02 agosto 2010

Buscas por militares desaparecidos da Base Aérea de Santa Maria serão retomadas nesta terça-feira

Cerca de 20 militares da Base Aérea de Santa Maria (Basm) e três mergulhadores dos bombeiros da cidade encerraram, no final da tarde desta segunda-feira, as buscas pelos dois militares desaparecidos na Lagoa Tarumã, no distrito de Saicã, em Cacequi. O trabalho será retomado no começo da manhã desta terça-feira.
O soldado Luiz Enehy Souza Silva, 24 anos, e o sargento Vorlei da Silva, 47 anos, teriam aproveitado o horário de folga, na manhã de domingo, para pescar em um barco na lagoa, quando a embarcação virou. Um terceiro militar estava no barco, o capitão Jair Mário Cardoso, que foi resgatado ainda no domingo. Ele teria se segurado na rede de pesca e conseguido chegar até uma árvore na margem da lagoa. Um barco de um morador o teria resgatado. Com ferimentos leves, ele foi levado para o hospital, onde foi internado e medicado. O capitão Mário deverá retornar a Saicã na manhã de terça. Ele irá indicar o local exato do acidente, para orientar o trabalho dos mergulhadores.
A assessoria da Basm não soube informar o tipo de barco em que os militares estavam. Um Inquérito Policial Militar foi instaurado para apurar as causas do acidente e deve ser concluído em 40 dias.
O Sargento Vorlei da Silva, 48 anos, é natural de Ajuricaba (RS), é casado e tem um filho de 11 anos. Ele entrou para a FAB em 4 de janeiro de 1982 e possui 28 anos de serviço. Pertence ao efetivo do Esquadrão de Material Bélico da Basm. O Soldado Luiz Enehy Souza da Silva, 24 anos, é natural de Formigueiro (RS), não é casado e não tem filhos. Entrou para a FAB em 1º de março de 2005 e possui cinco anos de serviço. Também pertence ao efetivo do Esquadrão de Material Bélico da Basm.

Migrate e SETREM concluem mais um curso de qualificação

Encerrou no dia 30, o curso de capacitação ‘Desenvolvimento GeneXus’, promovido pela SETREM e Migrate Company. A ocasião contou com a presença do diretor geral da instituição de ensino, Flávio Magedanz e o sócio-proprietário da Migrate, Jean Benatti, que acompanharam a entrega de certificados aos participantes.
Para realização do curso, a SETREM cedeu às instalações físicas, enquanto que a Migrate oportunizou o instrutor, Henrique Luiz Christ Londero, que possui certificação em Genexus.
Os estudantes foram convidados ainda a participar de uma viagem de estudos que ocorrerá em setembro. Neste, o grupo seguirá para Montevideo, Uruguai, com intuito de participar do XX Encuentro de Genexus e conhecer a Zona América (centro de tecnologia que congrega várias empresas de ponta). Esta oportunidade será aberta à comunidade. Informações na SETREM (Maidi) e na Migrate (Jean).

Promoção Dono da Copa Sicredi supera 16 milhões de cupons

A Promoção Dono da Copa Sicredi, que terminou no sábado, contabilizou mais de 800 mil participantes em dez Estados brasileiros. Os 16,8 milhões de cupons ultrapassaram as expectativas do próprio Sicredi, que previa a geração de 7,5 milhões no início da promoção, em abril.
Além das seis caminhonetes Toyota Hilux sorteadas no sábado, o concurso contemplou mais de 200 associados, premiados com seis pacotes turísticos para a África do Sul, seis automóveis Volkswagen Gol, 50 televisores LCD da Semp Toshiba, 30 motocicletas Honda Biz, 30 home-theaters, além de 100 kits-torcedor com câmera digital, camiseta da Seleção Brasileira, mochila e outros brindes. Foram mais de R$ 1,5 milhão em prêmios divididos em 15 sorteios.
Os 16,8 milhões de cupons foram gerados pelas operações realizadas pelos associados do Sicredi, que utilizaram os produtos e serviços das cooperativas – as quais incluem o Poupedi Sicredi, fundos de investimento, cartões de débito e crédito, seguros, previdência, entre outros.
Para o casal Delano e Vilma Konzen de Horizontina, Rio Grande do Sul, ser contemplado com um automóvel Gol e um pacote turístico para a África do Sul teve um sabor especial: o trajeto de Porto Alegre a Durban foi a primeira viagem de avião dos dois, que embarcaram no dia 2 de julho para o continente africano. Apesar das dificuldades com a língua, aos poucos o casal foi ganhando segurança e autonomia durante os passeios, apreciando a simpatia do povo sul-africano, a beleza das paisagens naturais e sentindo a emoção da primeira viagem internacional.

