23 dezembro 2011

Idoso perde tudo em incêndio causado por raio em Alegrete

Homem acordou com o barulho do raio e conseguiu escapar 
Foto: Jarbas Abreu / Especial
Um raio caiu sobre parte de uma casa na zona rural de Alegrete, na Fronteira Oeste, por volta das 5h desta sexta-feira, causando um incêndio. João José Paz da Silva, 81 anos, estava sozinho no local, acordou com o barulho do raio e conseguiu escapar, com a ajuda de vizinhos. O idoso não sofreu nenhum ferimento. 
Silva, que mora sozinho, perdeu tudo que tinha no incêndio: documentos, móveis, eletrodomésticos e roupas. Com a casa destruída, o idoso ficará na residência da irmã, até conseguir reconstruir sua moradia.
— Estava sozinho eu e Deus naquela casa, e agora vou tentar retomar, estou parando numa irmã, mas não quero deixar meu ranchinho.

Ministério anuncia ações para produtores atingidos por granizo

Ministro (à direita) participou de reunião na Capital 
Foto: Nestor Tipa Júnior / Agencia RBS
O Ministério da Agricultura anunciou hoje, em Porto Alegre, medidas para facilitar o acesso aos programas de seguro agrícola e a criação de um grupo de trabalho para avaliar as perdas dos produtores da Serra Gaúcha atingidos por um temporal de granizo na semana passada. 
A decisão foi tomada durante encontro na Superintendência regional do Ministério da Agricultura, com a presença do ministro Mendes Ribeiro Fillho, prefeitos, deputados e representantes do setor rural. 
Pelas medidas, o Banco do Brasil já está autorizado a renegociar créditos com os produtores atingidos pelo granizo. Para custeio o prazo é de 5 anos com a carência a negociar, dependendo do tamanho das perdas dos produtores. 
Além disso, o governo vai criar uma linha de financiamento para os produtores adquirir o sistema anti-granizo, com telas, com liberação de verba até R$ 130 mil, com juro de 2% ao ano, 2 anos de carência e 10 anos de prazo. Também está sendo negociada uma linha de crédito com o BNDES para desastres naturais, semelhante a criada para Santa Catarina durante as enxurradas há dois anos. 
O ministro também sugeriu a criação de uma comissão formada pelos governos federal, estadual, parlamentares e entidades do setor para discutir novas medidas. Ele espera agilidade do comitê para apresentar soluções.
— Precisamos que na primeira quinzena de janeiro tenhamos objetivamente os programas que serão desenvolvidos e as ações que o governo federal vai realizar para poder fazer frente a este evento — salienta.
A portaria criando o grupo, que terá representantes da Fetag, bancada federal, Ministério e Farsul, entre outras entidades deve ser publicada na próxima segunda-feira. O ministro recebeu o relatório feito pelas prefeituras dos 12 municípios atingidos pelo granizo, com perdas que chegaram a R$ 61 milhões. Segundo o levantamento, a chuva de granizo atingiu 1,2 mil famílias em 4,8 mil hectares.

Com foice e facas, atores chamam atenção para perigos no trânsito

A morte assombrou os motoristas que passaram pelo cruzamento das 
Avenidas Ipiranga e João Pessoa, em Porto Alegre, na manhã desta 
sexta-feira Foto: Júlio Cordeiro / Agencia RBS
Ação faz parte da Operação Final de Ano da EPTC e tem objetivo de alertar a população para as causas e consequências dos acidentes de trânsito
A morte assombrou os motoristas que passaram pelo cruzamento das Avenidas Ipiranga e João Pessoa, em Porto Alegre, na manhã desta sexta-feira. Vestida de preto e portando uma foice, ela mostrava um cadáver e apontava para a placa, com os dizeres "Bebeu e dirigiu".
Com o objetivo de chocar e, com isso, alertar a população para as causas e consequências dos acidentes de trânsito, a ação faz parte da Operação Final de Ano da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC). Até o dia 30, a equipe de Educação para o Trânsito percorrerá os principais cruzamentos da Capital chamando atenção para a responsabilidade de motoristas, passageiros e pedestres para um trânsito mais seguro.
— A maioria dos acidentes podem ser evitados pelo comportamento das pessoas no trânsito. envolvendo velocidade, abuso de bebidas alcoólicas e desrespeito à sinalização — define a coordenadora de Educação para o Trânsito da EPTC, Léa Ferrão.
A falta de sinalização é uma dificuldade na RS 342
Foto: Paulo Marques
Nas rodovias estaduais e federais na Região Noroeste, a movimentação começou se intensificar já na manhã desta sexta-feira. A exemplo da RS 342, em Três de Maio, com o fluxo de veículos aumentando as preocupações no trânsito, com ultrapassagens em locais de risco, e as dificuldades com a falta de sinalização em rodovias como esta (foto), aumentando o perigo.

