19 abril 2011

Inter vence Emelec e se classifica em primeiro no grupo para a próxima fase da Libertadores

Rafael Sobis abriu o placar contra o Emelec
Foto:Diego Vara
Depois de um primeiro tempo moroso, o Inter cresceu com o apoio da torcida e venceu o venceu o Emelec por 2 a 0, na noite desta terça-feira, no Beira-Rio. Rafael Sobis e Leandro Damião marcaram os gols da partida.
Com a vitória, o Inter garantiu a primeira colocação do Grupo 6 e, consequêntemente, a vaga para a fase do mata-mata da Libertadores. O adversário ainda não está definido, mas deve ficar entre Jaguares, San Martin, Once Caldas ou Peñarol.Pelo que apresentou na segunda etapa, ficou justo o resultado. Pra a próxima fase, que o Inter esqueça a morosidade do primeiro tempo e ingresse na fase do mata-mata com o pé no acelerador, tal qual na segunda etapa.

SMTCAS promove 3ª Conferência Municipal do Idoso

Palestras e descontração marcaram
o dia
Os idosos tresmaienses estiveram reunidos para discutirem a violência contra o idoso, direitos e saúde.
Nesta terça-feira, 19 de abril, os idosos de Três de Maio estão reunidos na Associação dos Funcionários Municipais para participarem das atividades da 3ª Conferência Municipal do Idoso, com o tema “A intersetorialidade na garantia dos direitos da pessoa idosa: uma responsabilidade de todos nós”.
O evento começou às 8 horas da amanhã com a abertura oficial e apresentação Artística do grupo da Secretaria Municipal de Trabalho, Cidadania e Assistência Social “A arte de Cantar na Melhor Idade”.  Após aconteceu as palestras sobre os temas “Você conhece o Estatuto do Idoso?” e “Ações Desenvolvidas pela Secretaria de Assistência Social com os idosos de Três de Maio”, com a Assistente Social da SMTCAS, Taciane Lemos. A palestrante acredita que os idosos precisam conhecer e entender o estatuto do idoso, e por isso, é importante apresentá-lo com uma linguagem mais simples. “Assim eles podem garantir e fazer com que reivindiquem seus direitos, afirma Taciane.
Após o intervalo, na segunda metade da manhã, aconteceu a palestra “Ações desenvolvidas pelo CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistente Social)”, ministrada pela representante Lao Tse Bertoldo. A palestrante explanou sobre as principais atividades desenvolvidas pelo CREAS aos idosos que sofreram algum tipo de violência. “Os idosos precisam buscar ajuda” comenta Bertoldo.
Com o término da palestra foi servido o almoço a cargo do Lar dos Idosos, no valor de R$ 5,00.
Agora, na parte da tarde, os trabalhos foram iniciados às 13h30, com apresentação do grupo de danças “Anitas na Melhor Idade” da Secretaria Municipal de Trabalho, Cidadania e Assistência Social. E seguindo a programação, a fisioterapeuta Beatriz Chrischon, especialista em atividades física e saúde, está ministrando a palestra “A saúde do Corpo: cuidados e prevenções”.
No evento, ainda vão ser escolhidos os delegados que irão participar da Conferência Estadual. E os idosos, em grupos, vão participar de grupos de discussão sobre os eixos temáticos da conferência.
O secretário municipal de trabalho, cidadania e assistência social em exercício, Cristiano Massuda Grenzel, ficou satisfeito com a participação de aproximadamente 200 idosos, afirmando que “Qualquer atividade com os idosos vale a pena porque eles são participativos”.

