultos sadios, a maioria das DTA- Doenças Transmitidas por Alimentos dura poucos dias e não deixa seqüelas. Em crianças, gestantes, idosos e pessoas doentes, as conseqüências podem ser mais graves. Por isso sintomas como vômitos, diarréias, dores abdominais, febres, dores de cabeça, olhos inchados não devem ser ignorados. A melhor maneira de prevenir ainda é a correta higienização do ambiente, utensílios e controle de qualidade dos alimentos oferecidos as crianças.
De acordo com a nutricionista, as escolas municipais de educação infantil de Boa Vista do Buricá são destaque na região, pois nunca houve um surto de infecção ou de intoxicação alimentar, nem mesmo casos isolados de DTAs. Isso se deve ao cuidado das manipuladoras com a aquisição, preparo e oferta das refeições as crianças. Associado é claro, aos encontros e treinamentos periódicos que permitem a troca de informações.
Na oportunidade foram abordados também os seguintes assuntos: como deve ser o local de trabalho, o que fazer para mantê-lo de acordo, quais as regras básicas para o manipulador de alimentos, como preparar os alimentos com higiene, como servi-los, cuidados com o lixo, temperaturas ideais para conservação dos alimentos e estruturação do ambiente.
Com o apoio e presença das diretoras responsáveis pelas escolas de educação infantil, Ieda Kochan e Eraci Engster algumas alterações foram propostas no sentido de melhorar o fluxo das operações que envolvem a alimentação e a higienização. Para isso, as colaboradoras presentes foram incubidas de relacionar os itens que exigem substituição.
A boa qualidade do atendimento a criança é resultado de uma série de ações que envolvem todos os setores, mesmo que indiretamente relacionados aos pequenos. Daí a importância do trabalho em equipe que reflete na alegria e bem estar do todos. Parabéns as merendeiras e serventes que fazem do dia a dia na escola um verdadeiro lar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário