16 abril 2011

Na estreia de Falcão, Inter vence o Santa Cruz e está na semi da Taça Farroupilha

Falcão e Damião comemoram único gol do time
Foto:Diego Vara
Cercado por microfones e abafado pelos gritos eufóricos da arquibancada, Paulo Roberto Falcão foi modesto antes de sua estreia: "Vamos tentar mostrar alguma coisa de diferente". Mas o Inter foi muito além disso na vitória sobre o Santa Cruz por 1 a 0 neste sábado, gol de Leandro Damião, e que garantiu a passagem à semifinal da Taça Farroupilha, o segundo turno do Gauchão.
Com quatro dias de treino, o ídolo colorado já conseguiu incutir suas premissas: time agrupado, envolvente e veloz. O Galo se mostrou valente, é verdade, brigou muito no segundo tempo, mas foi incapaz de resistir ao novo Inter de Falcão.
Agora, Falcão e seus comandados aguardam o vitorioso da partida entre Juventude ou Lajeadense, que acontece no domingo.
As promessas foram cumpridas: um 4-4-2, com duas linhas, bem britânico. Com a pontualidade digna dos ingleses, o Inter já tentou marcar no primeiro minuto, mas Bolatti errou feio o chute após cruzamento de D'Alessandro. As demais chances também seriam por meio da bola aérea. Uma delas saiu da cabeça de Rafael Sobis, aos cinco minutos, que parou nas hábeis mãos do goleiro Cesar.

Voluntários arrumam Escola Tasso da Silveira para volta às aulas, no Rio

Voluntários arrumam Escola Tasso da
Silveira para volta às aulas, no Rio 
Crédito: Fábio Motta / AE
A Escola Municipal Tasso da Silveira foi palco de mais manifestações de apoio a volta às aulas, prevista para a próxima segunda-feira. Um grupo de 100 voluntários, funcionários e ex-alunos fizeram uma reforma nas instalações na manhã deste sábado.
Na parte externa da escola, o muro que era da cor verde foi pintado de branco. No interior, as salas de aulas foram reorganizadas, segundo os voluntários. A manifestação terminou no fim da manhã, quando os participantes cantaram o hino da escola e deram mais um abraço simbólico no prédio.
"As pessoas estavam reunidas com muito amor para fazer com que a volta dos alunos seja a mais tranquila possível. Viemos mudar o layout para que as lembranças não sejam fortes", disse uma voluntária.
O estudante Marcos Vinícius, de 10 anos, aluno da 5ª série, afirmou que está animado com a nova arrumação do colégio. O garoto, que estava na escola no dia do ataque, quando 12 crianças foram mortas pelo um atirador Wellington Menezes, acha que a tragédia deve ser superada.
"O passado tem que ficar para trás nas nossas mentes. O importante é pensar no hoje para ter um futuro melhor. Quero voltar a estudar e ter uma vida normal", disse o menino, que escapou do massacre porque a sala de aula onde estudava não chegou a ser invadida pelo matador.
No último dia 7 de abril, Wellington Menezes, um ex-aluno do colégio, entrou na Escola Municipal Tasso da Silveira, invadiu salas de aulas e atirou mais de 60 vezes nas crianças que estudavam.
Na volta às aulas, na segunda-feira, estão previstas atividades artísticas e culturais. A Secretária Municipal de Educação quer promover uma readaptação dos alunos. Durante a semana, professores e famílias de alunos foram atendidos por equipes de psicólogos.