Coelinho Cotrimaio visita as crianças do Lar Bom Pastor

Diretor Secretário Silceu Dalberto
acompanhou o Coelinhno
Cotrimaio no Lar Bom Pastor
COTRIMAIO e CTG Tropeiros do Buricá promoveram ação solidária com o Lar Bom Pastor. Gestos solidários conquistam crianças moradoras do lar.
Promover a solidariedade é um gesto que traz esperança e transmite amor às crianças, principalmente aquelas que vivem o sonho diário de ter uma família, como é o caso das crianças do Lar Bom Pastor.
Dispostos a proporcionar momentos de alegria e atenção às crianças abrigadas no Lar Bom Pastor de Ivagaci, em Boa Vista do Buricá, a COTRIMAIO juntamente com o CTG Tropeiros do Buricá, CTG Carreteiros de Horizonte de Horizontina e CTG Hermagoras Rolim de Inhacorá, promoveram a campanha 1.ª Páscoa Gaúcha Solidária, onde a COTRIMAIO sede contou com o apoio de seus colaboradores que sensibilizaram-se e fizeram questão de colaborar para a concretização desta campanha. “Nós divulgamos através de e-mail e cartazes pedindo a contribuição de todos e disponibilizamos dois espaços – no supermercado e no setor de comunicação para arrecadação, além da colaboração que recebemos da filial de Horizontina”, destaca Rosméri Redel Schmidt, assessora de comunicação da cooperativa. Atualmente, o Lar abriga 71 crianças com faixa etária de 2 a 17 anos de idade. A idéia é transmitir as crianças outro significado para a data, com ações solidárias e altruístas, fazendo toda a diferença para as crianças do Lar.
Atualmente, o Lar abriga 71 crianças com faixa etária de 2 a 17 anos de idade. A ideia é transmitir as crianças outro significado para a data, com ações solidárias e altruístas, fazendo toda a diferença para as crianças do Lar.
A entrega foi realizada na última segunda-feira, dia 18, onde foram distribuídos bombons, roupas, calçados, brinquedos, além de muito carinho, brincadeiras com o coelhinho, sorteios de brindes e animação através das apresentações artísticas do CTG Tropeiros do Buricá. “Não é só o presente que leva a alegria, mas principalmente o carinho – um sorriso, um gesto amigo. Na maioria das vezes, a nossa companhia é muito mais valorizada do que qualquer objeto que ali seja entregue”, relata Rosméri.
Segundo o diretor secretário da COTRIMAIO, Silceu Dalberto, o resultado é satisfatório e animador, contribuindo para o crescimento das crianças. “Nós conseguimos mostrar para elas que existem pessoas solidárias, mesmo diante de tantos acontecimentos contrários existentes no mundo”, afirma Dalberto, que se surpreende com a tamanha felicidade de cada criança com aquilo que lhe é oferecido, independentemente do que seja.
Trata-se essa iniciativa, sem dúvida alguma, de muito mais do que um mero ato de caridade, mas sim, uma ação humana que com certeza contribuirá para a formação das crianças hoje moradoras do Lar, as quais saberão que o mundo – e consequentemente – suas vidas, pode ser diferente, mas para tanto, depende de ações e de oportunidades daqueles que podem as oferecer e para aqueles que – com alegria e satisfação – as recebem.

Metalúrgicos ingressarão na Justiça contra demissão de funcionários da John Deere

Segundo o sindicato da classe, parte dos 

desligamentos seriam irregulares

Funcionários demitidos da multinacional John Deere em Horizontina, no noroeste do Estado, devem entrar na Justiça para voltar ao trabalho. Os trabalhadores alegam que não poderiam ser despedidos por direitos previstos no acordo coletivo da categoria.
Conforme o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Horizontina, Irineu Schoninger, alguns dos 230 profissionais foram desligados da empresa, mas estão em idade de se aposentar ou têm doenças ocupacionais.
— O direito de estabilidade provisória está previsto no acordo da categoria. Com isso, parte das demissões são irregulares — diz o advogado do sindicato Fernando Beirith.
Por meio de comunicado, a fábrica de máquinas agrícolas esclarece que mantém um consistente programa de saúde ocupacional, monitora as condições de saúde de cada funcionário, com exames médicos periódicos e programas de prevenção e bem-estar. Dessa forma, o processo de desligamento ocorrido teria seguido à risca os critérios estabelecidos quanto aos exames médicos demissionais.