Três de Maio terá vagas de estacionamento exclusivas para idosos e deficientes físicos

Em entrevista a Rádio Colonial, o secretário municipal de Urbanismo, Moacir Carvalho, explicou que uma resolução do Conselho Nacional de Trânsito assegura a reserva de 5% das vagas de estacionamentos para essa parcela da população.
Para usufruir do benefício, os interessados terão que encaminhar credencial no Departamento de Trânsito da prefeitura. As vagas reservadas podem ser ocupadas por veículos conduzidos por idosos ou pessoas com deficiência, e também por veículos conduzidos por terceiros, mas que tenham pelo menos um passageiro com mais de 60 anos ou algum tipo de dificuldade de locomoção.
A vaga é destinada ao idoso e ao deficiente que estiver sendo transportado. Para ter direito ao benefício, basta o indivíduo colocar a credencial em local visível no painel, dentro do veículo.
Segundo o secretário Moacir Carvalho, a prefeitura começa nesta segunda-feira a adequar as áreas de estacionamento destinadas o uso exclusivo de pessoas idosas e portadoras de deficiência com dificuldade de locomoção.
E com esta mudança no estacionamento de Três de Maio os motoristas devem prestar atenção porque utilizar vaga de idoso ou deficiente sem ter essa condição é considerado infração leve – multa de R$ 53,21, mais três pontos na carteira de habilitação, além de remoção do veículo.

Mãe diz que bebê trocado em maternidade não se adapta

Dois meses depois de terem as famílias biológicas identificadas, bebês trocados em uma maternidade em Goiânia tentam se adaptar à nova rotina. No parto de Elaine de Oliveira Pires nasceu Lucas Daniel, mas, por causa de um erro no berçário o bebê foi entregue a Queila. Já Davidson Samuel, o bebê de Queila dos Santos Fagundes, foi parar nos braços de Elaine.
Para que a destroca, que ocorreu quando as crianças já tinham 1 ano, fosse menos traumática, as mães ganharam casas próximas e se tornaram vizinhas, em Nerópolis (GO). A adaptação, no entanto, está sendo mais difícil para uma das crianças.
“Você tem um filho e fica dividida. Tem uma criança que veio para você, um amor, e tem seu filho, que você olha, reconhece os traços. O outro lhe aceita, dá amor, carinho. Seu filho se fecha. Agora só Deus mesmo para me ajudar, porque eu estou sem força. É muito difícil porque a partir do momento em que ela quer o filho dela, eu não posso segurar ele aqui. Mas também não posso trazer meu pequeno, porque ele não vem. Tem dia que eu durmo sem nenhum", diz Queila.
Elaine conta que o filho de Queila vai para a casa da mãe apenas de passagem. "O Daniel já consegue. Mas o Samuel não consegue ficar longe de mim ainda", afirma.
Para a psicóloga Flávia Carlos Santos, o período de adaptação é necessário. "É claro que vai haver um processo de rejeição inicial, mas essas mães vão ter que conquistar os seus filhos biológicos", diz.
Mesmo fragilizada com a rejeição, Queila ainda resiste em procurar uma terapia. "Pretendo voltar para Goiânia, ou passar alguns dias com ele fora daqui e deixar ele chorar. Deixar ele focar em mim", diz Queila.

Dois militares da Base Aérea de Santa Maria estão desaparecidos

Dois militares da Base Aérea de Santa Maria (Basm) estão desaparecidos desde domingo, quando o barco em que pescavam virou na Lagoa Tarumã, em Cacequi, região Central do Estado. O sargento Vorlei da Silva e o soldado Luiz Enehy Souza Silva estavam no município para participar de missão de fiscalização de obras na área do Estande de Tiro da Basm, na localidade de Saicã. Na manhã de ontem, quando ocorreu o acidente, eles estavam de folga. Um dos ocupantes do barco, capitão Jair Mário Cardoso, conseguiu nadar até a margem e chamar socorro.
As buscas, iniciadas no domingo, foram retomadas na manhã desta segunda-feira conforme a Comunicação Social da Basm. Na operação de resgate, estão sendo utilizados um helicóptero, uma aeronave Caravan, botes e equipes de mergulhadores. Os familiares das vítimas estão acompanhando o trabalho e recebendo apoio psicológico.
Um Inquérito Policial Militar (IPM) foi aberto para apurar as causas do acidente. A investigação deve ser concluída em 40 dias.

Começaram as comemorações do aniversário de Santa Rosa

Os 79 anos de emancipação política e administrativa do município começaram a ser comemorados na última sexta-feira(30), após o ato de abertura da Programação das Comemorações do aniversário do Município, realizado em frente ao Museu Municipal. Na ocasião, o Prefeito Orlando Desconsi recebeu o Ministro do Desenvolvimento Agrário, Sr. Guilherme Cassel, o Sr. Denir Frosi, representando a Câmara de Vereadores, o Tenente Leoni Zorzo, representando o 19º RCMEC, e o Sr. Major Ribas do Batalhão da Brigada Militar.
Também esteve presente o Delegado Federal do MDA no RS, Sr. Nilton Pinho de Bem, o Coordenador Nacional do Programa Mais Alimento, Prefeitos de Santo Cristo e Porto Vera Cruz, demais autoridades locais e regionais, representantes de entidades e a comunidade em geral. Durante o ato, o Ministro, o Prefeito, a Gerente Substituta da Caixa Econômica Federal/Santa Rosa, a Srª Vera Desconsi, o Coordenador da AREDE, Sr. Delmar Rempel e o Coordenador da Assistência Técnica e Extensão Rural, Sr. Ademir Amaral, assinaram o termo de início das atividades do Programa de Assistência Técnica e Extensão Rural das cooperativas de agricultura familiar Fronteira Noroeste e Missões.
Essa é uma parceria entre o município, a Caixa Econômica Federal e a AREDE. O objetivo do convênio é contribuir no fortalecimento do cooperativismo e da agricultura familiar, nas regiões territoriais Fronteira Noroeste e Missões, no que se refere a produção de alimentos agroecológicos e fortalecimento da rede de comercialização de produtos e do aumento da produção, através do planejamento estratégico das cooperativas e valorizando o papel que a agricultura familiar desempenha na manutenção da diversificação da produção e na conservação da biodiversidade. Neste processo serão incluídas 17 cooperativas, 500 famílias de agricultores familiares.
Durante a abertura, também foram entregues para a comunidade, maquinas, veículos e equipamentos adquiridos pela Administração em 1 ano e meio de trabalho. O investimento passou de R$ 6 milhões, sendo R$ 4 milhões do Governo Federal e R$ 2 milhões de recursos próprios do município. De acordo com o Prefeito Orlando Desconsi nunca na historia dos 79 anos do município foi investido tanto em maquinários, “Nosso objetivo é proporcionar um melhor atendimento nos serviços para a comunidade. Isso foi possível, através de uma importante parceria firmada entre a Prefeitura e o Governo Federal. Estamos muito felizes de poder comemorar tantos investimentos e ações realizadas pela Administração para melhorar a qualidade de vida e promover o desenvolvimento de Santa Rosa”.

Definidas as finalistas do “Garota NPOR – 2010”

Após uma entrevista, sob a avaliação de uma banca de jurados e, a produção de uma redação com o tema: “Exército Brasileiro e a sociedade”, estão definidas as dez candidatas finalistas do concurso “Garota NPOR – 2010”. Ambas as atividades foram realizadas no dia 24 de julho, do corrente ano, no Complexo Auditório/Museu Marechal Castelo Branco, no 19º Regimento de Cavalaria Mecanizado – “Regimento San Martín”.
Dentre as dezessete candidatas, foram as seguintes que obtiveram os melhores desempenhos na entrevista e na redação, em conseqüência estão classificadas para a final do concurso: Andréia Maria Sanchez, Andressa Donini Maicá, Angélica Weschenfelder, Carla Adriana Hirsch, Catiéli Priscila Crestani, Daiane Machado dos Santos, Kerstyn Mailin Jeske, Liara Reis Fiorin, Liege Gasparetto e Nadine Silveira Lazzaretti.
A escolha das soberanas do Núcleo de Preparação de Oficiais da Reserva em 2010, será realizada no próximo dia 04 de setembro no jantar baile da Independência, que acontecerá na Sede Social da União Beneficente dos Subtenente e Sargentos da Guarnição de Santa Rosa, onde também será comemorado o 68º Aniversário do Regimento e XXIII Encontro Anual da Confraria dos Camaradas do 19l. A reserva de convites pode ser realizada através dos telefones: 55 3512-5527 / 55 96579118 (Tenente Jessé).