16ª Operação Simultânea

16ª Operação Simultânea
A Operação foi realizada nos dias 13, 14 e 15/4 na área do CRPO/FNO, e envolveu o efetivo dos Pelotões de Operações Especiais do 4º BPAF/Santa Rosa, 7º BPM/Três Passos e 37º BPM/Frederico Westphalen, que atuaram em todos os municípios que fazem fronteira com a Argentina, realizando barreiras de fiscalização e patrulhas volantes.
Nesta edição, além da Brigada Militar(CRPO/FNO/Santa Rosa e Missões/Santo Ângelo), Policia de Misiones, Gendarmeria Nacional Argentina, Polícia Militar de Santa Catarina e Paraná, integraram-se à ação a Policia e a Gendarmeria da Província de Corrientes/Argentina, a Polícia Nacional do Uruguai e os demais Comandos Regionais da Brigada Militar que fazem Fronteira com esses países(CRPO Fronteira Oeste/Santana do Livramento e Sul/Pelotas).
Conforme edições anteriores, a 16º Operação Simultânea visa coibir delitos típicos na fronteira dos três países como furto de veículos e/ou cargas; tráfico ilegal de drogas; tráfico ilegal de armas; abigeato; agressões ao meio-ambiente; contrabando, dentre outros. Nesta edição foram inciadas  tratativas para troca de informações e qualificação dos efetivos das Instituições participantes, visando os eventos da Copa do Mundo de 2014.
Na área deste Comando Regional foram empregados na operação     homens,  viaturas e     barco. Sendo que, resultou na fiscalização  de 846 veículos, na abordagem de 1.316  pessoas e na prisão de 03 pessoas, dentre outros. Em decorrência foram recolhidos 07  veículos, autuados  24  e recolhida 01 carteira de habilitação. Foram fiscalizados 86 estabelecimentos comerciais dentre bancos, bares e postos de combustível.
A ação conjunta entre os países é contínua, podendo-se comprovar através das apreensões de drogas e produtos de contrabando e descaminho, que acontecem rotineiramente na área de atuação deste Comando.
Com os dados coletados neste período da operação; o estreitamento dos laços de amizade entre as Intituições; a inserção de outras instituições; confirma-se o êxito da integração das Instituições de Segurança desses três países em busca do combate a criminalidade em prol da segurança e qualidade de vida das comunidades fronteiriças.
"Segurança Pública: dever do Estado, direito e responsabilidade de todos."

Reunião de Comitês aumentam as expectativas para uma grande Expofeira

Comitiva via dia 20 a Capital Gaúcha,
levar convite oficial ao Governador
Tarso Genro para abertura da Feira
Na noite desta sexta-feira 15, estiveram reunidos todos os Comitês e as respectivas Comissões da XII Expofeira do Agronegócio.
O Presidente da Expofeira, empresário Ildo Corso, convocou reunião geral para ultimar os detalhes sem que não restem dúvidas nos procedimentos de trabalhos de toda a equipe envolvida. O momento foi de uma ótima impressão em todas as explanações proferidas pelos coordenadores dos diversos comitês, demonstrando um empenho muito grande dos envolvidos.
A XII Expofeira do Agronegócio, terá a abertura oficial no dia 30 de abril, às 14h, com a possível presença do Governador do Estado Tarso Genro, o que deverá se confirmar nesta quarta-feira, 20, quando a comitiva de três-maienses liderada pelo Prefeito Casali e o Presidente Corso, serão recebidos no Palácio Piratini, quando levarão o convite oficial ao Governador para que se faça presente em Três de Maio neste dia. Ficou definido que o encerramento oficial da XII Expofeira, será às 18h do dia 08 de maio.
No primeiro final de semana da feira, a grande atração será a 2ª Etapa do Campeonato Estadual de MotoCross, que será realizada no Parque de Exposições Germano Dockhorn, no dia 1º de maio. Já nos dias 06, 07 e 08 de maio, acontecerá a XIII Festa Campeira do CTG Tropeiros do Buricá, evento que faz parte da programação oficial da feira.
XII Expofeira do Agronegócio, de 30 de abril a 08 de maio Ed 2011, no Parque de Exposições Germano Dockhorn de Três de Maio.        

Vigilante se escondeu em banheiro para matar colega em Antônio Prado

Homicídio seguido de suicídio chocou
moradores de Antônio Prado


Foto:Ricardo Wolffenbüttel
Os corpos de Liomar Silveira Martins, 45 anos, e de Ivani Rodrigues de Souza, 27 anos, foram necropsiados no Departamento Médico Legal de Caxias do Sul.
Ivani foi morta por Martins às 11h50min desta sexta-feira, em Antônio Prado. O matador não deixou bilhete algum explicando o crime, mas relatos sugerem que o homem e a mulher não se davam bem.
— O Martins não gostava da Ivani, os dois nem se falavam — revela Gilmar Perotoni Barreto, 31, colega dos mortos.
Veja no vídeo abaixo a movimentação da perícia e da polícia após o crime em Antônio Prado:
A mãe da vigilante morta comprova:
— A Ivani dizia que o Martins não gostava dela — diz Libera, 48.
Martins atacou Ivani durante seu horário de almoço. Ele voltaria ao posto ao meio-dia, quando ela sairia. Minutos antes, porém, o matador surgiu do banheiro da agência, cruzou o ambiente, se aproximou de Ivani, apontou e atirou a queima roupa.
Enquanto clientes e funcionários tentavam compreender o que acontecia, o homem retornou ao banheiro e se matou com um tiro na cabeça. Martins era solteiro e morava com a mãe. Ivani, também solteira, morava sozinha.

