09 setembro 2011

TRT suspende demissões da John Deere em Horizontina

Suspensão se mantém até que sejam concluídas negociações 

sobre impacto do desligamento

Os 104 trabalhadores demitidos da John Deere no último dia 2 em Horizontina, no noroeste do Estado, voltarão a trabalhar na segunda-feira por determinação do TRT-RS. A decisão, da vice-presidente do TRT-RS, desembargadora Maria Helena Mallmann, atende a pedido do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas Mecânicas e de Material Elétrico de Horizontina.
De acordo com o tribunal, um acordo entre o sindicato e a empresa deveria ter precedido os desligamentos. Para a desembargadora, a demissão coletiva deveria estar apoiada em razões técnicas e econômicas comprovadas. Segundo ela, o Brasil é signatário de acordos internacionais que não permitem a imposição unilateral de dispensas trabalhistas coletivas.
O Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias Metalúrgicas Mecânicas de Horizontina tem prazo de cinco dias para apresentar as medidas que julgue razoáveis para um menor impacto social das despedidas.
A suspensão das demissões se mantém até que se concluam as negociações. A empresa já havia despedido 230 funcionários no mês de abril e, agora, mais 104 perderam seus postos de trabalho.
De acordo com a assessoria de imprensa da John Deere, a empresa respeita e cumpre a decisão do Tribunal Regional do Trabalho e reforça que em seus 30 anos de atuação no Brasil, tem como prática conduzir processos de forma "ética, democrática e transparente", principalmente no que se refere à negociação de alternativas trabalhistas com funcionários, sindicatos e entidades de classe.
Uma audiência está agendada para o próximo dia 21, às 14h, no TRT-RS.

Reunidas cancela viagens com destino a Florianópolis e altera roteiro a Joinville

Informações a passageiros
 (55) 3512-6040 – Santa Rosa 
(55) 3312-1910 – Santo Ângelo
Em decorrência das enchentes que afetaram mais de 760 mil pessoas em Santa Catarina nos últimos dias, a empresa Reunidas decidiu suspender as linhas que sairiam de Santa Rosa e Santo Ângelo, no noroeste gaúcho, com destino a Florianópolis.
Portanto, os itinerários que sairiam de Santa Rosa às 16h e às 16h15min para a capital catarinense foram cancelados. A linha embarcaria passageiros nas cidades gaúchas de Santa Rosa, Santo Ângelo, Ijuí, Carazinho, Passo Fundo, Tapejara, Sananduva, Cacique Doble e Barracão, além de passar nas rodoviárias de Campos Novos (SC) e Coritibanos (SC).
O itinerário Santa Rosa-Florianópolis tinha como destinos também Rio do Sul, Blumenau, Itajaí, Balneário Camboriú, Itapema e a capital catarinense.
Da mesma forma foram suspensos os quatro horários (17h, 17h15min, 17h25min e 18h) que partiriam de Santo Ângelo a Florianópolis.
Os passageiros poderão optar pelo ressarcimento do valor da passagem ou transferir sua viagem para outra data, sem ônus. Ainda não há previsão de retorno dos itinerários. A empresa estuda possíveis ajustes de roteiros, com desvios alternativos.
Itinerário para Joinville teve três destinos cancelados
Uma nova alternativa encontrada pela Reunidas permitirá a saída da linha Santa Rosa-Joinville, às 17h. No entanto será feito um desvio em Mafra (SC) e o ônibus não passará por Rio do Sul, Indaial, Blumenau, como habitualmente. Este itinerário terá como destino apenas as cidades de Jaraguá do Sul e Joinville.

Informações a passageiros
(55) 3512-6040 – Santa Rosa
(55) 3312-1910 – Santo Ângelo

Hemocentro tem mascote

O final da promoção com a revelação do nome ganhador ocorrerá
no dia 25 de novembro, dia Nacional do Doador de Sangue
O Hemocentro Regional de Santa Rosa apresentou à comunidade no desfile do dia 7 de Setembro seu mascote na forma de boneco. O símbolo do Hemocentro, já bem conhecido pela parcela da população que doa sangue foi um encanto à parte no desfile da FUMSSAR.
A partir de agora ele irá ajudar nas campanhas de divulgação e captação de doadores do Hemocentro. Luís Antônio Benvegnú, diretor técnico do Hemocentro destaca, “A intenção do boneco é dar mais visibilidade ao Hemocentro”. Quase a metade das doações realizadas hoje são feitas por doadores de repetição, no entanto, boa parte da população só lembra de doar em casos de necessidade, “queremos que as pessoas lembrem da doação voluntária de sangue ao encontrarem o boneco em eventos da comunidade” complementa Benvegnú.
O mascote também faz um imenso sucesso com as crianças, que são os doadores do futuro que devem ser cultivados dede já. No início de outubro o Hemocentro lançará uma campanha na mídia envolvendo toda comunidade da área de atuação para dar nome ao mascote. O final da promoção com a revelação do nome ganhador ocorrerá no dia 25 de novembro, dia Nacional do Doador de Sangue.

