25 julho 2012

Comitiva da Rússia visita frigoríficos de Garibaldi e Santa Rosa, RS

Frigorífico de abate de suínos em Santa Rosa recebeu
comitiva russa (Foto: Reprodução/RBS TV)
Uma comitiva de técnicos russos está no Rio Grande do Sul para vistoriar frigoríficos de aves e suínos. O objetivo é verificar as condições sanitárias e de produção dos estabelecimentos para avaliar uma possível retomada na importação de carne suína. Em vigor há mais de um ano, o embargo russo às exportações do estado afetaram significativamente as vendas externas do produto.

Os russos passaram nesta quarta-feira (25) pelos frigoríficos Frinal, de Garibaldi, na Serra, e Alibem, de Santa Rosa, na Região Noroeste. No primeiro, é feito o abate de aves. No segundo, de suínos. Na terça (24), a visita ocorreu em duas unidades da Brasil Foods, em Lajeado, Vale do Taquari. Uma de abate de suínos e outra de frangos.

Durante a visita, os dois técnicos russos não permitiram o acompanhamento e a gravação de imagens pela imprensa. Os estrangeiros foram acompanhados por quatro técnicos do Ministério da Agricultura. De acordo com o superintendente do ministério no estado, Francisco Signor, a dupla avalia a planta industrial, questões sanitárias, higiênicas e o número de funcionários dos estabelecimentos.

Signor se mostra otimista em relação ao resultado da visita. Em cerca de 30 dias, os russos devem anunciar se derrubam ou não o embargo imposto em 2011. “Haveremos de colher bons resultados. Nos preparamos e nos adaptamos bem mais a partir da última visita das autoridades russas em maio do ano passado. E hoje nós reunimos as condições necessárias para reabilitar novamente estas plantas para exportar à Rússia”, afirmou.

Na quinta-feira (26), os russos partem para Santo Ângelo, na Região das Missões, no noroeste gaúcho. No mesmo dia, a comitiva encerra a visita ao estado em visita ao Laboratório do Ministério da Agricultura em Porto Alegre. Em todo o país, a missão passará por 21 frigoríficos de suínos, bovinos e aves, todos com exportações suspensas para o país desde junho do ano passado. Além do Rio Grande do Sul, Paraná e Mato Grosso também foram proibidos de exportar carne suína para o país europeu.

Inter estraga estreia de Hélio dos Anjos e derrota o Figueirense

Dagoberto comemora o gol colorado
(Foto: Antonio Carlos Mafalda / Agência Estado)
Não adiantou mudar de treinador. O Figueirense perdeu mais uma vez. Na estreia de Hélio dos Anjos, o time de Santa Catarina acabou derrotado por 1 a 0 pelo Inter na noite desta quarta-feira, no Orlando Scarpelli, pela 12ª rodada do Brasileirão.

O gol da partida foi marcado por Dagoberto, ainda na primeira etapa. O camisa 20, como um centroavante, aproveitou cruzamento na medida de Fred – que pelo terceiro jogo seguido teve bom desempenho - e cabeceou para baixo, sem chances para o goleiro Ricardo.

Com o resultado, o Inter chegou aos 22 pontos no Brasileirão e, pela primeira vez na competição, conquistou duas vitórias consecutivas. Enquanto isso, o Figueirense completou o 11º jogo sem vencer e segue na zona de rebaixamento, com apenas oito pontos.

Na próxima rodada, o Inter volta a campo para enfrentar o Vasco. A partida será disputada neste sábado, às 18h30, no Beira-Rio. No mesmo dia, mas às 21h, o Figueirense jogará contra o Botafogo no Engenhão.

Santiago: Operação Missões prendeu 11 pessoas por tráfico de drogas

Foto: Arami Fumaco / especial
A Operação Missões, coordenada pela Polícia Civil de Santiago, desarticulou uma quadrilha de tráfico de drogas na noite desta terça-feira. Onze pessoas foram presas _ nove homens e duas mulheres _, destas, nove foram prisões temporárias e duas em flagrante.

A ação começou por volta das 22h. Cerca de 85 policiais civis, entre eles oito delegados, de cinco cidades _ Santiago, Santa Maria, Alegrete, São Borja e São Luiz Gonzaga_, em 24 viaturas participaram da operação, que tinha como objetivo o cumprimento de 17 mandados de prisão e 17 de busca e apreensão. Foram apreendidos pelo menos quatro veículos _ duas motos e dois carros_, drogas, dinheiro e eletrônicos.