Em Lagoão, Tarso Genro ressalta importância combate às desigualdades regionais

Governador destacou a importância
do contato direto com as comunidades
O chefe do Executivo, Tarso Genro, finalizou o ato de abertura da interiorização do Governo do Estado, nesta sexta-feira (15), em Lagoão, ressaltando a importância do contato direto com as comunidades e o Programa de Combate às Desigualdades Regionais, apresentado por seu vice, Beto Grill. "Este é um programa que visa desconcentrar os investimentos do Estado, hoje localizados na Região Metropolitana e Caxias do Sul, com uma melhor distribuição do orçamento provocando desenvolvimento harmônico nas cidades e regiões" afirmou Grill.
A proposta está sendo concebido de maneira participativa e já tem compromissos definidos para a região, como o fortalecimento da lavoura de fumo buscando dar alternativas aos produtores com o incentivo na produção de hortaliças e vacas leiteiras. Além disso, foi feito um anúncio pelo secretário Geral de Governo, Estilac Xavier, que se refere ao asfaltamento das principais ligações asfálticas do município.
Para a Presidente da Associação das Trabalhadoras Rurais de Lagoão, Terezinha Leni Rodrigues, esta é a principal conquista deste ato. "Precisamos do asfalto, pois pode proporcionar mais indústrias para nossa cidade e nossos filhos podem ficar aqui trabalhando, além de o asfalto trazer alternativas para todos nós" ressaltou. Tarso Genro defendeu o projeto afirmando que este vai fazer com que "os jovens possam trabalhar onde moram suas famílias e não competir na cidade grande". Já o Prefeito de Lagoão, Mario José Camargo, afirmou estar feliz com a vinda de todo o Governo do Estado para o município. "A cidade estava esquecida, mas agora não esta mais". Após a abertura oficial da interiorização, o governador Tarso Genro, acompanhado do prefeito do município, Mario Jesus de Camargo e do Presidente do Banrisul, Túlio Zamin, inaugurou o posto avançado do banco na cidade. Na sequência, ele almoça no GTG Porteira Aberta com lideranças locais e deixa o município.


Texto: Raquel Wünsch 
Foto: Camila Domingues/Palácio Piratini 
Edição: Redação Palácio Piratini (51) 3210.4305

Cenas de sexo entre adolescentes se espalham em Bom Retiro do Sul

Simone Wobeto, RBS TV
Cenas de sexo com adolescente estão sendo divulgadas por celular em Bom Retiro do Sul. O crime chocou os moradores da cidade com menos de 12 mil habitantes.
A Polícia Civil da cidade investiga o caso. Por enquanto, ninguém foi punido.
São quatro vídeos que mostram adolescentes fazendo sexo e dançando de forma sensual. As imagens foram espalhadas rapidamente de celular em celular, por bluetooth.  Como a cidade é pequena, não demorou muito para as cenas chegarem até escolas, empresas e lojas de Bom Retiro do Sul.
- Choca, né. É muito ruim acontecer isso, ainda mais em cidade pequena – comentou o agricultor Aldair Faria de Souza.
Uma das meninas envolvidas estudava no maior colégio da cidade. Os professores tiveram que interromper as aulas para tratar do tema.
A adolescente de 17 anos perdeu o emprego e parou de estudar. Ela conta que autorizou as imagens, mas nunca imaginou que as cenas fossem circular por toda cidade.
- Um dia eu cheguei na escola e notei que todo mundo me olhava estranho. E eu não sabia porquê. Um cara sem consciência fez uma besteira e tudo que eu planejei para esse ano foi por água abaixo – desabafou ela, para a reportagem da RBS TV.
Na interpretação da polícia, o que motivou a divulgação dos vídeos foi o sentimento de vingança. Revoltados com o fim do relacionamento, os ex–namorados teriam espalhado as cenas.
Celulares e computador foram aprendidos na casa de um adolescente e de um homem maior de idade, que foi acusado de pornografia infantil.
- Um deles confessou ter divulgado o vídeo e se mostrou arrependido – diz o delegado Delegado Rodrigo Reis.
A divulgação das imagens de sexo envolvendo adolescentes é crime, previsto no Estatuto da Criança e Adolescente. A pena para quem filma, distribui, oferece, troca, divulga ou mesmo disponibiliza as imagens é de quatro a oito anos de prisão.
A divulgação dos videos deixou os pais da cidade em alerta. A dona de casa Márcia Rosane Fontes sempre confere o celular das duas filhas adolescentes e não deixa mais elas saírem sozinhas.
- Monitoro o telefone delas todo o santo. Estou sempre investigando – diz ela.