Atividade serviu para contribuir na construção de conhecimento e trocas de experiências |
No dia 15 aconteceu mais uma aula da Oficina de Psicologia e Saúde Indígena da SETREM, ministrada pela professora do curso de Psicologia, Fernanda Furini. A atividade contou com as participações de Marcos Ribeiro, chefe do Polo Base Guarita e da educadora e bióloga Laísa Ribeiro, indígenas Kaingangs, que residem em Tenente Portela.
Segundo Fernanda, o objetivo da participação dos indígenas foi o de fazerem um relato da realidade da comunidade indígena da Terra Indígena Guarita, abordando assuntos relacionados à saúde e educação. A bióloga Laísa explica que a participação dos indígenas foi de extrema importância, pois foi através dos seus relatos que é cada vez mais possível afirmar que, “não há como separar a saúde da educação junto a comunidade, ambas andam juntas”.
A professora do curso de Psicologia conta que a oficina serviu para abordar as condições de vivência em comunidade,como é o sistema de saúde ofertado pela Secretaria Especial de Saúde Indígena(SESAI), a função do Pólo Base Guarita, as crenças e a forma de ser e viver Kaingang, o preconceito enfrentado pela comunidade indígena em relação à comunidade não indígena, entre outros temas. “A turma contribuiu com questionamentos e abordagens que foram fazendo com que a dinâmica da roda de conversa pudesse tomar um formato agradável de bate-papo e esclarecimento de questões que teoricamente pudessem estar mistificadas, mas, que com a presença e o relato dos profissionais indígenas,acabou dando um ‘novo’ formato e significado, em nível de entendimento e conhecimento aos alunos”, ressalta.
A coordenadora do Curso de Psicologia da SETREM, Professora Lilian Winter, também se fez presente e participou ativamente junto a roda de conversa, através de questionamentos e intervenções, focando na relação indígena/não-indígena e, em especial, a relação da experiência acadêmica dos convidados, lembrando que Marcos além de Chefe do Pólo Base Guarita é o primeiro indígena Kaingang do RS, formado no curso de Nutrição da UNIJUÍ. Lilian afirma que atividades como essa provocam as trocas de experiências e conhecimentos entre os convidados e estudantes, oferecendo um espaço de interlocução da Psicologia com outros modos de vida e subjetividades.