25 março 2013

Vanice de Matos comandará a Associação dos Municípios Fronteira Noroeste

Prefeita de Porto Vera Cruz é a primeira mulher a comandar a
associação (Foto Jornal Noroeste)
Os prefeitos da Região Fronteira Noroeste estiveram reunidos na tarde da última sexta-feira,22, em encontro realizado na sede da associação, quando foi escolhida a nova diretoria, com mandato de um ano.

A prefeita de Porto Vera Cruz, Vanice de Matos, do PMDB, foi eleita entre os 20 mandatários municipais. Ela faz história ao ser a primeira mulher a presidir a Associação.

O prefeito de Horizontina, Nildo Hickmann (PT) foi escolhido vice-presidente. A diretoria se completa com o prefeito de Santa Rosa, Alcides Vicini (PP) na tesouraria e Eliseu Schenkel (PMDB), de São José do Inhacorá, como segundo tesoureiro. Guerino Pedro Pisoni (PTB), de Porto Mauá, é o secretário, auxiliado por Norton Matter (PDT), de Senador Salgado Filho.

Mais um acidente com engavetamento de veículos na BR 472 em Três de Maio

O Gol ficou bastante danificado (Foto Paulo Marques)
Um caminhão Mercedes Benz com placas de Santo Augusto (do tipo tanque), um automóvel Volkswagen Gol com placas de Santa Rosa e uma caminhonete Ford F 1000 de Horizontina, se envolveram em um acidente na BR 472-Km 133,9, na localidade de Caravágio em Três de Maio.

O choque entre os veículos que eram conduzidos no sentido Santa Rosa/Três de Maio, aconteceu por volta das 17h desta segunda-feira (25). O motorista do caminhão Sidinei Englert, teria reduzido a velocidade no momento em que o condutor de uma carreta que estava em sua frente, reduziu para entrar em uma estrada vicinal que dá acesso a uma empresa que possui armazéns graneleiros no local, o mesmo teria feito o Cesar Brazi, motorista do Gol que vinha logo atrás, quando foi atingido pela caminhonete F 1000 conduzida por Adão de Borba, que não conseguiu reduzir a tempo de evitar a batida.

A F 1000 bateu na traseira do Gol (Foto Paulo Marques) 
No automóvel, estavam também os caronas Jorge da Silva e Flávio da Silva, os quais sentiram a forte batida do veículo que por pouco não foi prensado entre o caminhão e a caminhonete.

Os feridos, foram socorridos pelo Corpo de Bombeiros de Três de Maio e conduzidos ao pronto atendimento do Hospital São Vicente de Paulo. Os policiais da Brigada Militar três-maiense, garantiram a segurança no local para posterior levantamento e registro da Polícia Rodoviária Federal de Ijuí.

Por pouco o automóvel não entrou embaixo do Caminhão
(Foto Paulo Marques)
A BR 472, encontra-se em obras de recuperação no trecho  que liga Boa Vista do Buricá/Três de Maio/Santa Rosa, e no momento do acidente encontrava-se toda sinalizada por cones e com controle de passagem de veículos, que podiam usar apenas uma pista do Caravágio até o trevo de acesso a cidade.

A menos de 30 dias, um outro acidente aconteceu na BR 472 num momento em que uma fila de veículos aguardava autorização de passagem devido a obras na pista.

Carreta é apreendida e dois são detidos com carga irregular no RS

Carga irregular estava escondida dentro de carreta no Oeste
do RS (Foto: Divulgação/Polícia Federal)
A Polícia Federal de Uruguaiana, na Fronteira Oeste do Rio Grande do Sul, apreendeu uma carreta com mercadoria irregular escondida em seu interior, e deteve duas pessoas que ocupavam o veículo na noite de domingo (24). Conforme o registro da PF, a carreta, que vinha da Argentina, estava estacionada em um posto de combustíveis na BR-472, na saída para o município de Itaqui, quando foi abordada.