São José do Inhacorá tem novo comandante na Brigada Militar

Pref.Alexandre, Sgto. Arnildo Marin
e o soldado Celso Marohld
Esteve se apresentando no dia 15 de abril, o sargento Arnildo Arlindo Marin, que assumiu a partir dessa data o comando da Brigada Militar em São José do Inhacorá. A apresentação realizou-se junto ao Gabinete do Prefeito municipal Dr. Alexandre Vaz Ferreira, onde o Sargento Marin esteve acompanhado do soldado Celso Marohld.  Marin é natural de Três de Passos e vem através de uma transferência do município de Horizontina assumir as atividades junto a este posto da Brigada Militar.
Além das funções de âmbito exclusivamente militares, a PM desempenha uma série de missões de segurança pública em apoio a outros serviços, como é o caso de patrulhamentos, o policiamento de locais de interesse turístico, eventos sociais,  controle de tumultos, entre outras atribuições.
A Administração Municipal vem desejar ao Sgto. Marin as boas vindas ao município e que consiga desempenhar suas funções com zelo e probidade junto a comunidade inhacorense.

Estudante de Psicologia apresenta estudo em congresso brasileiro

Charlize participouI do  Congresso 
Brasileiro e II Simpósio Sul Brasileiro
de Psicologia Jurídica 
Nos dias 07, 08 e 09 de abril, Charlize Naiana Griebler, acadêmica de Psicologia do 8º semestre da SETREM, participou do I Congresso Brasileiro e II Simpósio Sul Brasileiro de Psicologia Jurídica, no Hotel Continental, em Porto Alegre.
O evento abordou temáticas como: Violência Doméstica, Adoção, Alienação Parental, Famílias em Situação de Violência, Direitos da Criança e do Adolescente, Possibilidades de práticas junto ao Sistema Prisional, Abuso Sexual e Atuação do Psicólogo no Ministério Público.
A acadêmica apresentou a pesquisa “Perfil da vítima e do agressor em registros da Lei Maria da Penha”, realizada na Delegacia de Polícia de Três de Maio, baseada nos Boletins de Ocorrência (B.O) enquadrados na Lei Maria da Penha, durante o ano de 2010, sob a orientação da Professora Psicóloga Jeane Lessinger Borges.

ICMS incrementado pela entrega de leite à COTRIMAIO/CCGL

A CCGL está localizada em Cruz Alta
A CCGL divulgou neste mês de abril os valores adicionados de retorno do ICMS, cumprindo desta forma com o compromisso assumido em 2008 quando prefeitos de várias regiões do estado participaram do lançamento do projeto de rateio do ICMS adicionado gerado na sua indústria em Cruz Alta para os municípios de onde originou-se o leite.
Ao todo a CCGL está promovendo o rateio de R$39 milhões de ICMS entre 163 municípios que oficializaram o termo de convênio intermunicipal antes do início da entrada em operação da indústria.
O Presidente da CCGL, Caio Viana, destaca quando os produtores necessitam estradas de acesso as propriedades bem conservadas, quando as prefeituras pensam em investir e apoiar a atividade leiteira na sua região, a primeira pergunta que vem a cabeça das pessoas é de qual o retorno que este município terá já que o ICMS da industrialização do produto ficaria com um município que não teve despesas com estradas e outras advindas da atividade leiteira. “É neste momento que o produtor fornecedor da CCGL, pode com os dados publicados nesta edição afirmar que ele está contribuindo com o desenvolvimento de seu município e os impostos gerados pela sua produção irão permitir aos seus prefeitos receitas importantes que irão retornar em benefícios para sua família e toda a comunidade, como transporte escolar, escolas, saneamento básico, creches, estradas, postos de saúde e tantos outros benefícios gerados pelos impostos”, afirma Viana.
Segundo Eliseu Roberti, Supervisor de Pecuária da COTRIMAIO, é com grande prazer que a CCGL presta contas aos seus produtores, demonstrando o valor que o leite entregue à Cooperativa gerou para sua comunidade e quanto mais poderá gerar no futuro, quando um volume maior for destinado à esta indústria, diferente de outras fábricas que somente proporcionam retorno de ICM ao município sede da indústria.
Viana afirma ainda que é através da cooperação que se consegue atingir os objetivos. “Acredito na cooperação, no potencial de nosso estado, com a força e a garra da nossa gente vamos vencendo cada etapa daquilo que foi projetado, tendo a plena consciência de que caminhamos um pouco do longo caminho que teremos para percorrer, para termos uma empresa de lácteos que os gaúchos precisam e sonham em construir, ressalta”.