Dos mandados de prisão expedidos, nove pessoas foram encontradas nesta terça, três já estavam presas preventivamente, e cinco ainda estão foragidos, entre eles o líder do bando. Outras duas pessoas foram presas em flagrante, durante a ação.

Entre os presos, está um homem que seria a conexão da quadrilha com a cidade de Florianópolis, de onde a droga viria para Santiago. Do bairro Missões, que servia de base para o tráfico, o entorpecente era distribuído para pelo menos outros dois bairros do município, o Eletricitários e o Carlos Humberto.

Segundo o delegado Vladimir Haag Medeiros, a investigação começou a cerca de seis meses.

Polícia investiga morte de 14 cães no RS; suspeita é de envenenamento

Cachorros foram encontrados mortos em área rural no
Centro do RS (Foto: Reprodução/RBS TV)
Nos últimos dias a Polícia Civil de Itaara, no Centro do Rio Grande do Sul, ouviu moradores da região sobre a morte de cães em uma propriedade rural. Até esta quarta-feira (25), a delegacia do município contabilizava 14 animais mortos em um período de pouco mais de uma semana. Um Termo Circunstanciado foi redigido e será encaminhado ao Poder Judiciário nos próximos dias.

Segundo o comissário de polícia Aristeu Silveira, da delegacia de Itaara, cinco pessoas já foram ouvidas. A suspeita é de envenenamento. "Os animais foram encontrados na propriedade, que fica em frente a uma área de casas populares. Também foi encontrada uma cabeça de ovelha, onde pode ter sido colocado o veneno", disse ele ao G1.

Caso o envenenamento seja confirmado e o autor identificado, ele responderá pelo delito de crueldade contra animais. A pena é alternativa, e pode ser paga, por exemplo, com pagamento de cestas básicas.

Inter e Chelsea confirmam: Oscar é negociado e jogará na Inglaterra

Oscar trocará o vermelho do Inter pelo azul do Chelsea,
seu novo clube (Foto: Futura Press)
Internacional e Chelsea anunciaram nesta quarta-feira, em seus sites oficiais, que o meia Oscar está negociado e defenderá a camisa dos Blues após as Olimpíadas de Londres.

Em uma nota oficial, o Colorado afirmou que Oscar se apresentará ao novo clube depois de representar a Seleção nos Jogos. Os valores da negociação e o tempo de contrato não foram divulgados, mas a imprensa inglesa diz que o Chelsea pagará £ 25 milhões (R$ 79,2 milhões) pelo jogador. Caso o valor se confirme, será a maior transferência da história do futebol brasileiro.

Oscar está concentrado com a Seleção para a estreia nas Olimpíadas na quinta contra o Egito, pelo Grupo C, em Cardiff, no País de Gales. O meia é o camisa 10 e está confirmado como titular por Mano Menezes. A partida começa às 15h45m (de Brasília), com transmissão ao vivo do SporTV e acompanhamento em Tempo Real no GLOBOESPORTE.COM.

Na última semana, assim que chegou em Londres para os Jogos, o meia já havia feito exames médicos no novo clube. A assinatura do contrato estava prevista para ocorrer na sexta-feira, em Manchester, onde o Brasil enfrentará a Bielorrússia no domingo pela segunda rodada.

No Chelsea, Oscar vai se juntar a outros três brasileiros: o zagueiro David Luiz, o volante Ramires e o atacante Lucas Piazon. O meia era pretendido também por outro clube londrino: o Tottenham, do ex-colorado Sandro. Porém, a proposta dos Blues foi mais vantajosa e convenceu o Inter a liberar o atleta, que recentemente teve os direitos adquiridos ao São Paulo por conta de um imbróglio na Justiça.

São José do Inhacorá tem mais eleitores do que habitantes

S.José do Inhacorá tem dois eleitores a mais que habitantes
Pelo menos 15 municípios gaúchos onde o número de eleitores é maior do que o de habitantes estão sob investigação do Ministério Público Eleitoral. Esse fenômeno geralmente é observado em cidades pequenas, e a explicação está frequentemente aliada ao êxodo rural. Pela Lei Eleitoral, o cidadão que troca de cidade não é obrigado a transferir o título. Ele precisa apenas manter um vínculo com a cidade de origem, seja profissional, familiar ou mesmo emocional.

É o caso de São José do Inhacorá. O município tem 2.186 eleitores aptos a votar nas eleições municipais de 7 de outubro. No entanto, a população de São José é de 2.184 habitantes, ou seja, tem dois eleitores a mais do que o número de habitantes. O município terá apenas candidato de consenso sem a disputa por votos neste ano.

