21 fevereiro 2012

Vento destelha casas e derruba árvores em Cruz Alta

Vento destelha casas e derruba árvores em Cruz Alta 
Crédito: Franciele da Cunha / Especial / CP
Fortes rajadas de vento registradas na tarde desta terça-feira em Cruz Alta provocaram destelhamentos de residências e quedas de galhos e árvores em praticamente todos os bairros da cidade. O Corpo de Bombeiros atendeu inúmeras ocorrências, ainda não totalizadas, pois a todo instante são recebidas novas ligações.
O vento foi acompanhado por uma chuva de média a alta intensidade, com duração de pouco mais de 15 minutos, que resultou em alguns pontos um acumulado de 10 milímetros. Desta vez, a chuva não foi localizada, atingindo a toda área urbana e o interior do município, com maior intensidade e duração em algumas regiões. Não foi possível obter dados oficiais da velocidade do vento e do volume de chuvas, pois os dados da estação automática do Inmet não estavam disponíveis.
Os danos maiores foram registrados nas imediações dos Bairros São Miguel e Fátima, com quedas de árvores e destelhamentos parciais de residências. Na rua Padre Francisco Pacheco, no Bairro Fátima, o vento provocou a inclinação de um poste de madeira da rede de alta tensão da RGE, ocorrência que teve atendimento imediato da empresa.
A chuva verificada hoje, bem como a ocorrida na madrugada de segunda-feira, não devem contribuir para uma mudança significativa no cenário de perdas do setor agrícola no município. Para o presidente do Sindicato Rural de Cruz Alta, Airton Carlos Becker, a maioria das lavouras de soja são de variedades precoces, cujo ciclo de formação de grãos já está na fase final.