21 fevereiro 2012

Vento destelha casas e derruba árvores em Cruz Alta

Vento destelha casas e derruba árvores em Cruz Alta 
Crédito: Franciele da Cunha / Especial / CP
Fortes rajadas de vento registradas na tarde desta terça-feira em Cruz Alta provocaram destelhamentos de residências e quedas de galhos e árvores em praticamente todos os bairros da cidade. O Corpo de Bombeiros atendeu inúmeras ocorrências, ainda não totalizadas, pois a todo instante são recebidas novas ligações.
O vento foi acompanhado por uma chuva de média a alta intensidade, com duração de pouco mais de 15 minutos, que resultou em alguns pontos um acumulado de 10 milímetros. Desta vez, a chuva não foi localizada, atingindo a toda área urbana e o interior do município, com maior intensidade e duração em algumas regiões. Não foi possível obter dados oficiais da velocidade do vento e do volume de chuvas, pois os dados da estação automática do Inmet não estavam disponíveis.
Os danos maiores foram registrados nas imediações dos Bairros São Miguel e Fátima, com quedas de árvores e destelhamentos parciais de residências. Na rua Padre Francisco Pacheco, no Bairro Fátima, o vento provocou a inclinação de um poste de madeira da rede de alta tensão da RGE, ocorrência que teve atendimento imediato da empresa.
A chuva verificada hoje, bem como a ocorrida na madrugada de segunda-feira, não devem contribuir para uma mudança significativa no cenário de perdas do setor agrícola no município. Para o presidente do Sindicato Rural de Cruz Alta, Airton Carlos Becker, a maioria das lavouras de soja são de variedades precoces, cujo ciclo de formação de grãos já está na fase final.

Vanderlei Luxemburgo é o novo técnico do Grêmio

Treinador vai trabalhar pela primeira vez num clube do RS 
Crédito: Ricardo Giusti/CP Memória
O Grêmio anunciou em seu site oficial a contratação do técnico Vanderlei Luxemburgo. Apesar de negar durante a tarde a reunião para o acerto, nesta terça-feira, publicou uma curta nota confirmando a escolha do ex-treinador do Flamengo para substituir Caio Júnior. A apresentação oficial ocorrerá na tarde de quinta-feira. O Grêmio não forneceu mais detalhes de que auxiliares Luxemburgo trará no seu primeiro trabalho em um clube do Rio Grande do Sul.
Maior vencedor do Campeonato Brasileiro como técnico, Vanderlei Luxemburgo é a esperança gremista. Na temporada 2012, o Tricolor disputará a Copa do Brasil, o Campeonato Brasileiro e a Copa Sul-Americana, além do Gauchão. O treinador, com um currículo de conquistas, também busca se reerguer. Nos últimos cinco anos, Luxemburgo ganhou apenas três campeonatos paulistas.
Uma carreira marcada por títulos
Vanderlei Luxemburgo da Silva, ou apenas Vanderlei Luxemburgo, o “Luxa” não conseguiu ter o sucesso esperado dentro de campo. Ele foi um lateral-esquerdo discreto. A carreira de técnico, no entanto, fez sua fama. Luxemburgo ficou conhecido nacionalmente quando se transferiu para o Bragantino, no final dos anos 80. O sucesso no interior rendeu o convite para dirigir o Palmeiras, que começava a sua parceria com a Parmalat. No time do Parque Antarctica, ele conseguiu acabar com uma espera de 17 anos sem títulos. Mais que isso, ele conquistou cinco troféus.
Do clube alviverde, Luxemburgo teve passagens e títulos pelo Santos e pelo Corinthians, antes de chegar à Seleção Brasileira. Neste momento, no entanto, ele viveu seu inferno astral. Atormentado por problemas com a Receita Federal e com a perda da medalha de ouro na Olimpíada de Sydney, foi demitido.
A volta por cima veio no Corinthians. No Paulista de 2001, Luxemburgo assumiu a equipe nas últimas colocações e levou-a ao título. Pouco depois, no entanto, problemas no elenco minaram a força do treinador, que acabou demitido. Mais uma vez, reverteu a maré baixa com títulos. Em 2003, no comando do Cruzeiro, conquistou o Campeonato Mineiro, a Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro.
Mas o sucesso não segurou o emprego de Luxemburgo no time mineiro. Após conflitos com os dirigentes da equipe, ele saiu no início do Brasileiro deste ano. Assumiu o Santos, que vinha mal no campeonato. Não evitou a queda na Copa Libertadores, mas conseguiu o bi nacional. Na reta final da competição, seu nome foi apontado como o preferido para assumir o Corinthians, que fechara o acordo de parceria com o grupo MSI. O treinador resistiu ao dinheiro do iraniano Kia Joorabchian e renovou seu contrato com o time da Vila Belmiro.
Em 2005, deixou a equipe do Santos para atuar como treinador do Real Madrid, da Espanha. Foi uma malograda passagem, que culminou na demissão no dia 4 de dezembro de 2005. Dez dias depois, foi anunciado o retorno de Luxemburgo à equipe santista, onde conquistou nos dois anos seguintes o título do Campeonato Paulista.
Em 2007, levou a equipe às semifinais da Libertadores, mas foi eliminado pelo Grêmio. A falta de uma conquista de torneio internacional interclubes é justamente uma das maiores frustrações do técnico. “As pessoas me criticam por eu nunca ter conquistado uma Libertadores. Mas isso não me machuca. Dizem que para se vencer Libertadores tem de dar pontapé, praticar anti-jogo. Eu prefiro buscar esse título jogando futebol envolvente e bonito, como todas as minhas equipes têm demonstrado”, falou Luxemburgo após a eliminação para o Grêmio na semi-final da competição internacional de 2007.
Com o Palmeiras, conquistou mais um título do Campeonato Paulista, em 2008. Em 2009, depois de ser eliminado mais uma vez da Libertadores, desta vez nas quartas de final, as críticas da torcida palmeirense aumentaram em relação a Luxemburgo, que era questionado por suas interferências na equipe fora do campo, com a indicação de jogadores que não agradaram os torcedores. No dia 26 de junho de 2009, às 0h44min, no seu Twitter e no seu blog, Vanderlei anunciou que foi demitido pelo Palmeiras.
No dia 17 de julho de 2009 acertou seu retorno ao Santos. Com um resultado fraco no Campeonato Brasileiro (o pior que teve no comando da equipe da Vila Belmiro), conseguindo apenas a décima segunda colocação, deixou o time em dezembro do mesmo ano. No dia 8 de dezembro de 2009, Luxemburgo acertou sua ida para o Atlético Mineiro, fechando um contrato de dois anos com o clube e rejeitando propostas do CSKA Moscou e do Inter. No dia 24 de setembro de 2010, Luxemburgo foi demitido, logo após uma derrota de 5 a 1 contra o Fluminense, deixando o Atlético na zona de rebaixamento à Série B.
No dia 5 de outubro de 2010, o técnico aceitou a proposta do Flamengo para assumir o comando técnico, fechando um contrato de dois anos com o clube da Gávea. No dia 2 de fevereiro de 2012, o treinador teve sua demissão anunciada pelos dirigentes do clube carioca.