Secretária da Educação usou a Tribuna Livre da Câmara de Vereadores de Três de Maio

O vereadores ouviram atentos as
explanações da secretária
A 8ª Sessão Ordinária do Legislativo de Três de Maio, contou com a participação da secretária municipal da Educação, Cultura e do Desporto, Maria Elena Fin Naressi, a qual foi convidada pelo ver. Luiz Fernando Cereser (PP), e solicitou um espaço de 20 minutos na Plenária da Câmara, para explanar assuntos desta importante secretaria municipal. Segundo Maria Elenea, desde 2009 a sua secretaria vem trabalhando muito para que aconteça a melhor qualidade de ensino dentro da rede municipal. “Estamos conseguindo atingir o nosso objetivo porque temos uma equipe de professores e diretores comprometidos, a exemplo da equipe da secretaria municipal de Educação, com a qualidade de ensino, com o ensinar e com o fazer pedagógico. Uma das formas que encontramos para mostrar um pouquinho do que cada escola faz, foi criarmos a revista Educar, que também traz um pouquinho de cada programa da nossa secretaria”, disse a professora Maria Elena.
Na pauta de votação da 8ª sessão, os vereadores aprovaram o reajuste salarial de 7% para os funcionários públicos do município, índice previamente acordado entre o Sindicato dos Municiparios  e a Administração Municipal.
Também foram aprovados os projetos que tratam da reposição do índice inflacionário, nos salários do prefeito, vice-prefeito, secretários e vereadores. Com a reposição de 6,31%, o Prefeito Municipal de Três de Maio, passa a receber R$11.975,45, o Vice-prefeito Municipal R$5.987,73, os Secretários Municipais R$3.259,01 e os Veriadores R$2.733,69.
Estes valores, são considerados brutos, sendo portanto decrescidos dos devidos descontos.

Município de São José do Inhacorá integra nova diretoria da UNDIME/RS

Secretária Adriane Waechter, integra 
a nova diretoria
A nova diretoria da União dos Dirigentes Municipais de Educação do RS – UNDIME, Gestão 2011/2013 foi eleita na tarde do dia 12 de abril, durante o Fórum Estadual das Secretarias Municipais de Educação no Centro de Eventos Plaza São Rafael em Porto Alegre/RS.
Nos 25 anos de existência dessa entidade, pela primeira vez a região da Grande Santa Rosa ocupa uma vaga da nova diretoria executiva com o nome da dirigente municipal Professora Adriane Waechter.
A presidência ficou com Márcia Adriana de Carvalho do município de São Francisco de Paula.
Os demais cargos foram ocupados pelos seguintes secretários: Liege Lana Brusius (Igrejinha), Primeira Secretária: Elenir de Fátima Dill Winck (Panambi). Segundo Secretário: Gilmar Oliveira Teixeira (Arroio dos Ratos), Primeiro Tesoureiro: Bolivas Antônio Pascoal (Farroupilha), e Segunda Tesoureira: Adriane Regina Spohr  Waechter (São José do Inhacorá).
No discurso de posse da diretora, todos os integrantes compenetraram-se a cumprir com a missão da UNDIME e trabalhar em prol de uma educação de qualidade para todos os gaúchos fortalecendo o elo entre os 496 municípios que compõe o Rio Grande do Sul e integram a UNDIME Estadual.