Patrulha Agricola em São José do Inhacorá

O prefeito Alexandre disse estar cumprindo mais uma 
meta de seu Programa de Governo
No dia 13 de dezembro de 2011, o Prefeito Municipal Dr. Alexandre Vaz Ferreira, sancionou a Lei 972/2011, que autoriza a Cessão de Uso ao Conselho de Desenvolvimento Comunitário de São José do Inhacorá de 10 ensiladeiras, 10 distribuidores de esterco líquido, 6 roçadeiras, 6 trituradores de grãos e 10 carretões. A mesma Lei também autoriza subsidiar em 5 litros de óleo diesel por hora trabalhada na distribuição de esterco, silagem de grão e roçadeira para as famílias que não possuem trator, e subsídio de 4 litros de óleo diesel por hora trabalhada para serviço de ensilagem para todas as famílias que desenvolvem atividades inerentes ao serviço. Por tratar-se de um projeto piloto, a referida Lei autoriza a concessão dos subsídios acima referidos para 05 horas/ano/implemento.
O Prefeito em seu pronunciamento disse que a implantação do subsídio vem cumprir mais uma meta do Programa de Governo e, que cabe ao Conselho de Desenvolvimento Comunitário, através dos 10 grupos rurais formados, operacionalizar os serviços e, sobretudo garantir que todas as famílias sejam atendidas, principalmente,  as que não possuem trator próprio.
O Município continuará prestando serviços de ensiladeira cata-capim e fenação, enquanto que os demais serviços serão realizados de forma desburocratizada e com subsídio municipal.
Para maiores esclarecimentos, as famílias poderão buscar informações junto as Diretorias dos grupos comunitários ou junto a Secretaria Municipal do Agronegócio e Meio Ambiente.

Dermatologista adverte: não importa a cor da sua pele, protetor solar deve ser no mínimo 30

Fator de proteção muda conforme a quantidade e a 
frequência da aplicação 
Foto: Charles Guerra / Agencia RBS
A recomendação médica é usar diariamente, até mesmo no inverno, mas é no verão que o protetor solar ganha status de produto de primeira necessidade. Longas horas de exposição ao sol em psicinas, praias e parques fazem aumentar a preocupação com a pele, para evitar desde as inconvenientes queimaduras até doenças mais graves, como o câncer de pele. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o câncer de pele é o mais frequente no Brasil, correspondendo a cerca de 25% de todos os tumores malignos registrados no país.
— Novos estudos demonstram que as pessoas usam muito menos protetor solar do que deveriam para não correr riscos de desenvolver doenças de pele por conta do sol — comenta a dermatologista Márcia Donadussi.
Um mito comum, segundo a especialista, é a crença de que fator de proteção maior do que 15 não adianta.
— Por algum motivo, se popularizou a ideia de que fatores de proteção mais altos eram apenas uma questão de rótulo, mas não é verdade. Todos deveriam usar protetor solar com fator de proteção, no mínimo, 30, independente da cor da pele — alerta.
Para fototipos mais sensíveis, a especialista recomenda fator 60. É o caso de quem tem pele, cabelo e olhos claros. No entanto, Márcia considera que a regra geral nem sempre se aplica, devido à grande missigenação que há no Brasil — pessoas de cabelo e olhos escuros podem ter pele clara e muito sensível ao sol, assim como loiros podem se bronzear com facilidade. A dica da dermatologista é simples: quem logo fica com a pele vermelha quando toma sol deve usar fatores de proteção maiores — mas nunca menores que 30.

PP promete criar 'governo paralelo' no Estado

Bernardi detalhou grupo que se propõe a analisar governo Tarso 
Foto: Geancarla de Aguiar / Divulgação
Ao avaliar primeiro ano da gestão de Tarso, presidente da sigla, Celso Bernardi, disse que montará grupo para identificar erros
Em plena preparação da candidatura da senadora Ana Amélia Lemos para o Palácio Piratini, em 2014, o PP promete devassar minúcias dos atos do governo Tarso Genro a partir do ano que vem para identificar erros e contradições da gestão petista. A postura da sigla foi demarcada ontem, em entrevista do presidente estadual do PP, Celso Bernardi, em que ele avaliou o primeiro ano da gestão petista.
— Vamos fazer um governo paralelo em 2012. Acompanharemos os atos de cada uma das secretarias — disse.
A análise dos atos do governo será feita por 12 progressistas que integram o Grupo de Assessoramento Técnico (GAT), criado recentemente em ato de Bernardi. Entre os membros do núcleo, está o ex-governador Jair Soares, que exercerá o papel de coordenador, o ex-prefeito da Capital Guilherme Villela e o deputado estadual Frederico Antunes. Uma das prioridades será fiscalizar o cumprimento de cada item que consta no plano de governo apresentado por Tarso na campanha de 2010.
— Vamos fazer comparações entre os governos Yeda e Tarso, além de analisar atos, contratos e execuções — assegura Bernardi.
Sobre as eleições de 2014, ele diz que em janeiro ocorrerá a terceira reunião entre líderes de PP, PMDB, PSDB, PPS e DEM, que planejam formar um bloco unitário de oposição a Tarso.
— Até o final de 2013, vamos definir se estaremos juntos. Em 2012, nas eleições municipais, a nossa meta é haver o mínimo de atrito possível entre nós — revela Bernardi, citando um compromisso estabelecido entre as siglas.
Dentre as críticas ao governo Tarso, Bernardi destaca promessas de campanha de Tarso que não foram cumpridas, como o pagamento do piso nacional dos professores. Apesar de ter integrado o governo Yeda, que ingressou no STF com ação contra a lei do piso, os progressistas demonstram preocupação com a ausência de um calendário que faça a previsão dos pagamentos devidos aos professores.
Apontamentos
Além de projetar o próximo ano, o PP apontou problemas no primeiro ano de gestão:
— Ausência de calendário para o pagamento do piso nacional dos professores.
— Atuação tímida de Tarso na divisão equânime dos royalties do pré-sal.
— Fechamento do ano de 2011 com déficit nas contas públicas.
— Criação de 332 CC’s e 182 FG’s.