Especialista mostra que proteger demais os filhos pode atrasar seu desenvolvimento

Superprotegidos que estreia na Discovery Home Health em 2 de março de 
2012 Foto: Discovery Home & Health / Reprodução
A jornalista e escritora americana Lenore Skenazy causou polêmica ao permitir que, em 2008, um de seus dois filhos, à época com nove anos, andasse sozinho no metrô de Nova York.
A discussão que se seguiu fez Lenore iniciar uma missão – ajudar pais superprotetores. Em 2 de março, às 21h, a jornalista estreia seu programa na TV, o Superprotegidos. Durante os episódios, exibidos pelo Discovery Home & Health nas sextas-feiras, às 21h, Lenore faz intervenções em famílias cujas crianças são consideradas por ela “atrasadas”, retidas no seu desenvolvimento por pais que as protegem exageradamente.
De Nova York, ela concedeu uma entrevista coletiva via telefone, da qual o Meu Filho participou. Confira trechos:
Pergunta – Por que é importante dar liberdade aos filhos?
Lenore Skenazy – Sinto que a razão de não darmos aos nossos filhos o mesmo tipo de liberdade que tínhamos quando éramos crianças é muitas vezes baseada na ideia de que eles precisam de nós muito mais, que temos de estar com eles o tempo todo, que eles não podem tomar uma decisão sozinhos, que não estão seguros ou bem sem nós, que não podem andar fora sem o nosso cuidado. A ideia por trás de tudo isso é que eles, de alguma forma, não terão sucesso se não fizermos tudo o que quisermos com eles ou para eles. A mensagem que as crianças estão recebendo é de que seus pais pensam que elas são uma espécie de idiotas. Que são lindas, doces e inteligentes, mas são vulneráveis a tudo. Acho que, para a maioria, o sentimento que dá um senso real de confiança é ter pais que acreditam em nós, que pensam que vamos ficar bem, que vamos talvez cometer alguns erros, mas que vamos nos recuperar a partir deles. Quando os pais estão em cima das crianças o tempo todo como se elas estivessem prestes a quebrar, como pequenas estátuas ou xícaras, as crianças começam a se sentir mal. Eles perdem a autoconfiança.
Pergunta – Como você escolhe os personagens do programa?
Lenore – Eu não os escolho. A empresa que criou o programa colocou anúncios em um monte de blogs e revistas. Eles estavam à procura de pessoas, obviamente, que eram muito superprotetoras, mas também tinha de haver uma vontade de se abrir.
Pergunta – Dê alguns conselhos para as mães superprotetoras.
Lenore – Há pequenas coisas que os pais podem fazer. Não são só as mães – às vezes, são pais. De vez em quando, deixe o seu próprio celular em casa. Com o celular, você está quase perto de seu filho, mesmo que esteja fora de casa. Mas o maior conselho, que percebi ao fazer o programa, é o seguinte: o que as crianças realmente querem é uma chance para fazer algo por conta própria e para se sentirem orgulhosas e independentes.
Pergunta – Como a internet pode ajudar ou não na tentativa de dar mais liberdade aos filhos?
Lenore – Isso é interessante. Acho que, de alguma maneira, a internet não é nossa amiga em termos de cuidados paternais e maternais. É onde você vai imediatamente, às vezes, quando tem uma pergunta. Ao mesmo tempo, o esquisito a respeito da internet é como todo mundo acha que tem direito de julgar.

Baixo nível do rio em Entre-Ijuís permite travessia a pé

Foto: Aline Kittlaus, divulgação
No local onde antes era necessário realizar a travessia a nado ou em embarcações, agora, pode-se ir de um ponto a outro caminhando. O baixo nível do rio Ijuí, em Entre-Ijuís, reflete a escassez de chuva na região.
Neste final de semana, os veranistas puderam banhar-se em águas rasas. No entanto, é necessário ficar atendo à existência de poços, onde a água se acumula.
Desde novembro, a seca tem mostrado seus efeitos nos níveis de rios e açudes, além de prejudicar lavouras e o abastecimento de água em municípios do noroeste gaúcho.