09 setembro 2011

Em SC, quatorze cidades decretam situação de emergência

Pelo menos 65 municípios foram atingidos pelo mau tempo 
Crédito: Rogério Pires / Divulgação / CP
De acordo com a Defesa Civil de Santa Catarina, 65 municípios foram atingidos por enxurradas, alagamentos, enchentes ou deslizamentos desde o início da semana. Quatorze cidades decretaram situação de emergência e Rio do Sul decretou estado de calamidade pública. Pelo menos 45 já enviaram a Notificação Preliminar de Desastre (Nopred), documento que antecede o decreto de emergência.
Mais de 600 mil pessoas foram afetadas pelo mau tempo, 24,7 mil estão desalojadas e 2,4 mil desabrigadas. O número de casas atingidas ultrapassa os 8 mil. Valdemiro Carminatti, de 66 anos, foi a primeira vítima fatal da enxurrada. Ele morreu no desabamento do telhado que estava consertando na rua São Pedro, Centro de Guabiruba. Três pessoas sofreram ferimentos por conta dos estragos das chuvas, nos municípios de Ascurra e Ilhota.
Tres-maiense registra enchente em Brusque
A chuva das últimas 92 horas castiga Santa Catarina e os acumulados já passam de 200 mm em alguns municípios – valores esperados para o mês inteiro. A precipitação foi causada por uma frente fria que chegou ao Estado na segunda-feira e estacionou sobre o litoral catarinense. A instabilidade foi reforçada entre a noite de terça e quinta-feira devido à presença do Jato Subtropical (ventos fortes em altitude) e a influência de sistemas de baixa pressão.
Graziele Loro Casali está a quase três anos estudando e trabalhando em Santa Catarina e nunca havia enfrentado situação igual a essa. Ela e a irmã Joziane estão ilhadas no apartamento onde moram no centro da cidade devido a cheia do rio Itajaí-mirim. O apartamento fica a quase 30 metros do leito do rio, mas a água ameaça invadir a garagem do prédio.