Mais dois estabelecimentos comerciais foram arrombados esta madrugada em Tenente Portela

Dois estabelecimentos comerciais localizados no centro de Tenente Portela foram alvos de gatunos na madrugada deste domingo, 01 de agosto. A Óptica Gabriel, localizada na Avenida Luis Carlos Prestes, e a loja de confecções Moda Tatuada, localizada na Praça Tenente Bins (Praça da Igreja Matriz).
A Brigada Militar isolou os locais dos furtos e aguarda a chegada de peritos do Instituto Geral de Perícia para o levantamento de possíveis digitais dos criminosos.
Segundo a proprietária da Óptica Gabriel os prejuízos ainda não foram calculados e aguardam a polícia realizar a perícia para posteriormente realizar o levantamento.
Já a proprietária da Moda Tatuada diz que os prejuízos ultrapassam os R$ 2.500,00 em mercadorias, pois, segundo ela, no domingo havia deixado uma sacola de compras no valor citado e ainda foram furtadas mais mercadorias que estavam expostas.
Somente a loja de confecções possuía alarme instalado, mas o mesmo teve os fios das cornetas cortados.

Jovem é encontrado morto em Cruz Alta

O corpo de um jovem foi encontrado no final da tarde deste domingo no Alto Jacuí. O rapaz foi encontrado sem vida nas margens da rodovia Ijuí-Cruz Alta (RS-342), às 17h. 
A Polícia Civil de Cruz Alta identifiocou o corpo como Jonata Douglas Soares da Silva, 22 anos. Ele tinha um ferimento na cabeça, provocado por tiro. 
O cadáver foi localizado próximo ao km 157, por pessoas que passavam pelo local. O motivo do crime é desconhecido. Não há suspeitos.

Exposição em Ijuí reúne fotos de cães e gatos retirados do abandono

Eles estão por toda parte. Carentes, com cara de pidões, são milhares os animais abandonados pelas ruas das cidades. Muitos são vítimas de acidentes, alguns da crueldade humana. Uns não resistem à fome, ao frio e acabam morrendo de forma triste: sozinhos. Para minimizar esse problema, um grupo de Ijuí criou a Associação Protetores da Vida (APV). 
A Associação não tem uma sede própria. Os envolvidos entendem que o local poderia incentivar o abandono de animais. Juntos, eles auxiliam a firmar uma corrente de solidariedade em prol dos vira-latas. Uma das ações ode ser observada no Fórum de Ijuí até o dia 7 de agosto. É a mostra fotográfica "Somos todos vira-latas", que conta com aproximadamente 100 fotografias de cães e gatos feitas pelos próprios donos, que adotaram os animais.
Cada um deles tem uma história, a maioria, triste. É o caso de Espinafre, um cachorro muito velho que por anos viveu nas ruas de Ijuí. Ele foi atropelado e teve uma das pernas mutiladas. Recolhido pela ONG, foi encaminhado para Santa Maria, onde teve a perna amputada. Agora é um velhinho feliz: vive com uma família adotiva.

Canção de Santa Maria vence a Coxilha

A canção “O Arco e a Flecha”, de Santa Maria, foi a grande vencedora da Coxilha Nativista, que se encerrou na madrugada de ontem (domingo), em Cruz Alta, no noroeste do Estado.
A primeira colocada ganha quatro troféus. Pirisca Grecco, o intérprete, saiu de Cruz Alta com dois deles. Os outros premiados foram o autor da letra, Carlos Villela Gomes, e da música, Piero Ereno. Instituído pela primeira vez, o troféu Alta Cruz da Coxilha, dado ao intérprete da música vencedora, será itinerante. No edição do próximo ano, Grecco devolverá o prêmio para a prefeitura, que o entregará para o novo vencedor. Caso ganhe três Coxilhas consecutivas, como intérprete, o prêmio fica em definitivo com ele.
Na última noite do evento, o Ginásio Municipal ficou lotado. As portas tiveram que ser fechadas. César Oliveira e Rogério Melo fizeram o show de encerramento. Doze músicas da fase geral e três composições da fase local disputaram o título do festival.
Os vencedores
1º lugar: Canção “O Arco e a Flecha”, com letra de Carlos Gomes, música de Piero Ereno e interpretação de Pirisca Grecco, de Santa Maria
2º lugar: Milonga “Sem Tempo”, com letra de Rômulo Chaves e música de Emerson Martins, de São Vicente do Sul
3º lugar: Milonga “Encontro de Gerações”, com letra e música de Adair de Freitas, de Santana do Livramento
Música mais popular: “Encontro de Gerações” - Adair de Freitas
(eleita pela imprensa)
Melhor instrumentista: Texo Cabral
Melhor intérprete: Emerson Martins
Melhor indumentária: Adair de Freitas
Melhor conjunto vocal: “Arco e Flecha”
Melhor melodia: “Sem Tempo”
Melhor arranjo: “Sonho Matreiro”
Melhor letra: “O Arco e Flecha”
1º lugar fase local: “Há um Jeito de Ser do Sul” - Fabiana Lamaison
2º lugar fase local: “Menino da Rua” - Tuny Brum
3º lugar fase local: “Pra Repontar a Esperança” - Vinícius Franco