26 setembro 2009

Decisão pode reduzir tarifa da RGE

Uma nova decisão da Justiça Estadual pode baixar as contas de energia elétricas de clientes da RGE. Acompanhando uma decisão similar divulgada na semana passada contra a Companhia Estadual de Energia Elétrica (CEEE), a 16ª Vara Cível da Justiça Estadual concedeu uma liminar impedindo a inclusão da cobrança dos impostos Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e Programas de Integração Social (PIS) nas contas de energia da RGE, que atende 262 municípios gaúchos.
No caso da CEEE, a decisão pode reduzir entre 3% e 4,65% do valor dos boletos, dependendo do consumo mensal de cada usuário. A RGE informou hoje que ainda não foi notificada da decisão e que não iria se pronunciar sobre o tema enquanto não recebesse a notificação da Justiça.
A ação contra a RGE foi proposta pelo Núcleo de Defesa do Consumidor e Tutelas Coletivas da Defensoria Pública do Estado, que também questionou a cobrança de PIS e Cofins nas conta da CEEE e da AES/Sul, cujo processo ainda não foi analisado. As distribuidoras podem recorrer da decisão.
A CEEE informou hoje que já recebeu a notificação da liminar concedida na semana passada, mas ainda não soube informar quando a redução passará a vigorar nas contas. A definição depende da conclusão do rito burocrático da notificação oficial — temporariamente emperrado em função da greve dos funcionários dos Correios.