20 novembro 2011

No sufoco, Inter vence o Botafogo e continua na briga pela Libertadores

No sufoco, Inter vence o Botafogo e continua na briga 
pela Libertadores 
Crédito: Wilton Junior/ AE /CP
Dessa vez o Inter não perdeu a chance. Fez o seu papel e vence o Botafogo, na tarde deste domingo, no estádio Engenhão, por 2 a 1. Em uma partida nervosa, o Colorado garantiu os três pontos graças aos gols de Leandro Damião e Oscar. O meia Felipe Menezes descontou para o Botafogo. Com a vitória, o time de Dorival Júnior continua na briga por uma vaga na Libertadores de 2012. 
O próximo desafio do Inter será contra o Flamengo de Ronaldinho. O jogo está marcado para o próximo domingo e ocorrerá no estádio Cláudio Moacyr, em Macaé, no Rio de Janeiro. 
Um artilheiro renasce nos acréscimos
Inter e Botafogo começaram a partida no estádio Engenhão com muita disposição. O objetivo, uma vaga na Libertadores, transformou o confronto em um jogo de seis pontos, em que o derrotado poderia dar adeus a um lugar no torneio sul-Americano. 
Quem começou melhor foi o Inter e, como prometido durante a semana, a saída de bola do Botafogo, era marcada pelos jogadores de ataque. O time carioca, que contava com um técnico interino, tinha dificuldades para se articular e armar jogadas ofensivas para Loco Abreu e Herrera. A primeira chance foi dos visitantes e ela surgiu aos oito minutos. Após uma falta cobrada por D'Alessandro, o goleiro Jefferson espalmou a bola e fez grande defesa. 
O Inter era melhor na partida, mas começou a encontrar obstáculos na medida em que o Botafogo entrou na partida. Aos poucos, o confronto ficou equilibrado e os ataques ficaram escassos. O time da casa assustou pela primeira vez aos 22 minutos. O volante Renato cobrou uma falta da direita e Fábio Ferreira cabeceou à esquerda do gol defendido por Muriel. A resposta colorada veio sete minutos depois, quando Nei passou por Cortês com extrema facilidade e cruzou da direita. Leandro Damião tocou na bola, mas não o suficiente para colocá-la para dentro do gol. 
A partida ficou monótona a partir dos 30 minutos, quando as defesas eram superiores aos ataques das duas equipes. Faltando cinco minutos para o final do primeiro tempo, o Inter começou uma blitz. Aos 41, Leandro Damião roubou uma bola dentro da área do Botafogo, fintou o zagueiro e chutou forte. Por sorte dos cariocas, Fábio Ferreira se recuperou e abafou o arremate do centroavante colorado. 
Em seguida, aos 44, Damião apareceu novamente. O camisa 9 tentou concluir um lance de voleio, mas a bola pegou altura e passou longe do gol de Jefferson.Três minutos depois, D'Alessandro assustou os botafoguenses. O meia recebeu a bola na direita e girou em cima do marcador. O argentino bateu forte de canhota e, graças a um desvio, a bola bateu na trave. 
O Inter seguiu na pressão e, após uma tabela entre Kleber e Oscar, o time gaúcho abriu o placar. O meia recebeu na linha de fundo e fez um cruzamento rasteiro para área. Damião aproveitou o vacilo da zaga para abrir o placar e colocar o time de Dorival Júnior em vantagem no confronto. 
No sufoco, Inter garante vitória
Decidido a não deixar escapar mais uma chance de entrar no G5, o Inter foi para cima do Botafogo. Logo aos cinco minutos, o time de Dorival Júnior perdeu a chance de ampliar o placar. Gilberto recebeu a bola de Leandro Damião perto da meia lua e arriscou o chute. A bola bateu na trave do goleiro Jefferson.
Assustado, o Botafogo deu a resposta um minuto depois. Galliardo fez boa jogada na esquerda e cruzou para área. Loco Abreu se antecipou à zaga colorada e cabeceou. Para sorte dos gaúchos, a bola saiu pela linha de fundo.
Em desvantagem, o Botafogo decidiu modificar a equipe. Aos 15 minutos, Caio entrou no lugar do atacante Herrera. Mal havia tocado na bola, a jovem revelação do Botafogo já causa incômodo ao Inter. Aos 20, ele lançou Elkeson e o atacante ficou cara a cara com Muriel. O camisa 9 chutou, mas o goleiro colorado fez uma ótima defesa. 
Aos 22, veio o troco do Inter. Oscar, dentro da área, passou por Everton e cruzou a bola para Gilberto. O camisa 11 tentou a conclusão, mas o chute saiu errado, para a sorte do goleiro Jefferson. 
Depois desse lance, o Gilberto deixou o gramado para a entrada de Andrezinho. A modificação, que alterou o esquema colorado, acrescentou um homem no setor de meio-campo. No primeiro lance do meia, o Inter conseguiu ampliar o placar aos 28. O camisa 17 lançou Oscar que, na saída de Jefferson, fez o segundo gol do Colorado. 
A vantagem colorada de dois gols durou pouco, porque aos 31 minutos. Felipe Menezes arriscou de fora da área e surpreendeu o goleiro Muriel. O gol botafoguense colocava ainda mais pressão no Inter, que somente se defendia na partida. 
A partir daí, o jogo virou ataque defesa. O Botafogo pressionou o Inter de todas as formas. O Colorado se defendia como podia e colocou Elton e Fabrício, nos lugares de D’Alessandro Oscar, respectivamente. O ferrolho funcionou para conter o ímpeto dos cariocas e levar os três pontos para Porto Alegre. 

