07 maio 2011

Expofeira aproxima-se dos 50 mil visitantes

O Governador Tarso Genro esteve na 
abertura da XII Expofeira
47 mil circularam pelo Parque de Exposições de Três de Maio de sábado, 30 de abril, até sexta-feira, 6 de maio, durante a 12ª Expofeira do Agronegócio. A meta de 100 mil, assim, fica distante do público registrado nas bilheterias do parque. Mesmo assim, o comitê-executivo da feira espera chegar perto do número projetado porque o movimento deve ser grande hoje e amanhã.
A principal atração do segundo fim de semana da Expofeira de Três de Maio é a Festa Campeira, que reúne participantes de, praticamente, todo o Rio Grande do Sul. O Parque de Rodeios Edibaldo Stiegelmeier está tomado de barracas na área do acampamento. Além de provas tradiconais como tiro de laço, serão realizadas apresentações de gineteadas.
No domingo, o carreteiro gigante promete atrair muitos curiosos. O prato mais tradicionais do gaúcho será servido de graça aos interessados.

Vacas clonadas são atração na Expo-feira

Esta foi mais uma novidade da XII
Expofeira do Agronegócio
Os clones de vacas da raça Jersey que podem ser vistos na Expofeira do Agronegócio de Três de Maio são os primeiros clones de gado leiteiro da raça Jersey registrados no país e são de propriedade da Cabanha da Maya, de Bagé.
As vacas Excelência TNT Wonder 01 da Maya (TN) e Excelência TNT Wonder 02 da Maya (TN) foram clonadas da vaca Responses Wonder, uma vaca canadense premiada no Brasil e no Exterior, também chamada de ‘mãe de Cabanha’ por ser a 1ª vaca da Cabanha da Maya.
Os animais clones possuem a mesma pureza genética de sua matriz. Para viabilizar a reprodução foram tiradas amostras da pele da vaca. Dessas células foram produzidos embriões clonados, dos quais nasceram, em julho de 2008, duas bezerras geneticamente idênticas a então já falecida Mimosa.
Em abril de 2009, a Associação dos Criadores de Gado Jersey conseguiu autorização do Ministério da Agricultura para fazer o registro genealógico de animais clonados. E assim, três meses depois, as duas terneiras tornaram-se os primeiros clones registrados no Brasil, dando abertura para que outras raças de leite e de corte pudessem registrar seus produtos.

Colisão entre ônibus e carro mata um e deixa três feridos em Seberi

Em Porto Alegre, motorista perder controle
do veículo e colidiu contra poste 
Crédito: Cristiano Estrela
Uma colisão envolvendo um ônibus da empresa Unesul matou o condutor de um Fox com placas de Erval Seco, na Zona da Produção. O acidente ocorreu na madrugada deste sábado no km 44 da BR 386, em Seberi. A vítima fatal é Eustorgio de Holanda Pedrosa, de 46 anos.
Três pessoas ficaram feridas: Volmir Oliveira Brito, Luiz Antunes e Francisco Alcantara Vaz  foram encaminhados ao hospital de Seberi. Luiz acabou sendo transferido ao Hospital de Caridade Divina Providência, em Frederico Westphalen, onde permanece internado.
Em Porto Alegre, o condutor de um Ka perdeu o controle do veículo e colidiu contra um poste na avenida Coronel Marcos, bairro Ipanema, zona Sul da Capital. O motorista foi encaminhado ao Hospital de Pronto Socorro da Capital.

Família protesta em frente a creche da Capital por suposta agressão a criança

Família protesta em frente a creche da 
Capital por suposta agressão a criança 
Crédito: Mauro Schaefer
Um protesto em frente a uma creche, no início da noite desta sexta-feira, no bairro Menino Deus, em Porto Alegre, chamou a atenção de quem passava pela rua General Caldwell. “É um ato de repúdio a agressão sofrida por minha filha, de um ano e nove meses”, disse o pai, Rafael Peres de Almeida, 25.
O laudo do DML indicou que a menina sofreu escoriações no rosto, região lombar e mãos. O fato ocorreu em 12 de abril.
A mãe da garota fez queixa ao Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (Deca), declarando que notou os ferimentos ao buscar a filha, às 18h30min. “Minha filha se abraçou em mim, começou a chorar”, afirmou ela, sobre o momento em que uma atendente trouxe a menina.
Segundo a mãe, os funcionários negaram as agressões. Procurada pelo Correio do Povo, a direção da escola não quis se manifestar.

Projeto busca preservação ambiental em Humaitá

Fone para contato a respeito do 
projeto: 55 3525-1755 ou 8131-4747
Ações socioambientais pretendem estimular a população a adotar árvores e assim auxiliar na preservação do meio ambiente
Com o objetivo de plantar mais mudas de árvores no município de Humaitá e preservar a biodiversidade local, o ambientalista Dieison Groff deve lançar nos próximos dias o projeto “Adote uma Árvore”.
O projeto é uma iniciativa voluntária que busca despertar uma consciência geral a favor do meio ambiente, com foco na preservação da fauna e da flora no município de Humaitá usando uma ideia que funciona de forma muito simples, mas que, segundo Dieison, proporciona fantásticos benefícios para aqueles que dela participam. “Trata-se de uma iniciativa que consiste em estimular o comércio e a população em geral a adotar árvores e assim auxiliar na preservação do meio ambiente no município”, explica. “Eu sempre digo que se a Natureza funcionasse como uma conta bancária, já estaríamos usando o limite do cheque especial. Nós precisamos parar o ciclo de destruição da Natureza, que já está acontecendo. Precisamos mudar nossos hábitos e fazer com que a preservação do meio ambiente não seja só um discurso da moda, mas sim, práticas e metas que envolvam toda a população”.
Para divulgar as ações socioambientais, o projeto contará com um blog na Internet que já está disponível pelo endereço www.adotearvores.zip.net e, a cada quatro meses, distribuirá gratuitamente um boletim informativo, que além das ações do projeto, trará dicas de como preservar o meio ambiente. O projeto também distribuirá cartilhas educativas, todas impressas em papel reciclado.