Na tentativa de impedir que candidatos façam aliciamento de eleitores — o que é considerado crime —, o Tribunal Superior Eleitoral introduziu na lei um dispositivo com critérios que fazem soar o alarme e determinar uma revisão de eleitorado. No Estado, a última foi 2007, quando eleitores de 129 municípios tiveram de se recadastrar e provar o domicílio. Os inquéritos estão sendo realizados em sigilo para não prejudicar as investigações. Também há possibilidade de que os eleitores tenham o título cancelado.

Três de Maio: Paciente com gripe A que estava na Uti recebeu alta

Paciente de Horizontina ficou 13 dias internado no HSVP
Depois de 13 dias de tratamento, obteve alta nesta segunda-feira (23) um homem de 59 anos, de Horizontina, que esteve internado na UTI do Hospital São Vicente de Paulo, em Três de Maio, infectado com o vírus H1N1.

Dois pacientes em estado grave recebem cuidados especiais na Unidade de Terapia Intensiva do HSVP. Um deles é uma mulher de 59 anos, oriunda de Teutônia, que teve o resultado da suspeita de contaminação pela Gripe A negativo. O outro é um homem de 56 anos, vindo de Santo Augusto, que está há mais de 40 dias na UTI do HSVP, este com confirmação do contágio pelo vírus H1N1.

Com o frio e as chuvas, os atendimentos se intensificaram na emergência do Hospital. Para os casos de infecções respiratórias, está sendo adotado o protocolo da gripe A, de acordo com os sinais e sintomas apresentados pelo paciente.

Os sintomas da gripe A são muito parecidos com os da gripe comum. Mas, em geral, eles são mais fortes e mais difíceis de serem controlados. É preciso ficar atento se a febre passar dos 38ºC, e se os sintomas incluírem tosse, dores nas articulações, de garganta e de cabeça, grande debilidade e cansaço, dificuldade respiratória e vômitos.

O serviço de Centro de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital continua com as medidas adotadas pela instituição, como a restrição de visitas, capacitação da equipe e orientações a pacientes, todas elas ações de precaução para conter um possível avanço do vírus da Gripe A.

Em falta na rede pública, vacina contra gripe A sobe 100% no RS

Em Santa Rosa, o aumento foi de 100% na única clínica
que oferece a imunização 
Enquanto as 200 mil novas doses da vacina contra a gripe prometidas pelo Ministério da Saúde não chegam ao Rio Grande do Sul, a população recorre à rede particular. Só que, em muitos municípios, as clínicas não têm mais vacinas. As que têm chegam a cobrar até R$ 150.

No maior posto de saúde de Pelotas, no sul do estado, um cartaz fixado na entrada indica que as doses terminaram na rede pública. Como não há previsão para o município receber mais vacinas, a saída é procurar clínicas particulares e desembolsar o preço cobrado.

Em uma das clínicas do município, o preço subiu de R$ 60 em fevereiro para R$ 110 em julho. A demanda de 100 doses diárias em média fez o preço praticamente dobrar em menos de cinco meses. “É, realmente o preço está bem alto. Poderia ser um pouquinho mais acessível”, diz o professor Rafael Gonçalves.

Em Santa Rosa, na Região Noroeste, o aumento foi de 100% na única clínica que oferece a imunização na cidade. Enquanto as primeiras doses do ano eram vendidas por R$ 50, as próximas remessas sairão por R$ 100. E mesmo antes de chegar, já estão esgotadas.

A alta do preço foi ainda maior em Porto Alegre. Em um centro clínico visitado pela reportagem, a vacina passou de R$ 70 para R$ 147 reais nos últimos 20 dias. Já em algumas cidades, como Santa Maria e Cruz Alta, nem na rede particular se encontra a vacina.

O que chama a atenção é que grande parte das pessoas que buscam imunização fazem parte do grupo de risco, ou seja, poderiam ter feito a vacina de graça. “Eles não querem mais enfrentar fila de espera da vacina. Eles preferem vir e ter um atendimento rápido”, diz Daniela Santurion, que trabalha como enfermeira em uma clínica de Pelotas.

Na última semana, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) anunciou que receberá mais 200 mil doses da vacina contra a gripe, remanejadas de outros estados pelo Ministério da Saúde. A previsão era que o lote chegasse até esta quarta-feira (24), porém essa data não foi confirmada, assim como os municípios receberão as doses.