Em SC, quatorze cidades decretam situação de emergência

Pelo menos 65 municípios foram atingidos pelo mau tempo 
Crédito: Rogério Pires / Divulgação / CP
De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, 65 municípios foram atingidos por enxurradas, alagamentos, enchentes ou deslizamentos desde o início da semana. Quatorze cidades decretaram situação de emergência e Rio do Sul decretou estado de calamidade pública. Pelo menos 45 já enviaram a Notificação Preliminar de Desastre (Nopred), documento que antecede o decreto de emergência.
Mais de 600 mil pessoas foram afetadas pelo mau tempo, 24,7 mil estão desalojadas e 2,4 mil desabrigadas. O número de casas atingidas ultrapassa os 8 mil. Valdemiro Carminatti, de 66 anos, foi a primeira vítima fatal da enxurrada. Ele morreu no desabamento do telhado que estava consertando na rua São Pedro, Centro de Guabiruba. Três pessoas sofreram ferimentos por conta dos estragos das chuvas, nos municípios de Ascurra e Ilhota.
Tres-maiense registra enchente em Brusque
A chuva das últimas 92 horas castiga Santa Catarina e os acumulados já passam de 200 mm em alguns municípios – valores esperados para o mês inteiro. A precipitação foi causada por uma frente fria que chegou ao Estado na segunda-feira e estacionou sobre o litoral catarinense. A instabilidade foi reforçada entre a noite de terça e quinta-feira devido à presença do Jato Subtropical (ventos fortes em altitude) e a influência de sistemas de baixa pressão.
Graziele Loro Casali está a quase três anos estudando e trabalhando em Santa Catarina e nunca havia enfrentado situação igual a essa. Ela e a irmã Joziane estão ilhadas no apartamento onde moram no centro da cidade devido a cheia do rio Itajaí-mirim. O apartamento fica a quase 30 metros do leito do rio, mas a água ameaça invadir a garagem do prédio. 

SETREM volta a realizar cursos de Inseminação Artificial em outubro em Três de Maio

A época é de aumento na procura por inseminadores 
O curso terá duração de cinco dias, em tempo integral, no Campus SETREM, de 24 a 28 de outubro. Os participantes encontraram na instituição alojamento, alimentação completa, apostilas e os materiais utilizados, inclusos em um único investimento. 
As turmas têm vagas limitadas até 12 participantes. Os alunos assistirão às aulas teóricas e farão treinamento prático. Receberão informações sobre inseminação artificial, métodos, vantagens e principais causas de insucessos da técnica, bem como anatomia e fisiologia do aparelho reprodutivo da vaca. Saberão reconhecer uma fêmea no pré-cio e no cio, o melhor horário para inseminar e como implantar a inseminação artificial. 
Para o Zootecnista, responsável pelo Setor de Pecuária da Setrem, Marcelo Rigo o curso chega na hora certa. "O mercado é crescente e a grande limitação da inseminação é justamente a falta de profissionais".
O Presidente do Sindicato Rural, Antonio Carlos Cassol, concorda com a afirmação e lembra que é nessa época que aumenta a procura por inseminadores. 

Classmann defende aprovação de genéricos para uso veterinário e para insumos agrícolas

Foto - Classmann: "Competitividade e lucratividade aos
produtores rurais"  (Divulgação AL)
O líder da bancada do PTB na Assembleia Legislativa, deputado Aloísio Classmann, aguarda com expectativa a votação das matérias que autorizam a produção de medicamentos genéricos para uso veterinário e de insumos agrícolas genéricos. De acordo com o parlamentar, a iniciativa garantirá a redução de preços no mercado brasileiro e beneficiará o setor primário. "Essa é uma boa notícia para o agronegócio. Espero que a aprovação ocorra o mais rápido possível, para proporcionar mais competitividade e lucratividade aos produtores rurais", afirma Classmann.
O Projeto de Lei 1089/03, que autorizará a produção de medicamentos genéricos para uso veterinário e regulamenta o uso do produto, foi aprovado no início de setembro pela Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado Federal, e deverá seguir para votação no Plenário, em regime de urgência. O objetivo é reduzir preço, dar mais confiabilidade aos produtos, aumentar a concorrência entre os fabricantes e impulsionar a produção nacional. 
Já o PL 190/2010, sobre a produção de insumos agrícolas genéricos no País, foi aprovado no mês de maio pela Comissão de Agricultura e Reforma Agrária, e desde então se encontra parado na Câmara dos Deputados. "Esperamos mais agilidade na tramitação desta matéria, pois teremos um produto mais acessível", destacou o deputado Classmann.

