23 outubro 2012

Acidente de trânsito em Santa Rosa deixa jovem de Alegria gravemente ferido

O condutor da moto está internado na UTI
Um acidente envolvendo um carro e uma moto deixou um jovem com ferimentos graves, por volta das 14h30 da última sexta, 19/10, na BR 472, em frente ao Motel Olympus, em Santa Rosa.

No local ocorreu a colisão lateral entre um automóvel Fiesta, conduzido por uma mulher, e uma moto kawasaki 250, conduzida por Diego Tiago Selatchek, de 22 anos.

No carro estavam, duas mulheres, a caroneira estava com dores no pé direito, enquanto o jovem que conduzia a moto sofreu ferimentos graves.

Foto: Jeferson André da Rosa
De acordo com a condutora do veículo, que estava trafegando no sentido(Santa Rosa/Três de Maio), quando foi fazer a conversão para entrar no motel só ouviu o estrondo da batida, e segundo ela não viu o motoqueiro se aproximar, o qual trafegava no sentido(Três de Maio/Santa Rosa), com a batida o motoqueiro foi deslizando para a pista contrária, só parando uns 50 metros adiante.

O jovem foi socorrido pelo SAMU e encaminhado ao Hospital Vida e Saúde, onde se encontra internado na UTI em estado grave mas estável.

Diego Selatchek, é natural da cidade de Alegria, onde residem seus familiares, que pedem a colaboração de pessoas que dispõem a doar sangue do tipo O Negativo, que o mesmo está necessitando.

Vereador é preso em operação contra exploração sexual infantil

Suspeitos de participação em esquema de exploração sexual
infantil (Foto: Divulgação/DPCA de Uruguaiana)
Uma operação da Polícia Civil de Uruguaiana prendeu na manhã desta terça-feira (23) cinco pessoas suspeitas de participação em um esquema de exploração sexual de menores. Entre os detidos está o presidente da Câmara de Vereadores da cidade, Francisco Barbará, que concorreu a prefeito nas eleições deste ano, e três empresários.

Segundo o delegado Thiago Solon Gonçalves Albeche, um dos homens trabalhava como aliciador das meninas entre 14 e 17 anos. Os outros quatro eram clientes. De acordo com as investigações, o grupo pagava aliciadores que levavam as menores a festas particulares, onde ocorria o abuso. O G1 tentou contato com o advogado do vereador, mas ele não atendeu as ligações.

"Vínhamos investigando há mais de seis meses. Era um esquema de aliciamento de menores. Algumas aliciadoras ofereciam as meninas para programas", explicou o delegado ao G1.

Ainda de acordo com o delegado, 10 pessoas já foram presas na operação denominada "Clientela". Todos, segundo ele, são "pessoas influentes na cidade". Três dos detidos nesta terça foram encaminhados para a Penitenciária Modulada de Uruguaiana. O presidente da Câmara e um advogado foram levados para o Albergue Municipal da cidade.

Polícia encontra maconha em caminhão com madeira no RS

Caminhão foi apreendido em Montenegro, RS
(Foto: João Laud/RBS TV)
A Polícia Civil apreendeu na manhã desta terça-feira (23) cerca de 144 kg de maconha em um caminhão que transportava madeira importada da Bolívia na ERS-240 em Montenegro, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Foram presos um casal de idosos, um homem de 61 anos e uma mulher de 68, que têm antecedentes por tráfico, e um rapaz de 29 anos.

Além do caminhão, também foi apreendido um carro Corolla que atuava como batedor. Os dois veículos estavam em um posto de gasolina.

A polícia tinha informações de que um veículo com as características do caminhão flagrado chegaria ao estado. Segundo a investigação, a droga foi introduzida no veículo no Mato Grosso do Sul. O veículo vinha de Rondônia.

A maconha foi encontrada na cabine do caminhão. Policiais ainda fariam uma vistoria para verificar se há mais droga escondida na carga.

Programa Telecentro Cidadão forma mais uma turma

Minicurso foi realizado no Telecentro Cidadão da Escola
Germano Dockhorn
Minicurso foi realizado no Telecentro Cidadão da Escola Germano Dockhorn

Na segunda-feira, dia 22, o Programa Telecentro Cidadão da SETREM formou mais uma turma.