Em Santa Rosa, Sulina recebe investimentos

Academia Aberta foi inaugurada no
domingo (17)
Uma bela festa foi realizada neste domingo(17), no bairro Sulina. O motivo? Comemorar a inauguração da Academia Aberta e a revitalização da Praça. A comunidade se reuniu para festejar as novidades e realizar um almoço.
A Festa teve a apresentação da Banda Municipal e de invernadas do CTG Chama Crioula. Na ocasião, o Prefeito falou sobre algumas melhorias que já foram realizadas no bairro, como a ampliação das equipes de saúde da família, calçamentos, asfalto, reformas nas Escolas, passarela para a ponte, calçadas, rede de tubulação, entre outras ações. Ele também comentou com a comunidade que a Prefeitura está investindo em todos os espaços públicos, pois acredita que as localidades têm que ter um local para o esporte e o lazer com qualidade, “Essa praça é pública, portanto é da Prefeitura, e como cada um de vocês é a Prefeitura, a praça é de vocês. Cuidem dela com carinho e aproveitem o espaço”.
Também participaram do ato, a Vice-Prefeita, Sandra Padilha, O Presidente da Câmara de Vereadores, Valdecir Hemsing, a Presidente da Fundação, Karina Kucharski, o Deputado Federal, Elvino Bohn Gass, o Secretário de Meio Ambiente, Luis Girardon, o Secretário de Planejamento, Mohamad Hamoui, o Presidente do Conselho Político, João Roque e o Presidente da Comunidade, Nerci Rufino. Representando a comunidade, Nerci agradeceu a atenção do Prefeito com o bairro.  
Entre os investimentos, a Academia Aberta foi adquirida com recurso da Fundação Municipal da Saúde, no valor de R$ 24.093,50. Futuramente o espaço terá uma professora de educação física para orientar a comunidade. Na revitalização da Praça foi investido R$ 136.906,69, para o passeio externo e interno, quadra de areia, reforma do parque infantil, iluminação e ajardinamento também com novos bancos e mesa de xadrez. O recurso é de emenda parlamentar do Prefeito Orlando Desconsi, quando era Deputado.

Três de Maio promove hoje a 3ª Conferência Municipal do Idoso

3ª Conferência Municipal do Idoso,
em Três de Maio
Nesta terça-feira, 19, será realizada a 3ª Conferência Municipal do Idoso, em Três de Maio. O evento será promovido pela Secretaria Municipal do Trabalho, Cidadania e  pela Assistência Social e o Conselho Municipal de Assistência Social.
A Conferência inicia às 8 horas, na Associação dos Funcionários Municipais. A abertura contará com a apresentação artística, com o Grupo “A Arte de Cantar na Melhor Idade”, seguida de palestra com o tema “Você conhece o Estatuto do Idoso?”, abordado pela assistente Arlete Weber Dalpisol e a estagiária Taciane Lemos Machado.
Às 10 horas, o CREAS irá promover ações voltadas especialmente ao público da 3ª idade. Um almoço será servido às 11h30min. As atividades serão retomadas às 13h30min, com apresentações artísticas do Grupo de Danças “Anitas da Melhor Idade”.
Às 13h45min será promovida palestra com o tema “A Saúde do Corpo: Cuidados e Prevenções”, ministrada pela fisioterapeuta Beatriz Chrischon, especialista em atividade física e saúde.
Na sequência, haverá formação de grupos para discussão e escolha dos delegados para a Conferência Estadual. O encerramento será às 17h.
Haverá roteiro de ônibus nos locais de encontro dos grupos de idosos. Ele sai às saindo 7h45min da cidade e às 7h30minn do interior. O retorno será logo após o encerramento.

Sapiranga decreta situação de emergência devido ao temporal de domingo

A comunidade sofreu com a queda de
diversas árvores e postes
Foto:Felipe Laux, Divulgação
O prefeito de Sapiranga, Nelson Spolaor, decretou na tarde desta segunda-feira situação de emergência no município. A medida deve-se aos transtornos ocorridos na cidade no domingo, através das fortes chuvas e vendavais registrados. Cerca de 60 famílias tiveram suas casas destelhadas, a maioria localizada nos bairros Amaral Ribeiro e São Jacó.
Desde o entardecer deste domingo, um mutirão da Secretaria de Obras e da Defesa Civil municipal trabalham em conjunto com o Corpo de Bombeiros para minimizar os danos causados.
— Neste domingo, centralizamos todas as informações através do telefone 193. A partir disso, distribuímos as tarefas para todas equipes responsáveis pelo trabalho. Essas, ficaram até as 23 horas trabalhando por toda cidade. Hoje, o serviço foi retomado às 8 horas — contou o Secretário de Obras e coordenador da Defesa Civil, Anilton Pereira.
Nesta segunda-feira também foi solicitado auxílio junto à Defesa Civil do Estado, com o intuito de conseguir cerca de 1,2 mil telhas para as casas que sofreram danos. A comunidade também sofreu com a queda de diversas árvores e postes. Lonas foram distribuídas para sanar o problema, enquanto aguardam a chegada das telhas.
— Por sorte, só tivemos estragos materiais. Infelizmente, não temos como fugir dos transtornos ou ir contra a força da natureza — contou o morador Ciro Pereira, 52 anos.