15 agosto 2011

Comitiva da Expomauá convida Governador do Estado

Foto: Caco Argemi / Palácio Piratini
Na sexta-feira, 12 de agosto de 2011, a comitiva da 11ª Expomauá, de Porto Mauá, esteve na capital do Estado, onde na oportunidade entregaram pessoalmente convite ao Governador do Estado, Tarso Genro, para se fazer presente na feira que será realizada no município de 9 a 11 de setembro.
A comitiva foi composta por Luis Paulo Flores (presidente), Elaine Saggin (vereadora), Veronice Pisoni (comissão social) e as soberanas Mônica da Silva Hermann (rainha), Fernanda Schmidt (1ª princesa) e Taís Teruko Wochnicki (2ª princesa) e foi acompanhada pelo Sr. Carlos Fussiger Luz - Assessor do Deputado Estadual Jeferson Fernandes.
A comitiva foi recebida no Palácio Piratini, pelo governador e o Sr. Gilson de Brum - Secretário Adjunto do Gabinete dos Prefeitos e Relações Federativas. Além do convite, o governador recebeu uma cesta com produtos coloniais do município.

Concurso da Prefeitura de Tuparendi transcorreu normalmente

O gabarito contendo as respostas deverá ser divulgado
ainda na tarde desta segunda-feira
O concurso para provimento de cargos da Prefeitura Municipal de Tuparendi, realizado na manhã de ontem ( 14 ),  transcorreu normalmente segundo informações do prefeito municipal Olavo Pawlak. Nenhum registro de irregularidade, ou reclamações foi registrado pelos candidatos que prestaram as provas, elaboradas pela Fundação Escola Superior do Ministério Público, e que foram realizadas no campus da Unijui em Santa Rosa. Ao contrário do concurso realizado em dezembro, e posteriormente anulado depois de constatadas irregularidades cuja responsabilidade era da empresa que organizou o concurso, este realizado no dia de ontem marcou pela organização e rigidez no controle dos candidatos que se inscreveram para o concurso. Todos os candidatos realizaram as provas em único local, ao entrarem nas salas os pertences como celulares e relógios, eram depositados em um saco plástico. As baterias eram sacadas dos celulares para evitar que tocassem durante as provas. A partir do momento que os candidatos adentravam as salas, eram proibidos de falar entre si. A identificação dos candidatos foi rigorosa, assim como o processo de lacre das provas. Ao contrário do que ocorre na maioria dos concursos, os candidatos puderam levar consigo as provas contendo as questões. “O que normalmente ocorre em outros concursos, é que os organizadores não permitem que os candidatos levem as provas pra casa, porque as questões  possivelmente serão aplicadas novamente em outro concurso, o que não aconteceu neste caso, onde foi elaborada uma prova exclusiva para o concurso da Prefeitura de Tuparendi”, explica o prefeito Olavo Pawlak. Ele afirma estar satisfeito com o desenrolar do concurso, principalmente com a organização da ESMP.  O gabarito contendo as respostas deverá ser divulgado ainda na tarde desta segunda ( 15 ), assim como o número de candidatos que compareceram para realizar as provas. Pelo menos 1.638 pessoas haviam realizado a inscrição. 

Iniciam atividades na intersecção de acesso à Área Industrial III

Moacir e Leonardo acompanharam a demarcação
do traçado de acesso
Na última sexta-feira, dia 5, os secretários de Habitação e Urbanismo, Moacir Carvalho, e Planejamento, Leonardo Casali, juntamente com o engenheiro agrônomo Marcos da Cunha Camargo, foram acompanhar as atividades que estão sendo realizadas no local em que será construída a intersecção de acesso à Área Industrial III.
Moacir e Leonardo acompanharam a demarcação do traçado de acesso, juntamente com um topógrafo da  STE Engenharia, onde será realizada a intersecção, que vai compreender uma área de 400 metros.
Já o engenheiro agrônomo, esteve acompanhando a retirada das árvores protegidas por lei, que são butiazeiros, coqueiros e figueiras do mato. A Brigada Militar esteve atuando com a equipe municipal neste dia, e comandou as atividades em meia pista na BR 472. “Estas espécies serão retiradas e replantadas em áreas públicas, assim como também toda a fauna presente no local será removida”, destaca.
Conforme Camargo, depois da retirada das espécies protegidas, serão retiradas  2.628 árvores da área para que a intersecção possa começar a ser construída, e será realizada uma compensação ambiental, com a reposição de 3.770 mudas de árvores nativas, que serão plantadas em áreas públicas.

Escolas de São José do Inhacorá se destacam na etapa estadual em Prêmio de Gestão Escolar

Foto: Escola Municipal Paraíso da Criança
O concurso é coordenado pela União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação.
A Escola Estadual Rui Barbosa de Santo Antônio do Inhacorá foi premiada no quesito Gestão de Resultados Educacionais e a Escola Municipal Paraíso da Criança como destaque em Educação Infantil. O Prêmio, realizado desde 1998, quer incentivar o planejamento escolar, pois ao participar dele as escolas identificam seus pontos fortes e as áreas que devem ser melhoradas. 
Os gestores das escolas estaduais e municipais inscritas escreveram um dossiê descrevendo as práticas desenvolvidas nas suas respectivas escolas, pautadas pelas seguintes dimensões: Gestão Pedagógica, Gestão de Resultados Educacionais, Gestão Participativa e Gestão de Serviços e Recursos.
A coordenadora estadual do Prêmio e secretária da Educação de São José do Inhacorá, Adriane Wäechter, destaca a participação das escolas do município no concurso de Gestão Escolar.
Já a Escola Municipal de Ensino Fundamental Espírito Santo de Horizontina foi a vencedora geral Estadual do Prêmio de Gestão Escolar em 2010. A Escola Estadual CIEP Professora Glória Veronese, do município de Três de Maio, havia conquistado o mesmo prêmio na etapa de 2009, cujo resultado foi divulgado ano passado. 

Homem fica preso em grade de casa em Sapiranga

Homem fica preso em grade de casa em Sapiranga 
Crédito: Divulgação BM / CP
Uma tentativa de assalto terminou de forma desastrada em Sapiranga, no Vale dos Sinos. Durante a madrugada de domingo, um homem de 35 anos teria tentado invadir uma casa no bairro Oeste. Segundo relatos da Brigada Militar (BM), os moradores ouviram o barulho e acenderam as luzes. O homem tentou fugir, mas não conseguiu.
Quando a viatura da BM chegou ao local, os policiais encontraram o suspeito pendurado à grade por uma perna. Bombeiros foram acionados para serrar o pedaço de ferro. O homem foi levado ao Hospital de Sapiranga. A Polícia Civil investigará o caso.

Moradores encontram 13 kg de maconha em terreno baldio em Três de Maio

Os moradores estão fazendo a limpeza de um terreno baldio, nas proximidades do bairro Pró-Morar, em Três de Maio, quando encontraram 15 tijolos de maconha, por volta das 15h30min deste domingo.
Os 13 kg da droga estavam em um pneu de carro. A Brigada Militar foi acionada e apreendeu a droga. Já A polícia civil investiga o caso para tentar descobrir quem teria escondido a droga no local.