Chuvas em SC afetam quase 490 mil e causam pelo menos uma morte

Blumenau é a cidade mais atingida, com 280 mil pessoas
prejudicadas 
Crédito: Rogério Pires / Divulgação / CP
As chuvas que caem sobre Santa Catarina desde terça-feira afetam 489.903 pessoas, em 59 municípios do Estado vizinho.  Conforme a Defesa Civil estadual, há 18.369 desalojados e 1.314 desabrigados. Valdemiro Carminatti, de 66 anos, foi a primeira vítima fatal da enxurrada. Ele morreu no desabamento do telhado que estava consertando na rua São Pedro, Centro de Guabiruba. Três pessoas sofreram ferimentos por conta dos estragos das chuvas. Elas estavam nos municípios de Ascurra e Ilhota.
Quatorze das cidades atingidas já decretaram situação de emergência: Angelina, Bocaína do Sul, Brusque, Correia Pinto, Caçador, Ituporanga, Leoberto Leal, José Boiteux, Navegantes, Rio das Antas, Pouso Redondo, Rio dos Cedros, Rio das Antas, Tijucas e Witmarsum – outras 36 encaminharam a Notificação Preliminar de Desastre, documento que antecede a situação de emergência.
Pelo menos 12 pontos em nove rodovias do Estado têm algum tipo de alteração em seu trânsito devido às chuvas (confira a relação abaixo). O tempo segue instável em Santa Catarina e a Defesa Civil aguarda mais precipitação para as próximas 24 horas, com o volume que pode chegar até 100 milímetros em alguns pontos.
Segundo o boletim divulgado às 23h pela Defesa Civil, o município de Blumenau é o que tem mais pessoas desalojadas, com 15 mil, e afetadas: com 280 mil – valor correspondente a quase 93% da população local. Às 17h, o nível do rio Itajaí-Açu era de 10,4 metros e a previsão é que o leito chegue até 14 metros.
Há pelo menos 18.369 desalojados e 1.314 desabrigados em Santa Catarina
Crédito: Rogério Pires / Divulgação / CP
Assim como em 1984 e 2008, anos de grandes enchentes no município, o que se vê desde a última terça-feira no local é água e medo, causado pela cheia do rio Itajaí-Açu. O governo catarinense já liberou R$ 3 milhões para os municípios atingidos.
De acordo com a prefeitura, 41 estão desabrigados. Três escolas estão servindo como abrigo, depois que as aulas foram suspensas, na manhã desta quinta-feira. Apenas na segunda-feira há previsão para retorno dos alunos.
Rodovias federais atingidas (Fonte: PRF):
BR 470, entre os kms 114 e 115, em Ibirama: há risco iminente de queda de barreira, com precipitação já atingindo o acostamento.
BR 282 é afetada em diversos pontos, onde há quedas de barreira que estão atingindo parte do acostamento. Conforme a Polícia Rodoviária Federal, não há obstruções na pista.
BR 280, entre os kms 91 e 93, em Corupá: trânsito totalmente interrompido devido devido a quedas de barreiras. Sem previsão de liberação.
BR 116, no km 99,5, em Monte Castelo: rodovia está inundada, com cerca de 30 cm de lâmina de água sobre a pista em cerca de 50 metros da rodovia. Trânsito flui lentamente.
BR 116, no km 304,8, em Serra do Pelotas, Capão Alto: risco iminente de queda de barreira, com precipitação já atingindo o acostamento.
BR 116, no km 108, em Serra do Espigão: trânsito em meia pista, devido à queda de barreira.
Rodovias estaduais atingidas (Fonte: PMR-SC): 
SC 302, no km 279, em Aurora. Devido à pista alagada, o tráfego está interrompido, sem previsão de liberação do trecho.
SC 428, no km 22,8, em Leoberto Leal. Uma queda de barreira deixa o trânsito em meia pista no local, sem previsão de liberação total.
SC 430, no km 31,9, em Urubici: um deslizamento de pista afeta o tráfego na rodovia. Não há previsão de liberação do trecho, que tem trânsito em meia pista.
SC 429, no km 7, em Lontras: alagamento da pista deixa o tráfego interrompido, sem previsão de liberação.
SC 456, no km 125, em Anita Garibaldi. Queda de barreira deixa o trânsito interrompido e sem previsão de liberação.
SC 438, entre o km 24 e o km 43,9, em Painel. Queda de barreira deixa as condições de tráfego precárias, conforme a Polícia Militar Rodoviária de SC.

Grêmio vence a segunda fora de casa no Brasileirão, contra o Bahia

Grêmio vence a segunda fora de casa no Brasileirão contra o Bahia 
Crédito: Eduardo Martins/AE/CP
Pituaçu virou o Estádio Olímpico. O Grêmio venceu o Bahia em Salvador, nesta quinta-feira, como se estivesse jogando em casa na etapa inicial. Grandes atuações de Julio Cesar, Douglas e Escudero garantiram o placar. Com gols de Brandão e Escudero, o Tricolor gaúcho definiu o jogo em 2 a 1 e trouxe os três pontos para Porto Alegre. O Bahia descontou com um pênalti, mal marcado pelo árbitro, e cobrado por Souza.
O resultado faz o Grêmio escalar a tabela, chegando à 13ª posição, na zona de classificação à Sul-Americana. Com 27 pontos e um jogo a menos que a maioria dos adversários, o Tricolor gaúcho se distancia seis pontos do primeiro rebaixado, o Atlético-MG. O Bahia caiu para 16º e é o primeiro fora da degola, com 24 pontos.