20 novembro 2011

Planta pode ajudar a prevenir dengue

Por Deise Froelich
Em Ubiretama uma ideia diferente pretende reforçar o combate à dengue. Depois de estudos técnicos, descobriu-se que uma planta pode se tornar uma aliada neste trabalho.
O nome complicado, Clotalária juncia, esconde um método simples de combate. Ela é usada principalmente para cobertura verde em jardins e hortas. Pelo menos era isso que o aposentado Jacob Fiedoruk pensava.
_Eu já conhecia lá no interior, mas não sabia que era contra a dengue_ comenta.
Estudos da Emater concluem que a crotalária juncia pode ajudar a matar o mosquito transmissor da doença.
_ Quando ela está florida vem uma libélula, atraída pela flor. E esta libélula consome o mosquito aedes aegypti. Ela também deposita seus ovos para a proliferação dela na água rasa e limpa, como o mosquito da dengue, e essa larva quando nasce dentro da água consome também a larva do mosquito_explica a extensionista da Emater Alice Quinzani.
Para disseminar a ideia na cidade, a Emater e a Secretaria Municipal de Saúde resolveram distribuir sementes da planta aos moradores. Cada um recebe 50 gramas e pode plantar nos terrenos e pátios das casas. Foi o que fez a agricultora Nelci Karczerski.
_É uma alternativa para a gente conseguir se livrar do mosquito_ comenta.
A distribuição começou a ser feita em outubro para que até o início do verão a planta já esteja florida no período de maior proliferação do mosquito da dengue. No entanto, para além disso, é importante que a população não esqueça dos cuidados básicos de limpeza.
_A água nos potinhos de flor, o recolhimento do lixo, tudo é muito importante evitar por causa da água parada e automaticamente se cria o mosquito da dengue_ destaca o Secretário Municipal de Saúde Odir Kessler.
Se o projeto der certo, a ideia é incentivar a plantação todos os anos. A cidade ainda não teve casos confirmados de dengue.