O minicurso foi realizado no Telecentro Cidadão da Escola Germano Dockhorn e trabalhou os conteúdos: Introdução à Informática, Linux e BrOffice. Alunos com mais de 75% de presença receberam certificados de conclusão das atividades.

Interessados em participar dos minicursos precisam realizar a inscrição junto ao Telecentro, que também funciona nos turnos da manhã e tarde.

Os níveis estudados são: Introdução à Informática e BrOffice Writer; BrOffice Impress e Internet; BrOffice Calc; BrOffice Writer avançado e BrOffice Calc avançado.

Dr. Tomasi realiza palestra sobre Síndrome Metabólica

Dr. Tomasi ressaltou importância de conciliar alimentação
saudável à prática de exercícios físicos para evitar a
síndrome metabólica
As atividades de comemoração dos 76 anos do Hospital São Vicente de Paulo, de Três de Maio, encerraram com uma palestra sobre “Síndrome Metabólica” ministrada pelo médico Clovis Tomasi, Diretor Técnico do HSVP, no auditório da Instituição. O evento contou com a presença da direção, irmãs, gerentes, coordenadores e colaboradores do Hospital.

Em sua explanação, Tomasi ressaltou que a síndrome metabólica é um conjunto de sinais e sintomas que tem sido muito relacionado com a mortalidade, principalmente cardiovascular, como o infarto, complicações cardíacas e até mesmo o derrame cerebral. “Essa questão é relacionada à resistência à ação da insulina, o que obriga o pâncreas a produzir mais esse hormônio. É mais frequente em um determinado grupo de pessoas que têm algumas características em comum bem definidas, como o diabetes, a obesidade e a hipertensão. É uma situação que pode ser prevenida e resolvida muito mais com medidas saudáveis do que propriamente com uso de medicação”, esclarece o médico.

Segundo Tomasi, as manifestações clínicas diferenciam em cada pessoa de acordo com o problema decorrente da síndrome. “Ela atinge um grupo de pessoas que pode ser bem definido na população e que merece uma atenção especial para a prevenção de algumas complicações graves. O diagnóstico da síndrome está relacionado com a presença de três das cinco manifestações fundamentais, que são a obesidade, o diabetes, a hipertensão, a dislipidemia (aumento do colesterol e do triglicerídeo no sangue) e a microalbuminúria (perda de albumina na urina). A identificação desse grupo de pessoas, que é um diagnóstico complexo, pode favorecer até mesmo ações sociais de prevenção de doenças cardiovasculares”, argumenta.

Por se tratar de uma doença da civilização moderna, associada à obesidade, como resultado da alimentação inadequada e do sedentarismo, o caminho para a prevenção da síndrome metabólica seria a mudança de hábitos, com o controle da alimentação e a prática de atividades físicas. “Essa alimentação depende de cada grupo, pois se a pessoa tem diabetes terá sua alimentação específica, mas se o problema é só excesso de peso, ela pode ter uma dieta um pouco mais flexível”, explica Tomasi.

Colisão Frontal entre Caminhão e Uno deixa uma vítima fatal na RS 344 em Santa Rosa

O condutor do Uno Paulo Llídio Krull, foi socorrido mas
chegou sem vida ao hospital
O acidente aconteceu, por volta das 07h:30m, na manhã desta segunda-feira (22), na localidade de Bela Vista, no trecho entre os municípios de Santa Rosa e Giruá.

O trágico acidente envolveu dois veículos, um caminhão Ford (Da empresa Procell), que seguia no sentido Giruá/Santa Rosa, e um Fiat Uno que transitava no sentido Santa Rosa/Giruá, no momento do ocorrido caía uma forte chuva, segundo informações colhidas no local, este deve ter sido o motivo da colisão frontal entre os dois veículos.

O condutor do uno foi identificado como Paulo Ilídio Krull, que devido ao impacto da colisão, ficou preso nas ferragens, e foi encaminhado pelo SAMU para o hospital Vida & Saúde, aonde, ele já chegou sem vida.

Paulo Ilídio Krull era professor e diretor da Escola Polivalente de Santa Rosa.

O condutor do caminhão não se feriu (Foto: André Weiss)
O condutor do Caminhão, Maikon Mateus de Lima Garcia, não sofreu ferimentos e foi liberado para aguardar a perícia policial.

A Polícia Rodoviária Estadual esteve no local controlando o trânsito e registrando o fato, bem como a Polícia Civil e o SAMU.