Carros antigos reúnem fãs em Porto Alegre

Encontro é uma oportunidade para ver de perto raridades
Parte do estacionamento do Shopping Total, em Porto Alegre, foi tomada por veículos diferentes durante o 45º Encontro de Carros Antigos, promovido pela Veteran Car Club do Brasil – Seção Rio Grande do Sul, na manhã deste domingo. O evento reúne colecionadores e apaixonados por veículos antigos. Integraram a exposição carros, motos, caminhonetes e veículos militares.
O encontro é uma oportunidade para ver de perto verdadeiras raridades e serve para os proprietários trocarem informações e dicas. Essa aproximação é fundamental porque com freqüência é preciso fazer uma verdadeira maratona para encontrar uma peça, devido à raridade.
Com entrada gratuita, muitos pais aproveitaram para levar os filhos para conhecer veículos que, na maioria, nem são mais produzidos. Muitos visitantes registraram a beleza dos carros tirando fotos. Paparicando o seu MP Lafer 73, o empresário Dirceu Goulart não escondia a emoção de participar pela primeira vez de um encontro da Veteran. O veículo, depois de muita procura, foi comprado há dois meses e desde então se tornou um “xodó”.
Crédito: Cristiano Estrela
“Era meu sonho de consumo há muitos anos, mas apenas agora consegui concretizá-lo. Agora, pelo menos aos sábados fico das 7h às 20h em função dele”, contou. A dedicação é tão grande que ele chegou a realizar uma vasta pesquisa sobre o veículo e busca agora peças e orientações para deixá-lo perfeito.
A conservação dos carros torna a apreciação ainda mais agradável. Um dos destaques é um Galaxie 77, da Ford. Com as peças originais, chega a ser difícil de acreditar que o veículo tem quase 35 anos. O Veteran Car Club conta hoje com 150 sócios no Estado, moradores da região Metropolitana e do Interior.

Planta pode ajudar a prevenir dengue

Por Deise Froelich
Em Ubiretama uma ideia diferente pretende reforçar o combate à dengue. Depois de estudos técnicos, descobriu-se que uma planta pode se tornar uma aliada neste trabalho.
O nome complicado, Clotalária juncia, esconde um método simples de combate. Ela é usada principalmente para cobertura verde em jardins e hortas. Pelo menos era isso que o aposentado Jacob Fiedoruk pensava.
_Eu já conhecia lá no interior, mas não sabia que era contra a dengue_ comenta.
Estudos da Emater concluem que a crotalária juncia pode ajudar a matar o mosquito transmissor da doença.
_ Quando ela está florida vem uma libélula, atraída pela flor. E esta libélula consome o mosquito aedes aegypti. Ela também deposita seus ovos para a proliferação dela na água rasa e limpa, como o mosquito da dengue, e essa larva quando nasce dentro da água consome também a larva do mosquito_explica a extensionista da Emater Alice Quinzani.
Para disseminar a ideia na cidade, a Emater e a Secretaria Municipal de Saúde resolveram distribuir sementes da planta aos moradores. Cada um recebe 50 gramas e pode plantar nos terrenos e pátios das casas. Foi o que fez a agricultora Nelci Karczerski.
_É uma alternativa para a gente conseguir se livrar do mosquito_ comenta.
A distribuição começou a ser feita em outubro para que até o início do verão a planta já esteja florida no período de maior proliferação do mosquito da dengue. No entanto, para além disso, é importante que a população não esqueça dos cuidados básicos de limpeza.
_A água nos potinhos de flor, o recolhimento do lixo, tudo é muito importante evitar por causa da água parada e automaticamente se cria o mosquito da dengue_ destaca o Secretário Municipal de Saúde Odir Kessler.
Se o projeto der certo, a ideia é incentivar a plantação todos os anos. A cidade ainda não teve casos confirmados de dengue.