Vanderlei Bersaghi, o Pé, supervisor de futebol do Caxias, morre em acidente em Veranópolis

Ele acompanhava a delegação do clube em um amistoso 
em Veranópolis Foto: Luís Felipe Peracchi
Gazeta Veranense, especial
Um acidente em Veranópolis resultou na morte de dois homens no final da tarde desta quinta-feira. Uma das vítimas é o supervisor de futebol do Caxias, Vanderlei Bersaghi, o Pé, 52 anos.
Conforme dados preliminares do Grupo Rodoviário de Veranópolis, a colisão envolveu um Gol, placas de Caxias do Sul, e um Palio, de Veranópolis, no Km 180 da RSC-470, na localidade de Vila Azul, saída de Veranópolis em direção a Bento Gonçalves.
Uma jovem de 16 anos também ficou ferida e foi encaminhada ao Hospital Comunitário São Peregrino Lazziozi. A outra vítima é Ivanor Paulo Dias, 43 anos, morador de Veranópolis e condutor do Palio.
De acordo com o soldado Edivar Alves Mendes da Grupo Rodoviário de Veranópolis, o condutor não era habilitado e, pelas marcas na pista, teria invadido a pista contrária colidindo frontalmente com o Gol do Caxias.
Pé era conhecido no meio futebolístico Foto: Juan Barbosa, BD
Vanderlei Bersaghi era muito conhecido no meio do futebol por ter trabalhado durante muitos anos no Centenário. Ele acompanhava a delegação do time em um amistoso em Veranópolis, que acabou paralisado antes da metade do segundo tempo assim que a notícia chegou ao Estádio Antônio David Farina. O VEC vencia por 1 a 0.

Prejuízos provocados pela estiagem avançam pelo Interior

Em Joia, estimativa de perdas nas lavouras de milho 
chega a 100%/ Foto: Roberto Witter / Agencia RBS
A estiagem que se espalha pelo Estado muda paisagens, baixa o nível dos rios, castiga o campo e põe os gaúchos em alerta. Onze municípios já encaminharam notificação preliminar de desastre à Defesa Civil. Nem mesmo a chuva que caiu ontem em algumas regiões foi suficiente para alterar o cenário de preocupação.
Desde 6 de dezembro, a Defesa Civil recebeu notificações e avalia prejuízos decorrentes da falta de chuva em Crissiumal, Fortaleza dos Valos, Trindade do Sul, Constantina, Engenho Velho, Novo Xingu, Rondinha, Fontoura Xavier, Santa Maria, Cruzeiro do Sul e Putinga.
De acordo com a Emater, as lavouras de milho e feijão são as mais afetadas. Há danos irreversíveis em 50% da área projetada. Levantamento divulgado ontem apontou que o número de pedidos de Proagro aumenta a cada dia. Entretanto, os prejuízos reais só serão mensurados a partir de janeiro.
Em Fontoura Xavier, no Norte, as perdas no campo chegam a 80% na safra de milho, 40% na de fumo e 40% na produção leiteira. Apesar de mais resistente, a soja já amarga quebra de 10%. Na região de Rondinha e Novo Xingu, a última chuva foi registrada em 21 de novembro. O milho destruído mal poderá ser usado para silagem. Em Constantina, o prejuízo com as lavouras de milho e soja e a produção leiteira chega a R$ 9,5 milhões, o equivalente à metade do orçamento para 2011.
No município vizinho de Engenho Velho, as perdas são estimadas em R$ 5 milhões. O agricultor João Simar Foschera já descartou 80% dos 115 hectares de milho e pelo menos 30% dos 400 hectares de soja. Com o leite, o prejuízo é de 30%. A estiagem também atinge o Noroeste.
Em Joia, a estimativa de perdas nas lavouras de milho chega a 100% e a produção de leite caiu drasticamente. Há áreas em que não chove há 50 dias.
— Os açudes estão rachando e os bebedouros e poços artesianos secaram — diz Jânio Andreatta, prefeito de Joia.
No Vale do Rio Pardo, os dois meses sem chuva também preocupam arrozeiros. Na altura da ponte da rodovia Rio Pardo-Cachoeira do Sul (ERS-403), o Rio Pardo pode ser atravessado a pé. Os bancos de areia são aparentes no Rio Quaraí, na Fronteira Oeste.