Os policiais encontraram dentro do veículo mais de 100 caixas com peças de veículos, cerca de 100 fardos de bebidas, entre energético e champagne, 20 caixas de medicamentos e anabolizantes, 40 caixas de óculos e aproximadamente 100 caixas de vestuário. A mercadoria estava escondida em meio a uma carga de polpa de pêssego, segundo a PF.

As duas pessoas detidas pela Polícia Federal e encaminhadas à Penitenciária Modulada de Uruguaiana.

Kaingangs participam de Oficina de Psicologia e Saúde Indígena

Atividade serviu para contribuir na construção de
conhecimento e trocas de experiências
No dia 15 aconteceu mais uma aula da Oficina de Psicologia e Saúde Indígena da SETREM, ministrada pela professora do curso de Psicologia, Fernanda Furini. A atividade contou com as participações de Marcos Ribeiro, chefe do Polo Base Guarita e da educadora e bióloga Laísa Ribeiro, indígenas Kaingangs, que residem em Tenente Portela.

Segundo Fernanda, o objetivo da participação dos indígenas foi o de fazerem um relato da realidade da comunidade indígena da Terra Indígena Guarita, abordando assuntos relacionados à saúde e educação. A bióloga Laísa explica que a participação dos indígenas foi de extrema importância, pois foi através dos seus relatos que é cada vez mais possível afirmar que, “não há como separar a saúde da educação junto a comunidade, ambas andam juntas”.

A professora do curso de Psicologia conta que a oficina serviu para abordar as condições de vivência em comunidade,como é o sistema de saúde ofertado pela Secretaria Especial de Saúde Indígena(SESAI), a função do Pólo Base Guarita, as crenças e a forma de ser e viver Kaingang, o preconceito enfrentado pela comunidade indígena em relação à comunidade não indígena, entre outros temas. “A turma contribuiu com questionamentos e abordagens que foram fazendo com que a dinâmica da roda de conversa pudesse tomar um formato agradável de bate-papo e esclarecimento de questões que teoricamente pudessem estar mistificadas, mas, que com a presença e o relato dos profissionais indígenas,acabou dando um ‘novo’ formato e significado, em nível de entendimento e conhecimento aos alunos”, ressalta. 

    A coordenadora do Curso de Psicologia da SETREM, Professora Lilian Winter, também se fez presente e participou ativamente junto a roda de conversa, através de questionamentos e intervenções, focando na relação indígena/não-indígena e, em especial, a relação da experiência acadêmica dos convidados, lembrando que Marcos além de Chefe do Pólo Base Guarita é o primeiro indígena Kaingang do RS, formado no curso de Nutrição da UNIJUÍ. Lilian afirma que atividades como essa provocam as trocas de experiências e conhecimentos entre os convidados e estudantes, oferecendo um espaço de interlocução da Psicologia com outros modos de vida e subjetividades.

Comemoração da Semana Mundial de Rotaract: Tema "Paz no Trânsito"

Um veículo envolvido em acidente foi colocado na rótula
No mês de março realiza-se anualmente a semana mundial de Rotaract club’s que, além de ser a comemoração de fundação do clube (este ano 45 anos), é um período em que os companheiros têm a oportunidade de reforçar a importância e os valores do serviço voluntariado como também divulgar ações dos rotaractianos em serviço a comunidade. Este ano, em comemoração a semana mundial, todos os clubes do distrito 4660, distrito ao qual o Rotaract Club Três de Maio pertence, estarão desenvolvendo projetos/campanhas com a temática “Paz no Trânsito”.

Em Três de Maio, os companheiros promoveram uma campanha de impacto onde um veículo envolvido em um acidente está sendo exposto na rótula da Av. Santa Rosa com ligação a Av. Uruguai. Junto ao veículo foi exposta uma faixa com o intuito de reforçar que direção e bebida não combinam.