26 setembro 2009

Homem é preso com 8,3 mil maços de cigarro em Horizontina

Um homem de 25 anos foi preso na noite de sexta-feira em Horizontina, no noroeste do Estado, pelo crime de descaminho. Ele transportava 836 pacotes de cigarro (com 10 maços cada) de diferentes marcas em um Kadett.
Ele foi flagrado pela Brigada Militar na rodovia Doutor Maurício Cardoso-Horizontina (RS-342), aproximadamente às 21h. Preso em flagrante, o jovem foi encaminhado ao Presídio Regional de Santo Ângelo. O carro e os cigarros serão encaminhados à Receita Federal na segunda-feira.

Homem é morto com tiro no peito em Santa Rosa

Odair Roque da Silva, 32 anos, morreu na madrugada de hoje em Santa Rosa, no noroeste do Estado, depois de ser atingido por um disparo no peito. O crime ocorreu por volta da 1h, na Vila Santa Inês.
De acordo com o relato de uma testemunha à polícia, Silva teria se desentendido com o vizinho no final da tarde de sexta-feira. No início da madrugada, um amigo do vizinho teria feito um disparo para o alto.
Ao questionar o motivo do tiro, Silva foi atingido por um novo disparo, na região do coração. Ele morreu no local. A polícia identificou o suspeito, que está foragido.

Audiência Pública debateu a Segurança Pública em Três de Maio

Com o recinto do Plenário da Câmara de Vereadores lotado, foi realizada na noite desta sexta-feira (25), uma importante Audiência Pública para se debater, comunidade e autoridades, as questões preocupantes com relação a Segurança Pública em Três de Maio. A audiência, foi proposta pelo ver. Fernando Trage, após importante encontro entre executivo e legislativo.
Os recentes acontecimentos em nossa sociedade, geraram um certo pânico na comunidade, ainda neste mês de setembro, num período de 9 dias foram 5 fatos ocorridos entre furtos, roubos e um latrocínio que vitimou o senhor Octávio Baioto (70anos) dentro de sua casa no último dia 13, no interior do município. A comunidade se mobilizou em busca de tentar garantir mais segurança, e um abaixo assinado circulou pelo município conseguindo reunir 7.500 assinaturas da comunidade. Os envelopes com os formulários, forma entregues pelo senhor Dirceu Bremm, líder do movimento, ao prefeito Casali que posteriormente repassou o material ao senhor Adriano Carvalho Dolzan, Diretor do Departamento de Relações Institucionais e Comunitárias, que se fez presente representando o Secretário de Segurança do Rio Grande do Sul.
Após os pronunciamentos das autoridades, a comunidade ali representada, fez diversos questionamentos e desabafos, mas todos muito bem aceitos e respondidos, inclusive havendo um comprometimento do Poder Judiciário e das policias Civil e Militar, se dizendo de portas abertas a comunidade para ouvir reclamações e reivindicações da sociedade na busca de soluções.
Dr. Adriano Carvalho Dolzan, Diretor do Departamento de Relações Institucionais e Comunitárias, quando de seu pronunciamento, garantiu o envio para Três de Maio, de uma viatura para a Polícia Civil e mais uma para a Brigada Militar, e inclusive o aumento no número de efetivos da Brigada Militar local.
As autoridades presentes a mesa: Ver. Gilson Grando Presidente da Câmara de Vereadores, Prefeito Municipal Olívio Casali, ver. Fernando Trage, Adriano Carvalho Dolzan (já citado), Dr. Jairo Cardoso Soares e Dr. Alexandre Del Gáudio, Juizes e Dr. Ricardo Melo de Souza,. Promotor, ambos da Comarca de Três de Maio, Dr. Álvaro Ribeiro Neto Delegado Regional de Policia, Dr.João Barbato Delegado local, Tenente Coronel Sérgio Flores de Campos Comandante do CRPO, Capitão Paulo do Nascimento Comandante da Brigada local, Dr. Vilson Trage Presidente da OAB local, e também esteve presente no ato, Tiago Morshk Vieira-Papilocopista do Instituto Geral de Perícia.

Decisão pode reduzir tarifa da RGE

Uma nova decisão da Justiça Estadual pode baixar as contas de energia elétricas de clientes da RGE. Acompanhando uma decisão similar divulgada na semana passada contra a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), a 16ª Vara Cível da Justiça Estadual concedeu uma liminar impedindo a inclusão da cobrança dos impostos Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e Programas de Integração Social (PIS) nas contas de energia da RGE, que atende 262 municípios gaúchos.
No caso da CEEE, a decisão pode reduzir entre 3% e 4,65% do valor dos boletos, dependendo do consumo mensal de cada usuário. A RGE informou hoje que ainda não foi notificada da decisão e que não iria se pronunciar sobre o tema enquanto não recebesse a notificação da Justiça.
A ação contra a RGE foi proposta pelo Núcleo de Defesa do Consumidor e Tutelas Coletivas da Defensoria Pública do Estado, que também questionou a cobrança de PIS e Cofins nas conta da CEEE e da AES/Sul, cujo processo ainda não foi analisado. As distribuidoras podem recorrer da decisão.
A CEEE informou hoje que já recebeu a notificação da liminar concedida na semana passada, mas ainda não soube informar quando a redução passará a vigorar nas contas. A definição depende da conclusão do rito burocrático da notificação oficial — temporariamente emperrado em função da greve dos funcionários dos Correios.