S.José do Inhacorá tem dois eleitores a mais que habitantes |
Pelo menos 15 municípios gaúchos onde o número de eleitores é maior do que o de habitantes estão sob investigação do Ministério Público Eleitoral. Esse fenômeno geralmente é observado em cidades pequenas, e a explicação está frequentemente aliada ao êxodo rural. Pela Lei Eleitoral, o cidadão que troca de cidade não é obrigado a transferir o título. Ele precisa apenas manter um vínculo com a cidade de origem, seja profissional, familiar ou mesmo emocional.
É o caso de São José do Inhacorá. O município tem 2.186 eleitores aptos a votar nas eleições municipais de 7 de outubro. No entanto, a população de São José é de 2.184 habitantes, ou seja, tem dois eleitores a mais do que o número de habitantes. O município terá apenas candidato de consenso sem a disputa por votos neste ano.
Na tentativa de impedir que candidatos façam aliciamento de eleitores — o que é considerado crime —, o Tribunal Superior Eleitoral introduziu na lei um dispositivo com critérios que fazem soar o alarme e determinar uma revisão de eleitorado. No Estado, a última foi 2007, quando eleitores de 129 municípios tiveram de se recadastrar e provar o domicílio. Os inquéritos estão sendo realizados em sigilo para não prejudicar as investigações. Também há possibilidade de que os eleitores tenham o título cancelado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário