19 maio 2010

Senado aprova reajuste de 7,72% para aposentados

O Senado aprovou nesta quarta-feira sem alterações a Medida Provisória 475 que trata do reajuste dos aposentados. Com isso, os beneficiários do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS) que ganham mais de um salário mínimo terão seus benefícios reajustados em 7,72%.
Mesmo diante da relutância dos ministros da Fazenda e da Previdência, o relator da matéria e líder do governo na casa, senador Romero Jucá (PMDB-RR), manteve o índice aprovado na Câmara e a emenda que impõe o fim do fator previdenciário.
A decisão foi motivo de comemoração para o senador Paulo Paim (PT-RS), que disse que cabe agora ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidir se irá vetar o texto aprovado pelo Congresso.
— Irresponsabilidade seria deixar o fator que penaliza os mais pobres. Agora, como nós temos independência entre os poderes, cada um age de acordo com sua consciência. E o presidente da República vai agir de acordo com a dele — disse Paim.
O governo já concede desde janeiro reajuste de 6,14% aos aposentados por força da Medida Provisória e, durante negociações na Câmara, chegou a indicar a possibilidade de acordo sobre o índice de 7%.
O projeto recebeu apenas emenda de redação para corrigir cálculos da tabela de reajuste.

Hortigranjeiros divulgado em São Paulo das Missões

As soberanas do 27º Encontro Estadual de Hortigranjeiros, a Presidente Cláudia Bachinski e com o Coordenador Ari Dresch estiveram na Expofesp de São Paulo das Missões, no último domingo(16). A visita foi realizada para divulgar o evento que este ano acontece de 23 a 26 de outubro.
A rainha e as princesas do Hortigranjeiros fizeram o convite para o prefeito Sr Valmir Thume, e aproveitaram a oportunidade, para convidar os expositores da Feira e a comunidade de São Paulo das Missões. Segundo a Presidente Cláudia Bachinski, “Estas ações estão sendo realizadas nas cidades e feiras de nossa região para prestigiar os eventos e também divulgar o 27º Hortigranjeiros”.

Travessias de balsa estão suspensas em Porto Mauá

Em Porto Mauá, no Noroeste, a última medição realizada pela prefeitura, às 16h30, indica que o rio Uruguai está com 10m50cm, em decorrência das intensas chuvas dos últimos dias. O rio está subindo 21cm por hora.
A balsa que realiza travessia a Alba Posse, na Argentina, deixou de operar no início da tarde, quando o rio atingiu 9m70cm, e amanhã não haverá travessias de balsa.
A prefeitura de Porto Mauá baseia suas estimativas em Itapiranga, Santa Catarina. Lá, às 13h, o rio parou de subir, em 8m05cm. O histórico revela que o rio Uruguai em Porto Mauá sobe em média de 30% a 45% a mais em relação a Itapiranga. A prefeitura estima que o rio deva parar de subir às 7h de amanhã.
Na última cheia, registrada no final mês passado, o rio Uruguai chegou a 13m25cm, cobrindo a aduana e atingindo o comércio local.

Moradores de Imbé pescam tainhas no asfalto

Eram três horas desta quarta-feira e a água da chuva atravessava o terreno da casa de uma família de pescadores de Imbé, em direção ao Rio Tramandaí. A chuva que caíra incessante desde a noite de ontem tinha criado outro rio, esse sobre a Avenida Rio Grande. Ao olhar para a avenida, o estudante Patrick Rodrigues, 17 anos, avistou uma tainha nadando sobre o asfalto. Ele correu para dentro de casa e buscou uma rede. Logo depois, tinha pescado o peixe.
— Logo em seguida, vi que tinha uma tainha maior ainda — lembrou o jovem.
A mãe dele, a pescadora Claudete de Oliveira Rodrigues, 41 anos, assumiu a missão de pegar a maior. Com uma tarrafa, catou o peixe.
— É a terceira vez que pego um peixe assim. Sempre que chove muito o braço morto transborda — explicou Claudete.
Os peixes terão um destino certo hoje.
— Pretendo dormir um pouco, acordar e fazer de almoço as tainhas fritas — disse a pescadora.

Secretaria da Agricultura pede a produtores que vacinem o gado

Com apenas 20% do rebanho notificado como imunizado contra a febre aftosa até a metade do mês na grande maioria dos municípios gaúchos, a Secretaria da Agricultura apela aos pecuaristas para que acelerem a aplicação da vacina e comuniquem às inspetorias veterinárias. A intenção é encerrar a etapa até o dia 31, sem prorrogação.
– Por enquanto, não trabalhamos com a hipótese de prorrogação – ressalta o secretário da Agricultura, Gilmar Tietböhl.
O atraso é maior nas regiões de minifúndios devido à demora na entrega de vacinas aos pequenos proprietários enquadrados no Pronaf e com um rebanho de até 50 cabeças. Das 4 milhões de doses distribuídas gratuitamente pelo governo, apenas 241 mil constam como aplicadas. Os dados, no entanto, se referem a 392 municípios. Restam computar informações de outros 104. A secretaria garante que todas as doses gratuitas chegaram a seus destinos.
– Não tivemos mais reclamações – confirma Sérgio de Miranda, vice-presidente da Federação dos Trabalhadores na Agricultura (Fetag).
Atrasos poderiam gerar janelas de imunidade
O chefe do Serviço de Sanidade do Ministério da Agricultura no Rio Grande do Sul, Bernardo Todeschini, explica que o ideal é vacinar todo o rebanho gaúcho no prazo para não serem abertas “janelas de imunidade” nos animais. O prazo para entregar os comprovantes de vacinação vai até o dia 7 de junho.
Em Cruz Alta, no Noroeste do Estado, as 36 cabeças de gado do produtor Valdir Miguel Schwade já estão vacinadas. Ele recebeu gratuitamente as doses.
– Se o governo não fornecesse, a gente até poderia comprar, porque não é muito cara, mas é uma ajuda bem-vinda, já dá uma economia – diz Schwade.