07 maio 2011

Vacas clonadas são atração na Expo-feira

Esta foi mais uma novidade da XII
Expofeira do Agronegócio
Os clones de vacas da raça Jersey que podem ser vistos na Expofeira do Agronegócio de Três de Maio são os primeiros clones de gado leiteiro da raça Jersey registrados no país e são de propriedade da Cabanha da Maya, de Bagé.
As vacas Excelência TNT Wonder 01 da Maya (TN) e Excelência TNT Wonder 02 da Maya (TN) foram clonadas da vaca Responses Wonder, uma vaca canadense premiada no Brasil e no Exterior, também chamada de ‘mãe de Cabanha’ por ser a 1ª vaca da Cabanha da Maya.
Os animais clones possuem a mesma pureza genética de sua matriz. Para viabilizar a reprodução foram tiradas amostras da pele da vaca. Dessas células foram produzidos embriões clonados, dos quais nasceram, em julho de 2008, duas bezerras geneticamente idênticas a então já falecida Mimosa.
Em abril de 2009, a Associação dos Criadores de Gado Jersey conseguiu autorização do Ministério da Agricultura para fazer o registro genealógico de animais clonados. E assim, três meses depois, as duas terneiras tornaram-se os primeiros clones registrados no Brasil, dando abertura para que outras raças de leite e de corte pudessem registrar seus produtos.